Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Citroën Basalt surge como conceito e estreia ainda em 2024 melhor que o C3

SUV cupê da Citroën surpreende como conceito, mas terá diferenças na América do Sul; Basalt será mais barato que Fiat Fastback e Volkswagen Nivus

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 jun 2024, 18h29 - Publicado em 27 mar 2024, 08h08
SUVCoupeCitronBasaltVision1
Citroën Basalt 2025 (Divulgação/Citroën)
Continua após publicidade

Volkswagen Nivus e Fiat Fastback fizeram escola. O Citroën Basalt será mais uma opção de SUV cupê compacto e acaba de ser completamente revelado pela fabricante francesa. Só tem um detalhe: o chamado “Basalt Vision” foi apresentado ainda como carro conceito. Mas seu lançamento no Brasil será ainda em 2024, no segundo semestre.

O Basalt 2025 é parte da família C-Cubed, é derivado da mesma plataforma CMP que deu origem aos C3 e C3 Aircross. Imagens do interior ainda não foram divulgadas, mas a tendência é que seja o mesmo dos irmãos, mas com algumas melhorias para fazer jus ao estilo do carro.

SUVCoupeCitronBasaltVision
(Divulgação/Citroën)

Mas se o estilo de SUV cupê do Citroën Basalt tem inspiração no Citroën C4 X europeu, pelo menos o os designers se esforçaram para criar elementos exclusivos. É o caso do para-choque frontal com a parte central pintada na cor do carro e com elementos quadrados para as tomadas de ar e o nicho dos faróis de neblina mais marcados.

Compartilhe essa matéria via:

No perfil, pelo menos o Basalt Vision tem molduras das caixas de roda com cantos vivos e pintadas em preto brilhante, dando destaque às rodas aro 17 (com pneus 205/55). E se reparar bem, o protótipo tem freio a disco nas quatro rodas. Outro elemento interessante é a linha prateada que acompanha as saias até encontrar os para-choques, também brilhantes.

Continua após a publicidade
SUVCoupeCitronBasaltVision3
(Divulgação/Citroën)
SUVCoupeCitronBasaltVision
(divulgação/Citroën)

As portas traseiras são exclusivas do SUV cupê, permitindo que a traseira tenha caimento mais acentuado. Mas um pequeno aplique preto avança sobre a coluna C para integrar os vidros laterais a ela.

A traseira é um caso a parte e o cartão de visitas do Citroën Basalt. O caimento da traseira até ensaia um pequeno terceiro volume, mas que acaba formando um aerofólio integrado à tampa do porta-malas. É uma tampa mais marcada, com vinco que integra as luzes das lanternas inéditas, de led.

Continua após a publicidade
SUVCoupeCitronBasaltVision7
(Divulgação/Citroën)

O para-choque traseiro acompanha o Aircross, com uma grande peça preta, um aplique prateado na base e o nicho da placa logo abaixo da tampa. Os refletores e a lanterna de neblina ficam escondidos sob a parte prateada.

O que esperar do Citroën Basalt 2025?

Se você não reparou, o Basalt Vision ainda tem mão inglesa. O protótipo está sendo apresentado globalmente porque também será fabricado na Índia. Mas, assim como aconteceu com os C3 e C3 Aircross, o carro fabricado no Brasil, em Porto Real (RJ), terá suas particularidades próprias para os mercados da América do Sul.

SUVCoupeCitronBasaltVision1
(Divulgação/Citroën)
Continua após a publicidade

As dimensões ficarão próximas do Aircross, especialmente porque o Citroën Basalt deverá manter os 2,67 m de entre-eixos. Desta forma, teria cerca de 4,3 m de comprimento e um pouco menos de 1,65 m de altura, mantendo os 1,72 m de largura. A capacidade do porta-malas poderia ficar próxima dos 490 litros do SUV.

A tendência é que o Citroën Basalt custe mais caro que o C3 Aircross. Ou seja, terá preços acima dos R$ 100.000 e R$ 140.000 das versões do SUV que tem até sete lugares. Ainda assim, será uma opção mais barata aos Fiat Fastback e Volkswagen Nivus.

View this post on Instagram

A post shared by Citroën do Brasil (@citroenbrasil)

Continua após a publicidade

O carro teria melhorias em termos de equipamentos, também. Uma das expectativas é por faróis de led, que não aparecem nas imagens nas imagens divulgadas no Brasil mas estão nas fotos divulgadas na Índia.

SUVCoupeCitronBasaltVision2
(Divulgação/Citroën)

Além disso, será o primeiro carro da linha C-Cubed com chave presencial e é esperado mais esmero no acabamento interno. A Citroën ainda não divulgou imagens do interior, tampouco divulgou detalhes técnicos.

É possível afirmar, porém, que o Citroën Basalt 2025 será equipado com o motor 1.0 GSE Turbo, T200, que gera 130 cv e 20,4 kgfm, e estará sempre combinado ao câmbio CVT com simulação de sete marchas. É a mecânica do C3 Aircross e que também vem sendo testado no C3.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.