Clique e assine por apenas 6,90/mês

Chinesa BYD estuda comprar fábrica da Ford para fazer carros elétricos

Maior fabricante de veículos elétricos do mundo é candidato a assumir unidade de São Bernardo do Campo (SP), afirma Folha de S.Paulo

Por Daniel Telles - 13 dez 2019, 12h15
BYD
Chinesa BYD negocia com a Ford pela fábrica de São Bernardo do Campo; ideia é investir na produção de caminhões elétricos BYD/Divulgação

Após o presidente do Grupo Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, admitir na última quarta-feira (11) que as chances do grupo adquirir a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP) são remotas, outro fabricante chinês apareceu como possível comprador da planta.  

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a BYD, montadora especializada em veículos elétricos, já está em negociações com a Ford.

Fábrica da Ford em São Bernardo do Campo teve produção encerrada no dia 30 de outubro Acervo/Quatro Rodas

De acordo com a publicação, as tratativas ainda estão em fase inicial e a ideia da marca é aumentar suas operações no Brasil com foco na produção de caminhões elétricos.

A BYD chegou ao Brasil em 2014, após investir R$ 200 milhões na fábrica de Campinas (SP). Já naquele ano, a marca revelou que tinha planos de ampliar sua atuação no país e desde então vê os estados de São Paulo e Rio de Janeiro disputarem seus investimentos.

Continua após a publicidade

Embora Eduardo Paes, ex-prefeito do Rio de Janeiro, seja um dos executivos da marca atualmente, o jornal apurou que a atual crise financeira do estado fez com que a empresa chinesa se aproximasse da fábrica do ABC paulista.

Procurada por QUATRO RODAS, a BYD afirmou não ter um posicionamento oficial.

Publicidade