Chery Tiggo 9 é SUV de luxo com 5 lugares e desenho alemão
Em sua versão mais luxuosa, o modelo deverá ser equipado com um motor 2.0 turbo de 261 cv e tração nas quatro rodas
Atual topo de linha da Chery, o Tiggo 8 está prestes a perder seu posto para um SUV ainda mais luxuoso. Tratado pelo código interno T26J, mas com provável batismo de Tiggo 9 para o mercado, o novo carro-chefe da marca foi revelado por completo nesta quinta-feira (8). Ele já havia sido apresentado, mas ainda com uma pesada camuflagem.
O modelo será lançado no primeiro semestre de 2023 na China e é um forte candidato a chegar ao Brasil logo em seguida, possivelmente posicionado acima do atual Tiggo 8 Pro híbrido. Ele será maior do que um Jeep Commander, com 4,81 metros de comprimento, mas apenas 5 lugares. Em contrapartida, uma variante menos luxuosa, a T26, poderá ter 5, 6 ou 7 lugares.
Na aparência, o T26J (ou Tiggo 9) tem traços e desenho que remetem a um segmento mais luxuoso, não por acaso buscando inspirações em modelos de luxo. A dianteira tem faróis afilados de leds matriciais, uma enorme grade com o logo da Chery iluminado e aberturas no para-choque em formato de “L”.
As laterais têm vincos marcantes nos para-lamas, na base das portas e na linha de cintura. O aplique que nasce no para-lama e invade a porta dianteira, bem como as maçanetas retráteis, nos fazem lembrar dos Land Rover. O mesmo vale para a janela espia lateral e para o caimento do teto, que busca dar ares de esportividade ao SUV. As rodas são de 20 polegadas.
A traseira tem lanternas interligadas, com iluminação que vai de um lado a outro, passando pela tampa do porta-malas. O formato e a iluminação lembram as peças do Audi Q8, o que é um elogio.
Pouco foi revelado do interior, mas é possível notar um conjunto de telas “flutuante” representando o quadro de instrumentos e a central multimídia. O volante, com o nome Chery por extenso, tem comandos sensíveis ao toque, e as saídas de ar são quadradas.
O conjunto mecânico ainda é segredo, mas poderá ser o mesmo do Exeed Yaoguang, em quem o T26J é baseado. O Exeed tem um motor 2.0 turbo de 261 cv acompanhado de um câmbio automático de oito marchas e tração nas quatro rodas.