PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Chineses vão destruir mercado automotivo dos EUA, diz Elon Musk

Durante teleconferência da Tesla, o CEO da empresa afirmou que os elétricos chineses vão destruir o mercado americano se não tiverem barreiras comerciais

Por Lucas Parente
29 jan 2024, 13h54
GettyImages-1079242878
 (Reprodução/Internet)
Continua após publicidade

A disputa no mercado de carros elétricos está sendo fomentada todos os dias. Com a ofensiva dos fabricantes chineses, que oferecem inovação e tecnologia a preços mais baixos, muita coisa pode mudar mundialmente. Até mesmo em faixas de preço que até então foram dominadas pela Tesla, de Elon Musk.

O CEO afirmou durante teleconferência da Tesla que as montadoras chinesas terão “sucesso significativo” fora do seu país de origem e defendeu a aplicação de barreiras comerciais.

b5a6666f-musk
(Reprodução/Internet)

“Honestamente, eu acho que se não forem estabelecidas barreiras comerciais, eles irão praticamente demolir a maioria das outras empresas automotivas do mundo”, disse Musk. “Elas são extremamente boas.”

E, mesmo que ano passado a Tesla tenha alcançado seu número recorde de vendas, a preocupação de Musk se dá por conta do último trimestre do ano, onde a empresa perdeu o posto de maior vendedora de carros elétricos no mundo para a BYD. Uma pedra no sapato muito grande para Elon, levando em conta que o mesmo riu e desvalorizou a empresa chinesa durante entrevista em 2011.

Continua após a publicidade

Além disso, outra preocupação para Tesla e seus investidores são seus produtos, que estão envelhecendo e novos produtos estão atrasados e com promessas insuficientes.

Tesla-Cybertruck-01
(Divulgação/Tesla)

Ainda durante a teleconferência, Musk mencionou que um novo modelo, já montado em uma plataforma de nova geração, pode ser lançado no segundo semestre de 2025. Mas, mais uma vez, o lançamento do carro entra no quesito das promessas insuficientes. Acredita-se que o modelo seja o elétrico barato prometido por Elon e que deveria ter estreado em 2021.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

No entanto, vale lembrar que a Tesla não conseguiu sustentar a promessa de produzir um carro elétrico que custe menos de US$ 40.000 (R$ 197.000).

Concorrência e proteção do governo americano

Além da concorrência chinesa, o aumento na produção de veículos elétricos por parte das empresas ocidentais também preocupa Elon. Mas, claramente, é o país asiático seu maior adversário nesta briga.

Tanto a China como os Estados Unidos aceleraram suas indústrias de veículos elétricos com subsídios pesados, mas os chineses têm uma vantagem fundamental: o fornecimento de baterias. A China, atualmente, produz cerca de 70% das baterias de íons lítio em todo o mundo e controla 60% do fornecimento de minerais para baterias. Além disso, eles também foram pioneiros na produção da bateria LFP mais barata e durável que agora também está sendo utilizada pelas marcas ocidentais – e pela própria Tesla.

Navio BYD
Após recorde de exportação em 2023, BYD investiu para aumentar suas exportações construindo navio para transportar seus veículos (Divulgação/BYD)
Continua após a publicidade

Os EUA estão tentando acompanhar a rápida construção de fábricas de baterias e instalações de refinamento de lítio, mas levará anos até que todas entrem em operação.

Apesar disso tudo, Musk tem dois aliados que devem ajudar muito nos próximos: o governo norte-americano e a população dos EUA. Em ano eleitoral, o mercado automotivo está em pauta no país e ambos concorrentes a presidência falaram sobre o assunto. Joe Biden afirma que não deixará a China dominar o mercado. Já Donald Trump planeja duplicar as tarifas de importações para carros do país asiático.

Há ainda a Starlink e SpaceX, outras duas empresas de Musk que são muito importantes para o governo norte-americano. Parece que a mão que alimenta, é também a mão que protege, então, é muito difícil imaginar que o relacionamento entre Elon e o governo termine tão cedo.

104296211-elon-musk-departs-following-a-meeting-in-the-office-of-us-house-speaker-kevin-mccarthy-r-c
(Reprodução/Internet)
Continua após a publicidade

A Tesla também leva vantagem com o público estadunidense no quesito confiança. Os consumidores dos EUA consideram os carros chineses como inseguros e de qualidade inferior, muito semelhante ao que ocorre no Brasil.

No entanto, carros fabricados na China ainda conseguem ter espaço no mercado norte-americano, marcas como Buick, Lincoln e Polestar já vendem por lá carros fabricados na China. Parece que o preconceito é maior quando a marca é abertamente chinesa, mas não a qualidade dos carros em si.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.