Clique e assine por apenas 6,90/mês

Camaro Yenko/SC retorna com 811 cv e 106,3 mkgf de torque

Cupê é equipado com motor V8 6,8 litros com compressor mecânico e terá apenas 50 unidades à venda

Por Diego Dias - 30 jan 2017, 20h21
Camaro Yenko/SC 2017 na posição 3x4 de frente
Muscle car recebeu capô de fibra de carbono com entrada de ar Divulgação/SVE

Datado de 1967, o Camaro Yenko/SC é um dos muscle cars mais icônicos já produzidos. Passados 50 anos, ele reencarna na sexta geração do Camaro ainda mais potente,  preparado pela Specialty Vehicle Engineering (SVE) nos EUA para gerar mais de 800 cv. Apenas 50 unidades serão feitas.

motor do Camaro Yenko/SC 2017
Motor V8 desenvolve 811 cv – tração apenas nas rodas traseiras Divulgação/SVE

Enquanto o Yenko/SC original tinha um V8 big block de 7,0 litros de 431 cv, o novo Camaro Yenko S/C 2017 conta com um V8 6,8 litros (LT1) dotado de compressor mecânico feito especialmente pra ele e que despeja 800 hp (o equivalente a 811 cv) e 103,6 mkgf de torque nas rodas traseiras. Esse propulsor tem virabrequim e bielas de aço forjados, bem como pistões de alumínio forjados e um novo sistema de injeção de combustível.

Camaro Yenko/SC 2017 de perfil
Rodas de 20 polegadas e faixas laterais brancas dão ar retrô ao cupê Divulgação/SVE

A preparadora SVE, que usa o nome Yenko sob licença, não revelou qual será a transmissão usada no seu pacote de preparação. Nos EUA, o Camaro é oferecido com câmbio manual de seis marchas ou automático de oito velocidades.

Camaro Yenko/SC 2017 detalhe traseira
Logotipo 800 HP deixa o aviso:  este não é um Camaro qualquer Divulgação/SVE

Visualmente, a releitura do Camaro Yenko/SC faz jus ao modelo de 1967, exibindo faixas laterais ao estilo vintage, com o nome da versão especial, e rodas de 20 polegadas calçadas com pneus Goodyear Eagle F1 Supercar 285/35 na dianteira e 305/35 na traseira.

Continua após a publicidade
Camaro Yenko/SC 2017 bancos
Bancos também são personalizados e têm a sigla SYC bordada Divulgação/SVE

O cupê traz também um capô de fibra de carbono com entrada de ar, aerofólio original pintado de preto, além do emblema “Yenko” nas laterais, na traseira, nos freios e na capa de plástico do motor. O logotipo 800 HP aparece dentro do motor e na tampa do porta-malas.

Camaro Yenko/SC 2017 detalhe
Plaqueta identifica número de série do cupê Divulgação/SVE

A cabine tem como novidade as soleiras das portas com a inscrição Yenko, a plaqueta com identificação e número da série especial e apoios de cabeça dos bancos bordados com a sigla “SYC”.

Camaro Yenko/SC 2017
Aerofólio original é pintado de preto fosco Divulgação/SVE

Construído a partir da base do Camaro SS, a versão Yenko/SC foi criada por Don Yenko em 1967. À época, tinha um V8 427 (LT2) do Corvette sob o capô. Com pouco mais de 300 unidades comercializadas, o modelo até hoje é considerado uma lenda entre os muscle cars.

Se depender do novo Camaro Yenko S/C, o Mustang Shelby Super Snake (760 cv) e o Dodge Challenger Hellcat (717 cv) não terão vida fácil no 1/4 de milha.

Publicidade