Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Comparativo: Porsche 911 e BMW M5, esportivos alemães sangue puro

Na pista de testes, BMW M5 e Porsche 911 revelam duas manifestações diferentes de esportividade

Por Paulo Campo Grande
8 Maio 2020, 07h00
BMW M5 X Porsche 911
O M5 tem 600 cv e o 911 tem 450 cv. Mas os dois andaram juntos na pista (Fernando Pires/Quatro Rodas)

M5 e 911 são carros capazes de provocar reações físicas e emocionais nos amantes de carros apenas por terem seus nomes pronunciados. Imagine ao volante.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto

Com exceção dos hiperesportivos, carros como M5 e 911 entregam esportividade do mais alto grau, para os modelos feitos para andar nas ruas. Mas o primeiro é a versão derivada de um sedã de luxo e o segundo, um cupê que nasceu como carro esporte e foi ganhando musculatura com o passar dos anos.

QR 727 CARRO COMPARA PORSCHE X M5 02
M5 é um esportivo derivado de um sedã de luxo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O M5 está na sexta geração (veja na página 104), e o 911 na oitava. Para entender o que eles têm em comum e de particular e saber qual deles cumpre melhor a missão de esportivo, chamamos os dois para este comparativo. Alinhamos o BMW M5 na versão xDrive 4.4 V8 e o Porsche 911 Carrera S 3.0.

BMW M5
Cabine do M5 é uma profusão de cores, texturas e materiais diferentes (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A carroceria é o elemento de maior distinção entre os dois não só pelo visual mas também porque esse componente determina quase todas as demais características dos projetos. Do ponto de vista do design, o peso da carroceria é claro.

Continua após a publicidade
BMW M5
Tela LCD centraliza todas as informações para o motorista (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Mas as diferenças não se resumem às silhuetas dos carros. Há o estilo para reforçar que um M5 não é um 911. Além do DNA das marcas, com os sinais que lhes são peculiares, cada projeto tem características próprias.

BMW M5 (volante)
Volante reúne os diversos comandos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O M5 adicionou esportividade ao luxo original do BMW Série 5 e o resultado é uma complexa reunião de cores, texturas e recortes, por fora e por dentro.

O 911, ao contrário, se esforça para ser simples. Assim como o M5, ele também usa materiais de qualidade superior e seu painel tem mais rebuscamento que o necessário, mas o Porsche é mais econômico ao preferir linhas mais horizontais e superfícies mais planas, por fora e por dentro.

Continua após a publicidade
BMW M5
Bancos privilegiam conforto (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O M5 recebe cinco pessoas com todo o conforto e ainda leva 530 litros no porta-malas. O 911 é um 2+2 (dois adultos e duas bolsas) e comporta apenas 132 litros de bagagem.

O BMW traz motor dianteiro V8 4.4 biturbo com 600 cv de potência, câmbio automático de oito marchas e tração integral. O Porsche conta com motor traseiro, de seis cilindros opostos 3.0 biturbo e 450 cv, câmbio automatizado de oito marchas e tração integral.

BMW M5
O ar-condicionado tem quatro zonas. Na traseira, há telas de entretenimento (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Na pista de testes, os dois andaram juntos. Nas provas de aceleração de 0 a 100 km/h, o M5 fez 3,8 segundos e o 911, 3,6 segundos. Nas retomadas de 60 a 100 km/h, houve empate técnico: 1,9 e 1,8 segundos, respectivamente.

Continua após a publicidade
BMW M5
No porta-malas cabem 530 litros de bagagem (Fernando Pires/Quatro Rodas)

E até nas frenagens, eles ficaram muito próximos. Vindo a 80 km/h, o M5 parou em 21,3 metros e o 911, em 21,7 metros.

Nas medições de consumo, o BMW ficou com as médias de 7,5 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada, enquanto o Porsche obteve 7,1 km/l e 12,1 km/l, respectivamente. O M5 pesa 1.855 kg, enquanto o 911 pesa 1.515 kg.

BMW M5
Motor V8 biturbo gera 600 cv de potência (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Embora os resultados dos testes sugiram igualdade, a experiência de dirigir um e outro é bastante diferente. Começa pela posição ao volante.

Continua após a publicidade

Por mais receptivo que o M5 seja, oferecendo pedais e volante alinhados e comandos à mão, coisas como posição de dirigir mais elevada, painel mais alto e maior distância do motorista às portas prejudicam a interação.

No 911, isso não acontece. Sem ser desconfortável, o cupê integra o motorista à cabine, fazendo com que ele perceba de forma mais intuitiva onde estão as rodas, o motor e os limites do carro. E isso faz toda a diferença.

QR 727 CARRO COMPARA PORSCHE X M5 03
911 é um carro esporte que ganhou musculatura (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O BMW tem direção eletro-hidráulica, freios cerâmicos e suspensão de braços sobrepostos na dianteira, e multibraços na traseira. Enquanto o Porsche vem com direção elétrica, freios cerâmicos (opcionais) e suspensão tipo McPherson na frente e multibraços na traseira.

Os pneus do primeiro são nas medidas 275/35 R20 na frente, e 285/35 R20 atrás. E do segundo são, respectivamente, 245/35 R20 e 305/30 R21.

Continua após a publicidade
Porsche 911
911 tem visual mais discreto com predomínio de linhas horizontais (Fernando Pires/Quatro Rodas)

No limite da aderência, M5 e 911 saem de traseira. Mas o Porsche é mais grudado no chão. Seu centro de gravidade é mais baixo, a rigidez torcional de sua carroceria é maior e o 911 ainda tem uma rede de sistemas de controle de chassi mais sofisticada.

