Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Chery Tiggo 8, Ford Territory e rivais: qual SUV é maior e mais econômico?

Comparamos os atributos dos novos Chery Tiggo 8 e Ford Territory com os de seus principais rivais: Jeep Compass, VW Tiguan e Chevrolet Equinox

Por Daniel Telles
Atualizado em 25 ago 2020, 18h07 - Publicado em 25 ago 2020, 07h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • (Arte/Quatro Rodas)

    A liderança do segmento dos SUVs médios tem um líder consolidado há algum tempo. O Jeep Compass fechou 2019 como o décimo carro mais vendido do ano – foram 60.362 unidades emplacadas.

    Publicidade

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

    Publicidade

    O VW Tiguan, rival mais próximo em tamanho, terminou o ano passado com 13.074 unidades vendidas e a 46ª posição no ranking de vendas.

    Jeep Compass x VW Tiguan
    Tiguan chegou para destronar o Compass, mas ainda não conseguiu (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Justamente para aproveitar o filão onde está o Compass, a Ford lançou este mês o Territory: um SUV médio que chega importado da China, com motor 1.5 turbo de 150 cv e custando R$ 165.900 na versão de entrada e R$ 187.900 na topo de linha.

    Publicidade

    A faixa de preços mostra que o modelo quer enfrentar as versões topo de linha do Compass, além de VW Tiguan e Chevrolet Equinox.

    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Outro desafiante é o novato Caoa Chery Tiggo 8. O modelo é produzido na fábrica de Anápolis (GO) e chega às concessionárias em versão única, por R$ 168.600 (preço sem o desconto de R$ 11.700 oferecido para as primeiras unidades).

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    O maior (e mais luxuoso) dos SUVs da marca sino-brasileira vem equipado com um motor 1.6 turbo de 187 cv e 28 kgfm, acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.

    Tiggo 8 tem 4,7 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,71 m de altura (Caoa Chery/Divulgação)

    Para tentar dirimir as dúvidas e te ajudar a decidir qual o melhor SUV médio do mercado, QUATRO RODAS decidiu tirar a limpo as dimensões, motorizações, câmbios e médias de consumo dos novatos Ford Territory e Tiggo 8 e dos já experientes VW Tiguan, Chevrolet Equinox e Jeep Compass.

    Publicidade

    Por uma questão de preço utilizamos na comparação as versões Longitude a diesel do Compass (R$ 170.990), o Chevrolet Equinox Premier 2.0 turbo (R$ 162.390), e o VW Tiguan Allspace Comfortline 1.4 TSI (R$ 167.490).

    Continua após a publicidade
    Chevrolet Equinox x Jeep Compass
    Chevrolet Equinox é o mais potente, mas também o mais gastão (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    No quesito motor, o que entrega maior desempenho é 2.0 turbo do Equinox, com 262 cv e 37 kgfm. Por outro lado o modelo da GM também tem o pior consumo: 8,9 km/l na cidade e 10,3 km/l na rodovia.

    Publicidade

    O campeão no consumo é o Jeep Compass, culpa, claro, de seu motor 2.0 turbodiesel: são 11,7 km/l na cidade e ótimos 15,1 km/l no trecho rodoviário.

    Agora, quando o assunto é espaço interno, o VW Tiguan pula adiante. Os 279 cm de entre-eixos o deixam bem a frente do Chevrolet Equinox, com 272,5 cm.

    Continua após a publicidade
    Caoa Chery Tiggo 8: Capacidade do porta-malas aumenta 10 vezes (de 193 a 1.930 litros) de acordo com a posição dos bancos (Caoa Chery/Divulgação)

    Já o maior porta-malas entre os rivais, é o do Caoa Chery Tiggo 8. São 889 l de capacidade, contra 710 l do VW Tiguan – sempre sem a última fileira de bancos estar levantada.

    Confira abaixo os dados completos dos principais SUVs médios a venda no Brasil.

    Continua após a publicidade

    Modelo: Ford Territory

    Modelo: Caoa Chery Tiggo 8

    Modelo: Chevrolet Equinox Premier

    Modelo: Jeep Compass Longitude diesel

    Continua após a publicidade

    Modelo: VW Tiguan Allspace Comfortline 1.4 TSI

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.