Chevrolet Cruze e Tracker estão envolvidos em recall por risco de incêndio
Tampa do acumulador de pressão, ligado ao sistema start/stop, pode se soltar, causando vazamentos e até incêndios no motor
A Chevrolet está convocando os proprietários de versões do Tracker e do Cruze para um recall envolvendo a tampa do acumulador de pressão do sistema start/stop, localizado junto à transmissão do veículo.
De acordo com a fabricante, a tampa do acumulador pode se soltar, ocasionando um vazamento do fluido da transmissão automática e, em contato com superfícies quentes, gerar risco de incêndio no compartimento do motor e de “danos materiais, lesões físicas graves, ou até mesmo fatais, ao motorista e aos ocupantes do veículo”.
As unidades da Tracker convocadas para o recall são as do modelo 2018 e 2019, fabricadas entre 18 de abril de 2018 a 13 de julho de 2018. Os números de chassi envolvidos são 3GNCJ8CZ1JL370551, 3GNCJ8CZ7JL364303, 3GNCJ8CZ7KL114321, 3GNCJ8CZ9JL382088 e 3GNCJ8CZXJL419374.
No caso do Chevrolet Cruze, se trata dos modelos 2019 e 2020, fabricados entre 25 de janeiro de 2019 a 17 de setembro de 2020. Os chassis correspondentes são 8AGBN69S0KR116379, 8AGBN69S0KR129285 e 8AGBP69S0LR115032.
Em sistemas do tipo start/stop, o veículo desliga o motor automaticamente em situações como engarrafamentos e semáforos vermelhos, a fim de economizar combustível.
Para que haja pressão ideal na transmissão quando o carro seja religado, modelos com câmbio automático contam com um acumulador de pressão que garante os parâmetros ideais para o engate da primeira marcha.
Os proprietários de modelos convocados devem contatar a rede Chevrolet para agendar a inspeção e eventual troca do sistema envolvido. O primeiro contato pode ser feito no telefone 0800-702-4200 e no www.chevrolet.com.br.
O Procon ressalta que “consumidores que sofreram algum tipo de acidente poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos”.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.