Clique e assine por apenas 8,90/mês

Jaguar desenvolve volante para ser usado em qualquer carro

Peça conceitual utiliza inteligência artificial e carrega preferências do usuário para carros autônomos e compartilhados

Por Vitor Matsubara - 7 set 2017, 13h00
Volante “inteligente” seria acoplado a carros autônomos Jaguar/Divulgação

Um simples volante pode ser tudo que você precisará para se locomover pelas cidades do futuro. Pelo menos é assim que imagina a Jaguar.

O acessório chamado apenas de “Sayer” foi concebido para ser utilizado em um futuro não muito distante – possivelmente a partir do ano 2040.

Diferente de qualquer volante, porém, ele não fica preso em um único veículo: o Sayer foi feito para ser utilizado em qualquer veículo autônomo.

Mais do que controlar as rodas dianteiras, o aparelho funciona por tecnologia de inteligência artificial e pode armazenar diversas informações de acordo com sua agenda de compromissos.

Continua após a publicidade
Jaguar I-Pace 1
Projetos como o I-Pace indicam qual caminho a Jaguar seguirá no futuro divulgação/Jaguar

Por exemplo, se você precisa ir a uma reunião no dia seguinte, o volante poderia localizar um veículo autônomo próximo a seu ponto de partida e programá-lo para ir até lá no horário desejado.

Além disso, o sistema pode informar antecipadamente quais trechos do trajeto em que o motorista poderia dirigir caso queira se divertir assumindo o controle do carro.

Em tempo: o nome Sayer é uma homenagem a Malcolm Sayer, um dos designers mais importantes da história da Jaguar, que trabalhou na empresa entre 1951 e 1970.

Publicidade