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Piloto automático falho resulta em recall mais de 2 milhões de Tesla

Após anos de acidentes, sistema de piloto automático adaptativo da Tesla motiva recall de todos os carros da marca vendidos nos Estados Unidos

Por Rafael Sommadossi
15 dez 2023, 00h23
O Model 3 é o carro mais vendido da Tesla no Brasil
O Model 3 é o carro mais vendido da Tesla no Brasil (Divulgação/Tesla)
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Depois de anos de problemas e acidentes supostamente causados pela tecnologia, o sistema Autopilot motivou um recall que envolve mais de 2 milhões de carros da Tesla. O recall foi imposto pela Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA), que notou que carros da Tesla estiveram envolvidos em 70% dos acidentes de trânsito nos EUA.

A principal preocupação é que o sistema de piloto automático não está fazendo o suficiente para evitar que os motoristas façam o uso indevido da tecnologia de direção autônoma. Na prática, o sistema de piloto automático poderia ser habilitado mesmo sem que houvesse alguém ao volante, mesmo sendo um sistema de nível 2 (que requer a atenção do motorista). 

Praticamente todos os Tesla vendidos nos Estados Unidos estão envolvidos no recall. Os modelos afetados são: Model S 2012–2023, Model X 2016–2023, Model Y 2020–2023 e 2017–2023 do Model 3.

updated-tesla-model-3-rear-three-quarters
(Divulgação/Tesla)

Documentos revelam que o Autosteer da Tesla não leva em consideração de forma adequada a presença ou atenção do motorista, especialmente em situações que exigem intervenção do condutor, falta de interação ou ocorre alguma falha que faz o sistema ser cancelado. 

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A Tesla homologou a solução na forma de uma atualização de software via internet. De acordo com os registros da empresa junto à NHTSA, a atualização incluirá controles e alertas adicionais, além de verificações mais frequentes dos motoristas (como toques e interações com o volante), enquanto o sistema estiver ativado fora de rodovias de acesso controlado.

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Tesla-Model-3-9
(Divulgação/Tesla)

Além disso, a Tesla está tomando medidas para garantir a responsabilidade dos motoristas. Aqueles que falharem e fizerem uso irresponsável enquanto o Autopilot estiver ativado podem ser suspensos do uso desse recurso, garantindo maior segurança.

Os documentos da NHTSA também revelam que, a partir do meio-dia de 7 de dezembro de 2023, os veículos Modelo S, Modelo X, Modelo Y e Modelo 3 em produção já receberam uma versão de software contendo a atualização com a solução do piloto autônomo.

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