Conheça a maçonaria dos superesportivos no Brasil
Donos de Ferrari, Porsche, Lamborghini e Maserati criam grupo tão restrito que há até fila de espera e aprovação coletiva dos novos membros
Se você estiver em uma das estradas paulistas num domingo e tiver sorte, poderá ver de perto um comboio dos carrões mais exclusivos que existem no país.
Trata-se do maior encontro de superesportivos da América do Sul, que ocorre a cada três meses em São Paulo.
Porém, não basta ter um carrão para participar. É preciso pertencer a um grupo exclusivo e disputado chamado Motorgrid.
É quase uma espécie de maçonaria dos esportivos. Para entrar, é necessário ser aprovado pelos membros – hoje são 730.
“O nome é divulgado por mensagem no grupo de WhatsApp para a apreciação de todos. Se dois tiverem algo contra, a pessoa não entra”, conta Eduardo Schkair Junior, 27 anos, fundador do grupo.
Aprovado, o novo integrante ganha uma pulseira com o logotipo do Motorgrid. Assim como os símbolos maçônicos, é um discreto sinal que ajuda os sócios a se reconhecerem mesmo fora dos eventos automotivos.
A confraria surgiu há quatro anos com o objetivo de juntar proprietários de bólidos que queriam rodar em segurança pela capital paulista.
“Começamos de maneira bem informal. Reuni alguns conhecidos e, descemos para o Guarujá (SP) em 16 esportivos, entre Ferrari, Lamborghini e Porsche, para um bate e volta”, relembra Schkair, dono de uma F355.
A informalidade conquistou os associados e a iniciativa foi ganhando fama hoje há aproximadamente 3.000 candidatos em lista de espera.
QUATRO RODAS acompanhou o último encontro dessa turma. A 14° ediç��o do PEA (Passeio e Encontro de Amigos) reuniu 352 veículos, sendo 80 Porsche e 35 Ferrari.
https://www.youtube.com/watch?v=JPeh6M1D2qg
Dá para notar que o encontro tem clima bem família, com predominância de casais com filhos e homens solteiros.
“Eu espero ansioso pelo encontro, pois é uma oportunidade única de ver de perto os principais lançamentos do mercado de luxo”, explica o empresário Allyson Simões, ao lado do seu Mercedes-Benz SL 63 AMG.
As reuniões cresceram tanto que já atraíram até patrocinadores: atualmente são 16 marcas que ajudam a cobrir o custo do passeio, que assim como os carros não é nada barato – R$ 100.000 por evento.