QUATRO RODAS já pilotou de tudo desde de tanque de guerra a lancha inspirada no Corvette, mas ainda não tínhamos operado uma máquina de construção, mas esse dia chegou.
O redator-chefe Paulo Campo Grande teve a experiência de pilotar uma pá carregadeira Caterpillar 980 na pista de teste da marca em Piracicaba, interior de São Paulo. Para conferir tudo o que rolou por lá basta acessar o vídeo logo acima.
Dentro da linha da Caterpillar existem três famílias de máquinas: pequenas, médias e grandes. A escolhida é uma média, apesar do tamanho, e é utilizada em construções de médio a grande porte.
Uma máquina como essa tem preço estimado de R$ 3 milhões, mas esse valor pode variar dependendo dos equipamentos escolhidos.
A unidade que pilotamos estava equipada para terrenos off-road e para transportar pedras, por isso os pneus são de uso fora de estrada e na extremidade da pá existem garras para facilitar o carregamento.
O modelo CAT 980 pode carregar até 11 toneladas por vez e é equipado com um motor a diesel de 13 litros com seis cilindros que alcança até 323 cv. A transmissão é manual de oito marchas.
O consumo de combustível é medido nessas máquinas em litros por hora de operação e esse modelo tem média de 30 litros/hora. E a capacidade do tanque de combustível é de incríveis 300 litros, nesse caso essa carregadeira tem 10 horas de autonomia.
A cabine é ampla, assim como a área envidraçada e a máquina é controlada por dois joysticks. A experiência completa você confere no nosso canal do Youtube!