Clima de garagem

Um roteiro com endereços que reúnem aqueles cujo gosto gira em torno de... Ah, vai me dizer que você não sabe?

geral geral

geral (/)

Se você acha que para curtir carro é preciso estar ao ar livre, prepare-se para mudar de ideia. Selecionamos oito opções que podem ser consideradas verdadeiros santuários para os amantes de motores.

Para quem tem gasolina nas veias, não há nada melhor que um bom pretexto para pegar a estrada. Pois é no litoral de São Paulo que se localiza o Cadillac Vintage Bar, já estabelecido como reduto dos antigomobilistas. Em pleno Centro Histórico de Santos, a casa noturna tem decoração inspirada nos carros clássicos – seu proprietário, Elier Oliveira, é um dos fundadores do Clube de Automóveis Antigos de Santos. Logo na entrada há dois sofás em formato de Cadillac, mas o destaque da decoração está mesmo nas frentes de um Aero-Willys, um Fusca 68, um Opala 76 e duas Lambretta expostas no teto. Para completar o ambiente saudosista, propagandas e desenhos antigos passam continuamente nas TVs. Os discos de vinil no teto, as luzes neon e os shows que tocam sucessos das décadas de 70 e 80 também contribuem para o clima retrô.

Segundo o gerente-geral Antonio Carlos Gonçalves, o bar temático surgiu do desejo de expor o acervo da família. “Nas noites de sexta-feira, os associados do clube costumam aparecer por aqui e as vagas na frente da casa ficam reservadas para os clássicos”, afirma Gonçalves. O frequentador e antigomobilista Saulo Rodrigues Ferreira conta que se sente em casa e bate cartão por lá toda sexta-feira.

Com um outro apelo, a recém-inaugurada San Diego Motors, em São Paulo, é especializada em clássicos esportivos importados, com destaque para os modelos americanos.Além do showroom, a loja conta também com um espaço dedicado à venda de peças de reposição, decoração e moda vintage, além de um bar com direito a jukebox. “A intenção é que seja um ponto de encontro para os apaixonados por esse estilo de vida”, diz Murillo Cerchiari, diretor comercial da loja.

Por ocasião da nossa visita, o espaço com 370 metros quadrados abrigava um Porsche 911 cupê vermelho, estacionado no centro da loja, ladeado por um DeLorean 1981, astro da trilogia cinematográfica De Volta Para o Futuro, e por outros ícones, como Mustang Fastback 1967 e Ferrari 308 GTS 1981. Ao redor das raridades, acessórios e aparelhos eletrônicos vintage fazem o visitante se sentir dentro de uma garagem mais que estilosa. “Já temos mais de 2 000 itens, de 60 marcas. E a tendência é aumentar ainda mais”, diz Cerchiari.

Mas engana-se quem pensa que apenas o passado é tema de espaços voltados para apaixonados por quatro rodas. A Citroën inaugurou em abril deste ano, na Oscar Freire, rua que concentra o mais sofisticado comércio paulistano, a primeira filial do espaço-conceito localizado na avenida Champs-Élysées, em Paris. O local apresenta os lançamentos da marca e tem um pequeno restaurante e uma butique com itens da marca, que vão de canetas a miniaturas dos carros. Há até uma livraria, com títulos ligados à Citroën e ao mundo da moda. “Não é um lugar para vender carros, mas para proporcionar uma experiência sensorial da marca”, afirma Nivea Ferradosa, diretora de marketing da Citroën do Brasil. Com a iniciativa, a marca pretende esquentar o relacionamento com quem já é cliente e com aqueles que podem vir a ser, que se identificam com o estilo à francesa da grife do Chevron.

Frio, serra e motores

O clima europeu também está presente na cidade gaúcha de Gramado, conhecida pelo inverno intenso, pelas fábricas de chocolate e pela paisagem tipicamente alemã. É lá que os amantes de motores encontram combustível para sua paixão, além do tradicional café colonial.

Entre as atrações está a Super Carros. Mais que um ponto de encontro para apaixonados por superesportivos, trata-se de um showroom que torna realidade o sonho de pilotar essas máquinas. A fachada chama atenção com um bólido de F-1 envolto por uma cápsula de vidro, instalada no teto.

