Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Com motor BMW, carro voador realiza primeiro voo entre duas cidades

O protótipo da empresa eslovaca Klein Vision já possui 142 aterrissagens bem sucedidas e realizou o primeiro voo intermunicipal de um veículo desse tipo

Por João Vitor Ferreira Atualizado em 19 set 2021, 22h58 - Publicado em 2 jul 2021, 22h40
Carro Voador AirCar
Klein Vision/Divulgação

Esqueça o conceito dos eVTOLS, como o que está sendo projetado pela Embraer. Mesmo sendo anunciados como “carros voadores”, só de olhar vemos que eles, nitidamente, não se parecem em nada com veículos convencionais. Estão mais para drones ou helicópteros modernos e compactos.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Entretanto, a empresa eslovaca, Klein Vison, criou um protótipo de carro (com cara de esportivo) voador que promete revolucionar a indústria automobilística. O AirCar, de fato, parece um automóvel, só que com asas: além de andar pelas estradas, também é capaz de voar.

E pra quem duvida, o AirCar já voou, não uma ou duas, mas 142 vezes. Na mais recente, ele fez o primeiro voo de um veículo (ou aeronave) desse tipo entre duas cidades. A façanha ocorreu entre o aeroporto de Nitra e o aeroporto internacional da capital da Eslováquia, Bratislava.

  • A viagem durou cerca de 35 minutos. O piloto foi Stefan Klein, CEO e fundador da empresa, que descreveu o voo como “normal” e “muito agradável”. Após a aterrissagem, o carro demorou 2 minutos e 15 segundos para voltar ao “modo terrestre” e foi conduzido para o centro de Bratislava pelo seu criador.

    “Este voo inicia uma nova era de veículos de transporte duplo. Ele abre uma nova categoria de transporte e devolve ao indivíduo a liberdade originalmente atribuída aos carros.”, disse Klein após o voo bem sucedido.

    Continua após a publicidade

    O CEO já trabalha há mais de 20 anos no desenvolvimento de carros voadores. Antes de abrir sua própria empresa, ele trabalhou na AeroMobil, onde foi responsável pela criação dos primeiros protótipos da companhia. Em 2016, ele saiu da empresa e abriu a Klein Vision junto com o empresário e amigo, Anton Zajac. Um ano depois, já estavam trabalhando no AirCar.

    Carro Voador AirCar
    Klein Vision/Divulgação

    Pouco foi informado sobre como o protótipo funciona. Até agora, o que sabemos é que ele possui motorização híbrida, com um motor BMW de 160 cv movido a gasolina. Além disso, o carro pesa cerca de 800 kg, podendo carregar mais 200 kg, e conta com asas laterais, que se retraem automaticamente, e uma asa traseira, lembrando a do icônico Superbird, que fica mais longa para os voos e mais compacta quando o carro está em terra.

    AirCar em voo
    Segundo a empresa o desenvolvimento do protótipo levou dois anos e custou menos de $2 milhões de euros em investimentos. Klein Vision/Divulgação

    Segundo a empresa, a carroceria é feita de “material composto avançado”. Ela foi desenvolvida de forma que fosse o mais aerodinâmica possível, deixando espaço confortável na cabine para o piloto e o passageiro. A empresa também afirmou que a pilotagem do veículo em voo é amigável, podendo ser feita por qualquer pessoa.

    cabine interna do AirCar
    Klein Vision/Divulgação

    No ar, o carro voador atingiu velocidade máxima de cruzeiro (velocidade atingida quando a aeronave está em voo estabilizado) de 190 km/h e voou a 8200 pés. A propulsão no ar é feita por um hélice fixa e, para segurança do piloto e do único passageiro, o veículo conta com um paraquedas balístico.

    Com o último teste, o AirCar totalizou mais de 40 horas de voo e a Klein Vision já tem planos para o futuro. O próximo passo é a criação do protótipo 2, que já será uma versão de pré produção. A empresa almeja que ele tenha cerca de 300 cv e hélice de passo variável para atingir os 300 km/h e autonomia de 1000 km. A segunda versão também terá certificação de aeronave EASA CS-23 e autorização rodoviária M1.

    carro voador AirCar da empresa Klei Vision
    Klein Vision/Divulgação

    A Klein Vision também planeja diferentes versões do AirCar para o futuro, incluindo um modelo para 4 passageiros, um anfíbio e um bimotor.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa de QUATRO RODAS 746
    A edição 746 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade