Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Citroën C3 Exclusive 1.6 16V

Versão automática agora tem borboletas no volante

Por Péricles Malheiros | foto: Marco de Bari Atualizado em 9 nov 2016, 12h06 - Publicado em 16 out 2012, 14h36
lancamentos

Um C3 Exclusive 1.6 16V completo, com transmissão automática, custa 60580 reais – 51,5% mais que o básico, Origine 1.5 8V manual, de 39 990 reais. A pintura perolizada custa 1490 reais. Os airbags laterais são baratos (600 reais), mas exigem a compra do Pack Techno, um pacote com bancos de couro, de 2 100 reais. Ou seja, você gasta 2 700 reais para ter um C3 com airbags laterais. Infelizmente, essa estratégia de pacotes “casados” é comum em outras marcas de automóveis. O sistema de navegação por GPS completa a lista de opcionais – sai por 2 400 reais.

A transmissão automática com conversor de torque e quatro marchas é a velha conhecida BVA. A novidade é a possibilidade de trocar as marchas por meio de borboletas próximas ao volante. Os trancos que tanto incomodavam em outros modelos, pouco tempo atrás, praticamente desapareceram.

Por padrão, nosso teste de aceleração é feito em modo Drive e com o acelerador pisado a fundo. Essa condição acabou revelando uma falha na programação da central eletrônica do câmbio: a cerca de 4 000 rpm, o motor “congelava” e só voltava a crescer após alguns segundos nessa rotação. Consultada, a Citroën garantiu que não há comprometimento da segurança.

O novo motor 1.6 de 120 cv trocou o tanquinho de gasolina por um sistema que aquece o combustível em dias frios, facilitando a partida.

O C3 tem como maior destaque o para-brisa Zenith. Basta acionar o gatilho junto ao retrovisor interno e correr a porção central do teto para trás. A experiência é agradável, especialmente durante a noite – seu uso sob sol forte torna a cabine desconfortável, mesmo com o ar digital ligado.

Continua após a publicidade

A cabine é tão bem montada quanto a carroceria, mas a ausência de porta-objetos incomoda. Com pouca inclinação e sem um tapetinho de borracha, a gaveta no console central ejeta os objetos a cada saída de semáforo. O C3 Exclusive já está à venda.

BUG

“A falha no câmbio só ocorre em Drive e em acelerações partindo da imobilidade”, diz francesco Abbruzzesi, diretor geral da marca. Segundo ele, os cerca de 500 C3 com essa “não conformidade” terão o software atualizado até a primeira revisão.

VEREDICTO

Ao se renovar, o C3 volta a ser um compacto premium de verdade – no conteúdo e no preço.

635_c3_01.jpg

Continua após a publicidade

Publicidade