Porsche 911
Conta-giros fica entre duas telas LCD (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O M5 é controlado por uma central inteligente, que ajusta a distribuição do torque entre as rodas de acordo com as condições de aderência e o estilo de direção do motorista.

Além do seletor de modos de condução, que ajustam motor e câmbio, o BMW conta com ajustes independentes para volante (assistência) e suspensão (amortecimento) e da tração (2WD traseiro, 4WD e 4WD esportivo), e diferencial traseiro ativo.

Porsche 911
No volante, botão satélite é o seletor dos modos de condução (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Porsche, por sua vez, conta com diferencial central eletrônico e, além dos recursos do M5, traz eixo traseiro direcional e suspensão ativa.

E, se equipado com o pacote Sport Chrono, o 911 ganha recursos extras como controle de largada, mapeamento do câmbio para uso em pista, botão Sport Response que altera as respostas do motor e da transmissão buscando melhor performance por 20 segundos (durante uma ultrapassagem, por exemplo), coxins ativos (para filtrar as vibrações do motor) e o cronômetro, além do aplicativo de telemetria Porsche Track Precision.

Porsche 911
Posição de dirigir é esportiva no 911 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Na pista, o 911 é mais equilibrado e firme e passa mais confiança. No uso diário, o M5 é mais confortável não só pelo espaço mas também porque oferece um pacote de conectividade mais completo, que inclui o serviço de concierge, ausente na linha Porsche.

Porsche 911
Na traseira, sobra pouco espaço para os caronas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em relação aos equipamentos, os dois se equivalem. O BMW traz coisas como faróis de led, ar-condicionado com quatro zonas, head-up display, câmera de visão noturna, auxiliar de partida em rampa, alerta de mudança de faixa e central multimídia.

Porsche 911
Estepe toma quase todo o espaço do porta-malas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Porsche, por sua vez, conta com faróis de led, ar-condicionado bizona, sistema de escapamento esportivo, teto solar, freio de emergência, sensor de chuva e central multimídia.

Até no preço os dois se parecem. O M5 custa R$ 699.950 e o 911 Carrera S, R$ 679.000. Mas, pelo critério da esportividade, o 911 vence o comparativo.

Porsche 911
Tampa traseira permite acesso aos bocais de água e óleo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Veredicto

Os dois entregam altas doses de esportividade. Mas o 911 tem comportamento dinâmico superior.

BMW M5 -Teste

Aceleração
0 a 100 km/h: 3,8 s
0 a 1.000 m: 21 s – 258,6 km/h
Velocidade máxima: 305 km/h*
*Dado de fábrica

Retomada (em D)
40 a 80 km/h: 1,6 s
60 a 100 km/h: 1,9 s
80 a 120 km/h: 2 s

Frenagens
60/80/120 km/h – 0 m: 12,5/21,3/48 m

Consumo
Urbano: 7,5 km/l
Rodoviário: 10,4 km/l

Ficha Técnica

  • Preço: R$ 699.950
  • Motor: gas., diant., long., V8, 32V, 4.395 cm3; 600 cv a 5.700 rpm, 76,5 kgfm a 1.800 rpm
  • Câmbio: automático, 8 marchas, integral
  • Suspensão: braços sobrepostos (diant.), multibraços (tras.)
  • Freios: disco ventilado
  • Direção: eletro-hidráulica
  • Rodas e pneus: liga leve, 265/35 R20 (diant.), 295/30 R20 (tras.)
  • Dimensões: comprimento, 496,5 cm; largura, 190,3 cm; altura, 147,3 cm; entre-eixos, 298,2 cm; peso, 1.855 kg; tanque, 68 l; porta-malas, 530 l
  • Itens de série: faróis full-led, head-up display, câmera visão noturna, sistema de som e ar-condicionado 4 zonas

Porsche 911 – Teste

Aceleração
0 a 100 km/h: 3,6 s
0 a 1.000 m: 21,1 s – 254,4 km/h
Velocidade máxima:308 km/h*
*Dado de fábrica

Retomada (D)
40 a 80 km/h: 1,9 s
60 a 100 km/h: 1,8 s
80 a 120 km/h: 2,2 s

Frenagens
60/80/120 km/h – 0 m: 12,6/21,7/48,2 m

Consumo
Urbano: 7,1 km/l
Rodoviário: 12,1 km/l

*Dado de fábrica

Ficha Técnica

  • Preço: R$ 679.000
  • Motor: gas., tras., long., 6 cil. opostos, 24V, 2.981 cm3; 450 cv a 6.500 rpm, 54 kgfm a 2.300 rpm
  • Câmbio: automatizado, 8 marchas, integral
  • Suspensão: McPherson (diant.)multibraços (tras.)
  • Freios: disco ventilado
  • Direção: elétrica
  • Rodas e pneus: liga leve, 245/35 R20 (diant.), 305/30 R21 (tras.)
  • Dimensões: comprimento, 491,9 cm; largura, 185,2 cm; altura, 130 cm; entre-eixos, 245 cm; peso, 1.515 kg; tanque, 64 l; porta-malas, 132 l
  • Itens de série: faróis de led, suspensão ativa, ar-condicionado bizona, escapamento esportivo, central multimídia, teto solar e sistema de som

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Comparativo: Porsche 911 e BMW M5, esportivos alemães sangue puro

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.