Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Citroën C3 Exclusive 1.6 16V

Versão automática agora tem borboletas no volante

Por Péricles Malheiros | foto: Marco de Bari
Atualizado em 9 nov 2016, 12h06 - Publicado em 16 out 2012, 14h36
lancamentos

Um C3 Exclusive 1.6 16V completo, com transmissão automática, custa 60580 reais – 51,5% mais que o básico, Origine 1.5 8V manual, de 39 990 reais. A pintura perolizada custa 1490 reais. Os airbags laterais são baratos (600 reais), mas exigem a compra do Pack Techno, um pacote com bancos de couro, de 2 100 reais. Ou seja, você gasta 2 700 reais para ter um C3 com airbags laterais. Infelizmente, essa estratégia de pacotes “casados” é comum em outras marcas de automóveis. O sistema de navegação por GPS completa a lista de opcionais – sai por 2 400 reais.

A transmissão automática com conversor de torque e quatro marchas é a velha conhecida BVA. A novidade é a possibilidade de trocar as marchas por meio de borboletas próximas ao volante. Os trancos que tanto incomodavam em outros modelos, pouco tempo atrás, praticamente desapareceram.

Por padrão, nosso teste de aceleração é feito em modo Drive e com o acelerador pisado a fundo. Essa condição acabou revelando uma falha na programação da central eletrônica do câmbio: a cerca de 4 000 rpm, o motor “congelava” e só voltava a crescer após alguns segundos nessa rotação. Consultada, a Citroën garantiu que não há comprometimento da segurança.

O novo motor 1.6 de 120 cv trocou o tanquinho de gasolina por um sistema que aquece o combustível em dias frios, facilitando a partida.

Continua após a publicidade

O C3 tem como maior destaque o para-brisa Zenith. Basta acionar o gatilho junto ao retrovisor interno e correr a porção central do teto para trás. A experiência é agradável, especialmente durante a noite – seu uso sob sol forte torna a cabine desconfortável, mesmo com o ar digital ligado.

A cabine é tão bem montada quanto a carroceria, mas a ausência de porta-objetos incomoda. Com pouca inclinação e sem um tapetinho de borracha, a gaveta no console central ejeta os objetos a cada saída de semáforo. O C3 Exclusive já está à venda.

BUG

“A falha no câmbio só ocorre em Drive e em acelerações partindo da imobilidade”, diz francesco Abbruzzesi, diretor geral da marca. Segundo ele, os cerca de 500 C3 com essa “não conformidade” terão o software atualizado até a primeira revisão.

Continua após a publicidade

VEREDICTO

Ao se renovar, o C3 volta a ser um compacto premium de verdade – no conteúdo e no preço.

635_c3_01.jpg

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.