Cinco décadas ao volante do Ford Mustang

No começo, a direção do pony car tinha apenas a buzina. Hoje, totalmente tecnológica, é possível alterar os modos de condução e o controle de arrancada

O primeiro volante do Mustang (à esquerda) e o volante da nova versão do pony car (à direita)

O primeiro volante do Mustang (à esquerda) e o volante da nova versão do pony car (à direita) (Divulgação/Ford)

O Mustang é disparado o modelo mais emblemático na história da Ford. Recém-chegado oficialmente ao Brasil, trata-se do mais potente e tecnológico em toda a história do modelo.

Veja como esse clássico americano evoluiu em cinco décadas, desde 1964. Os volantes eram grandes, finos e, além de direcionar as rodas, tinham apenas a buzina ao centro. Hoje, comandam funções de entretenimento e até de desempenho.

Anos 60

Volante do primeiro Mustang em 1964

Volante do primeiro Mustang em 1964 (Divulgação/Ford)

Na primeira geração, há 53 anos, o Mustang era lançado como uma aposta da Ford. O interior, de cockpit duplo, tinha volante três raios de alumínio com aro imitando madeira. O diâmetro de 16 polegadas era um padrão da época, contrastando com os modelos menores de hoje.

Três anos depois, em 1967, a montadora promoveu o primeiro upgrade. A coluna de direção passou a ser ajustável em sete posições – um grande salto em ergonomia. Para incrementar o viés esportivo, a relação de giro de 20,3:1 tornava os comandos mais ágeis.

Volante do Ford Mustang em 1967

No ano seguinte, mudanças mais profundas. O volante passou a ter apenas dois raios, com miolo alargado para as laterais e dotado de forração almofadada. Para incrementar a segurança, a coluna passou a ser do tipo retrátil.

Em 1968, o Mustang deixou de ter volante três raios e passou a ter dois. E tinha o centro acolchoado

Anos 70

Em 1974, foi lançada a segunda geração do muscle car. O volante permanecia com dois raios, mas ganhou revestimento de couro. Outra mudança importante foi o tamanho ter diminuído: de 16″ para 15 polegadas.

Volante de 1974 ficou menor e era coberto com couro. Atrás dele, o painel crescia para as laterais

Volante de 1974 ficou menor e era coberto com couro. Atrás dele, o painel crescia para as laterais (Divulgação/Ford)

A terceira geração chegou cinco anos mais tarde, no fim da década. O volante de dois raios foi substituído por um de quatro, que era compartilhado com outros carros da Ford.

Pela primeira vez em um Mustang, o volante passou a ser quatro raios em 1979

Pela primeira vez em um Mustang, o volante passou a ser quatro raios em 1979 (Divulgação/Ford)

Neste ano também apareceram os primeiros botões – controlavam o piloto automático. Os comandos do limpador de para-brisa e faróis passaram para uma haste na coluna de direção.

Anos 80

Em 1984 o volante do muscle car passa a ter uma pegada mais esportiva

Em 1984 o volante do muscle car passa a ter uma pegada mais esportiva (Divulgação/Ford)

Duas décadas depois, em 1984, o Mustang lançava a versão SVO (Special Vehicle Operations) de alta performance com motor turbo de quatro cilindros. No mesmo ano, o volante retornava a ter três raios e contava com ajuste de altura e profundidade. O acabamento era costurado a mão e já havia alguma inspiração em peças européias.

Revestido de couro, os logotipos Ford e SVO vinham gravados no centro. Aro mais grosso e diâmetro menor davam ao volante um aspecto esportivo.

Anos 90

No início dos anos 90 a buzina saiu do eixo central do volante e se transformou em botões. Ao meio, um airbag

No início dos anos 90 a buzina saiu do eixo central do volante e se transformou em botões. Ao meio, um airbag (Divlgação/Ford)

No início dos anos 90 mais botões e o primeiro airbag de série, instalado no centro do volante. O novo item fez a buzina ser transferida para dois botões laterais e o piloto automático também ganhou uma nova posição.

Buzina volta ao centro do volante, junto com a bolsa inflável. Nas laterais, botões do controle de cruzeiro e acabamento em dois tons

Buzina volta ao centro do volante, junto com a bolsa inflável. Nas laterais, botões do controle de cruzeiro e acabamento em dois tons (Divulgação/Ford)

A quarta geração chegou em 1994, fazendo uma remissão ao modelo original de 1964. A buzina voltava a ser localizada no centro, no mesmo espaço ocupado pelo airbag, assim como é até hoje. 

Anos 2000

Em 2005 o volante volta a ser três raios no modelo

Em 2005 o volante volta a ser três raios no modelo (Divulgação/Ford)

A virada do século trouxe, em 2005, a quinta geração do Mustang. Inspirada nos modelos de 1965 e 1967, os volantes de três raios ganharam visual retrô e revestimento de couro. Nos raios, havia polímetro ou alumínio – esse último, opcional.

Em 2010, celulares começavam a se tornar item de série das pessoas. Por isso, botões para comandos de voz do telefone, rádios e outras funções foram adicionados ao volante do pony car.

O volante ganhou diversos botões em 2010

O volante ganhou diversos botões em 2010 (Divulgação/Ford)

O emblema central de acrílico foi trocado por um de alumínio – muito mais bonito. Os raios do volante, no mesmo metal, e couro, imitavam o revestimento do painel do carro.

Três anos mais tarde o volante passou por pequenas alterações para se adequar às novas tecnologias do Mustang. Foram incluídos botões com setas e um “ok” para controlar ações do painel do veículo ou da tela do GPS, por exemplo. Nas versões Boss 302 e Shelby GT500, o volante era revestido de couro Alcantara, inspirado em corridas.

Em 2013 foram poucas mudanças e mais tecnologias adicionadas

Em 2013 foram poucas mudanças e mais tecnologias adicionadas (Divulgação/Ford)

Na sexta geração do Mustang, o volante totalmente redesenhado ganhou cerca de 20 botões. Os da esquerda acionam controles de direção e da tela do painel; os da direita, por sua vez, comandam ações de áudio, voz, telefone, Bluetooth e rádio.

O volante da sexta geração, em 2015, tinha mais de 20 botões

O volante da sexta geração, em 2015, tinha mais de 20 botões (Divulgação/Ford)

A versão com transmissão automática passou a ser equipada com paddle shifters pela primeira vez. Além disso, o volante era o menor, com 14 polegadas  de diâmetro. O revestimento era de couro e os aros que partem do centro eram feitos de alumínio.

Volante de 2017

Interior Mustang GT Interior recebe painel digital configurável de 12 polegadas

Interior recebe painel digital configurável de 12 polegadas (Divulgação/Ford)

No novo Mustang 2018, o volante é totalmente tecnológico e incorpora os controles dos modos de direção e de arrancada.

O quadro de instrumentos passa a ser totalmente digital e agora tem 12″. A Ford diz que o volante foi criado com a colaboração de ex-desenvolvedores de videogames, para deixá-lo tão digital e confortável a uma geração acostumada aos games.

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  1. Diego Ferreira De Souza

    Belíssima matéria 👏👏👏👏👏.