Caminhão elétrico da Tesla fará estreia em dezembro entregando Pepsi
O caminhão elétrico foi anunciado em 2017 e teve atraso devido à falta de componentes; confirmação da produção veio do próprio Elon Musk
Depois do anúncio feito em 2017, finalmente o caminhão elétrico Tesla Semi vai entrar nas linhas de produção. O projeto foi adiado diversas vezes, devido a falta de componentes, mas está confirmado para esse ano e a Pepsi será a primeira empresa a receber os modelos.
O anúncio foi feito pelo próprio Elon Musk, CEO da Tesla, em sua conta no Twitter, na última quinta-feira. Em outro tuíte, Musk também confirmou que os caminhões terão mesmo 804 km de autonomia, a mesma divulgada em 2017.
Mas essa foi a única confirmação dos números do caminhão feita pela empresa. Por enquanto, seguimos com as informações divulgadas nos últimos anos. Sabemos que o Semi será impulsionado por quatro motores elétricos que devem superar os 1.000 cv de potência combinada, e que virá equipado com o sistema Autopilot, que pode guiar o veículo sozinho em estradas.
O tempo de 0 a 100 km/h é feito em 20 segundos com a capacidade máxima de 36 toneladas. Em trechos com 5% de inclinação o Semi pode manter 96 km/h contra apenas 72 km/h, em média, dos modelos a diesel.
Excited to announce start of production of Tesla Semi Truck with deliveries to @Pepsi on Dec 1st! pic.twitter.com/gq0l73iGRW
— Elon Musk (@elonmusk) October 6, 2022
Outro detalhe interessante e um dos principais responsáveis pelos seus 804 km de alcance é o coeficiente aerodinâmico, de apenas 0,36. Porém, em 2021, um modelo de testes foi visto com retrovisores tradicionais, que não existiam no projeto inicial de 2017 e que podem aumentar um pouco esse número. Naquela época a Tesla informou que as imagens seriam exibidas em telas no interior da cabine.
Já a recarga promete ser rápida, garantindo 640 km em apenas 30 minutos. Para isso, é necessário usar os “megacarregadores”, como a Tesla chama, que superam os 120 kW potência.
Semi on the track pic.twitter.com/0QCTYGbLJv
— Tesla (@Tesla) March 14, 2021
A sustentabilidade foi um dos motivos que levaram a PepsiCo a encomendar 100 caminhões lá em 2017. Atualmente, a Pepsi informa que 10% de suas emissões são causadas pelo setor de transporte.
A empresa, responsável por marcas como Pepsi e Elma Chips, será a primeira a receber os caminhões Semi, que devem começar a ser entregues no dia primeiro de dezembro, mas não se sabe quantos veículos a Tesla pretende produzir esse ano.
Cada caminhão Semi têm o custo de U$ 180.000, mas com os subsídios do governo americano esse preço deve cair para os U$ 140.000, equivalente a R$ 728.000 na cotação atual.