Chevrolet S10 terá nova geração em 2023 e será global
Picape atual ainda terá mais uma reestilização em 2020, quando deverá perder as opções de motores flex e a gasolina
A Chevrolet definiu um investimento de R$ 5 bilhões na fábrica de São José dos Campos (SP) no início deste ano.
Esse montante, de acordo com o Automotive Business, será usado para adaptar a unidade à produção das novas gerações da S10 e o SUV baseado em seu chassi – substituto do Chevrolet Trailblazer – até 2024 . Antes disso, porém, os dois modelos passarão por uma nova atualização visual.
A intenção da General Motors era criar uma nova geração do zero. Chamado de Projeto 32xx, ele vinha sendo tocado pela filial brasileira, mas foi cancelado por causa da instabilidade econômica na América Latina.
Agora, de acordo com o site Muscle Cars And Trucks, a nova geração dos modelos será desenvolvida sobre a plataforma 31xx-2. O nome leva a crer que será uma evolução da arquitetura 31xx usada pelas S10 e Trailblazer atuais e por todas as suas variações (Isuzu D-Max, Chevrolet Colorado, GMC Canyon e Holden Colorado).
Esta nova geração tem lançamento previsto para 2023 nos Estados Unidos e 2024 no Brasil, e será responsável por uma mudança estratégica: tanto a picape como o SUV serão globais.
Hoje, apesar de usarem a mesma plataforma, as Chevrolet Colorado e GMC Canyon são muito diferentes das Holden Colorado e Chevrolet S10, por exemplo. Tanto no visual como na parte técnica.
Mas não é algo tão incomum: todas as outras picapes médias já têm projeto global.
Prazo de validade
Como os Chevrolet S10 e Trailblazer mudaram pela última vez em 2016, eles ganharão mais uma atualização visual antes do lançamento da nova geração.
De acordo com o Autos Segredos, a atualização virá no final de 2020 já como modelo 2021.
Os dois modelos já estão sendo testados na Europa, mas suas principais mudanças estarão concentradas na dianteira. Pelos flagras, capô, para-choque e para-lamas serão modificados, enquanto a grade ficará ainda maior.
O mesmo site ainda aponta que S10 e Trailblazer podem perder as versões com motores flex e a gasolina, seguindo o mesmo caminho da Ranger.
A Ford se justificou dizendo que as versões flex representavam 8% das vendas da picape. Mas a versão 2.5 flex ainda representa quase um terço das vendas da S10.