Há chaves de carros que servem como controle remoto e aquelas que custam uma fábula. Mas há outra opção: usar seu próprio celular.
Por aqui, só BMW, Chevrolet, Mini e Volvo oferecem funções associadas a aplicativos para smartphones. Dependendo do fabricante, dá até para você acionar o motor à distância.
Cada marca oferece comodidades específicas, como acendimento de faróis, acionamento da buzina e controle do ar-condicionado. Mas também há recursos voltados à segurança.
Quer um exemplo? Se você programar o monitoramento de rota no OnStar, da Chevrolet, qualquer mudança suspeita de trajetória será notificada até a chegada ao destino.
Nos BMW, é possível visualizar imagens das câmeras do veículo no celular, enquanto os Volvo permitem consultar as últimas 40 viagens feitas, com detalhes de consumo e distância.
BMW ConnectedDrive e Mini Connected
Por meio dos aplicativo da BMW e da Mini, é possível verificar (e acionar) o travamento das portas, acender os faróis, tocar a buzina e programar o funcionamento do ar-condicionado.
Como as opções oferecidas pelas demais marcas, ConnectedDrive (e o Connected) funcionam graças a um chip de celular com pacote de dados – instalado no veículo e dedicado a isso.
Também é possível consultar as condições de trânsito em tempo real e utilizar o serviço de concierge para reservar hotéis e pedir recomendações de restaurantes, por exemplo.
Os modelos Série 2, 3, 4, 5, 6 e 7; X1, X2, X3, X4, X5, X6, a linha esportiva M, os elétricos i3 e i8 e todos os carros Mini vêm equipados de fábrica com as funcionalidades sem nenhum custo.
Chevrolet OnStar
Há três pacotes por aqui: o mais barato, Safe, custa R$ 50 por mês e dá direito a assistência na recuperação de roubo e furto, agendamento de serviços e acesso a informações do veículo.
Também dá para receber alertas caso o manobrista exceda o raio de 500 metros em relação ao estacionamento, controlar travas, luzes e buzina, dependendo do modelo.
Na intermediária Protect, que custa R$ 65 mensais, é possível fazer chamadas de emergência pelo aplicativo, monitorar rotas em tempo real e avisar a chegada ao destino.
Por fim, a opção mais cara, Exclusive, que sai por R$ 80 ao mês, acrescenta à lista de serviços uma central de concierge capaz de enviar pontos de interesse à central multimídia MyLink.
Volvo On Call
O serviço é oferecido para todos os carros da marca à venda no Brasil e é gratuito nos dois primeiros anos após a compra. Depois disso, a renovação anual é oferecida por R$ 800.
Além de permitir o controle de travas e ar-condicionado por meio do aplicativo para celular, o On Call também aciona remotamente o motor e informa a localização exata do veículo.
Também há um sistema de assistência 24 horas, suporte de emergência para caso de acidentes e alerta de colisão automática, que indica o local do veículo e presta apoio até o resgate.
Em caso de suspeita de roubo com acionamento do alarme, o proprietário é notificado por meio do aplicativo e, em caso de confirmação, é possível imobilizar o veículo à distância.