Um dos clientes mais tradicionais da Super Carros é Aldo da Silveira, que já teve a possibilidade de dirigir todos os carros disponíveis. “É uma experiência única e sempre tem uma novidade. Considero a única loja que oferece a chance de dirigir os carros em exposição,” diz Silveira, que também aprecia na loja os simuladores de corrida com realidade virtual e o autorama.

Entre os esportivos disponíveis estão Ferrari F360 Modena, Porsche Cayman, Lamborghini Gallardo. Há ainda os esportivos clássicos, como Shelby Cobra e Corvette 1967. Os passeios têm percursos a partir de 5,5 km, sempre com dicas teóricas e práticas do piloto que acompanha as viagens.

Depois da emoção ao volante, que tal uma atividade contemplativa? Não é preciso ser um harley-maníaco para se deliciar com o acervo do Harley Motor Show, museu que tem decoração totalmente inspirada na lendária marca americana de motos. Em uma área de quase 1000 metros quadrados, há mais de 30 exemplares, entre os quais destacam-se da réplica de um modelo usado no filme Sem Destino (1969) até máquinas usadas pela Polícia Rodoviária Federal e pelo Exército. Há ainda uma Night Road, que foi projetada em parceria com a Porsche, além de modelos dos anos 20 aos anos 70. À noite, o local funciona como bar. As mesas ficam espalhadas em volta das motocicletas, iluminadas com neon. O cliente Cleber Coelho, apaixonado por Harley, frequenta o bar pelo menos uma vez por semana. “É um lugar extremamente agradável e com um ambiente que é muito difícil de encontrar no país”, diz Cleber.

Não são poucos aqueles que associam hambúrguer com carro. De fato, as duas instituições americanas aparecem frequentemente juntas em filmes e fazem parte da cultura pop. Não por acaso a lanchonete Road Burger, localizada no bairro da Mooca, em São Paulo, transformou-se no point dos principais motoclubes do país, que registram a passagem por lá colando o adesivo de seu clube na porta de entrada. Seu visual externo foi inspirado nos antigos diners da década de 30, restaurantes simples à beira das estradas clássicas americanas, como a Rota 66. A fachada conta com bomba de combustível e triciclo adesivado da Coca-Cola. No interior, uma moto customizada pendurada no teto e diversos painéis que fazem alusão ao mundo das duas rodas completam o cardápio visual da lanchonete.

Já em Curitiba, o recém-inaugurado Força Livre Racing Bar foi criado para quem curte automobilismo. Localizado a 7 minutos do autódromo, o local tem três ambientes e decoração com protótipo de F-1, caminhonete Big Foot, carros da Stock Car e até a traseira de um carro de Stock entrando na parede.

Mesmo quem prefere abrir mão das calorias não fica sem programa em São Paulo. Com brinquedos de encantar gente grande, a Sebring Modelismo vende miniaturas em diversas escalas e oferece oficinas para manutenção e cursos de produção de modelos. A loja promove ainda campeonatos de autorama em sua pista digital.

SERVIÇO Cadillac Vintage Bar

Rua São Bento, 50 – Santos (SP)

http://www.cadillacbar.com.br

Citroën Oscar Freire


Rua Oscar Freire, 1009 – São Paulo (SP)

Harley Motor Show

Avenida das Hortênsias, 5507
- Gramado (RS)

http://www.harleymotorshow.com.br

Força Livre Racing Bar

Avenida Victor Ferreira do Amaral, 315 – Curitiba (PR)

http://www.forcalivreracingbar.com.br

San Diego Motors

Rua Guaipá, 543
- São Paulo (SP)

http://www.sandiegomotors.com.br

Sebring Modelismo


Rua Maria Curupaiti, 361
- São Paulo (SP)

http://www.sebring.com.br


Super Carros


Av. das Hortênsias, 4635 – Gramado (RS) –

http://www.supercarros.cc


Road Burger


Rua Ibipetuba, 210 – São Paulo (SP)

http://www.roadburger.com.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s