Carros dos EUA estão travados na mesma rádio FM e a culpa pode ser do 5G
Bug fez com que donos de Mazda não conseguissem fazer nada na central multimídia, exceto ouvir o rádio FM na frequência de 94,9 MHz
Às margens do Pacífico e na fronteira com o Canadá, o estado americano de Washington vem lidando com uma força invisível, que intriga motoristas e radialistas há algumas semanas. O fenômeno envolve donos de carros da Mazda que relatam a mesma coisa: seus carros sintonizam a mesma rádio FM e nada pode ser feito para mudá-la.
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O fato curioso ganhou tanta repercussão que a própria rádio que “sequestrou” a central multimídia se manifestou e pediu desculpas, mesmo sem culpa aparente. Agora, uma força-tarefa busca solucionar o problema.
Nada além da 94,9 FM
Um dos primeiros a relatar o acontecido foi Scott Smith, morador de Seattle e ouvinte da KUOW, que opera na frequência de 94,9 MHz na mesma cidade. O dono de um Mazda CX-5 explicou que, ao voltar do mercado, a central multimídia do modelo 2016 estava inoperante, com exceção da KUOW.
“Eu tentei reiniciá-la e nada aconteceu. Percebi que posso ouvir à rádio, mas não mudar de estação ou usar o Bluetooth. No máximo consigo ajustar o volume”, explicou.
Como Scott gosta da programação, porém, não se incomodou: “por sorte já sou ouvinte, então está tudo bem.” Mas nem todos os “sequestrados” pela rádio pública desenvolveram essa síndrome de Estocolmo, e a KUOW começou a receber repetidas reclamações que resultaram em um comunicado curioso.
Presos no purgatório
Em seu site, a emissora relatou a história completa, com mais donos de Mazda engrossando o coro dos prejudicados. Se desculpando pelo “purgatório” no qual tais motoristas vêm vivendo, a KUOW também foi atrás de soluções.
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Como o pós-venda da marca ainda não conseguiu resolver a vida dos clientes, o jeito foi criar uma lista de espera para a eventual solução. Mas hipóteses começaram a surgir não da montadora, mas sim de quem fabrica os transmissores da estação FM.
Engarrafamento de frequências
Uma das explicações dadas tem a ver com o fim do 3G nos Estados Unidos, que já vêm expandindo as frequências do 5G e luta para delimitar a banda de cada serviço de telecomunicações.
Em paralelo à frequência FM, a KUOW também utiliza frequências do 5G para fazer uma transmissão simultânea com mais qualidade sonora, chamada de HD Radio. Simultaneamente, a maioria das centrais multimídia do mercado automotivo sequer suportam o 4G, utilizando a terceira geração da tecnologia para serviços de conectividade.
Com um congestionamento de emissões cada vez maior, somado à defasagem das centrais automotivas, apenas três fabricantes — Ferrari, Mclaren e Mitsubishi— declaram ao The Drive que, nos EUA, não haverá problemas com o fim do 3G.
Obviamente há mais investigações pendentes a fim de explicar a estranha interação dos carros da Mazda. Enquanto a força-tarefa não chega a uma solução, a 94,9 FM lida com o constrangimento com bom humor: “obrigado pela audiência?”, questionou a KUOW no comunicado.
A Mazda dos EUA havia declarado que os Mazda3, Mazda6, CX-3, CX-5 e CX-9 teriam problemas com o fim da tecnologia de terceira geração, mas ainda não se pronunciou oficialmente sobre o mistério que ocorre no noroeste do país.