Clique e assine por apenas 8,90/mês

Correio Técnico: manter embreagem acionada no semáforo danifica o carro?

Dúvida vem do leitor Oswaldo Neves, do Rio de Janeiro (RJ), e se refere a sistemas com uso de atuador hidráulico

Por Da Redação - Atualizado em 9 jun 2020, 18h54 - Publicado em 10 jun 2020, 07h00
Sistema de embreagem pode danificar em casos extremos Arquivo/Quatro Rodas

Tendo atuador hidráulico da embreagem, manter o carro engrenado no semáforo com o pedal acionado danifica o sistema? – Oswaldo Neves, Rio de Janeiro (RJ).

O sistema de embreagem é danificado somente em casos extremos.

Um deles é quando o motorista segura o veículo em uma rampa por meio do pedal da embreagem e do acelerador, ao mesmo tempo, por um período maior que o necessário para realizar uma arrancada considerada normal.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Continua após a publicidade

No caso de manter o carro engrenado no semáforo com o pedal acionado, o desgaste do revestimento do disco é desprezível se comparado com o anda-e-para do trânsito intenso, devido à patinação da embreagem a cada arrancada do veículo.

Quem afirma é o engenheiro Thiago Martins, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Schaeffler.

Já para veículos automáticos, o recomendável é manter o carro em D (Drive), pois após alguns segundos de imobilidade as válvulas do conversor de torque são abertas e o deixam em neutro automaticamente.

Tem alguma dúvida? Mande sua pergunta para: correiotecnico@quatro-rodas.com.br

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Publicidade