PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

BYD e Stellantis, de Fiat e Jeep, podem se tornar parceiras no nordeste

Stellantis pretende ter parceria com a BYD para fomentar a cadeia de fornecedores da indústria automobilística no nordeste do Brasil

Por Rafael Sommadossi
Atualizado em 28 ago 2023, 11h34 - Publicado em 27 ago 2023, 19h53
BYD Han e Tan Quatro Rodas 2022
Um ano após lançar seus primeiros carros no Brasil, BYD anunciou novo complexo industria na Bahia (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Stellantis, empresa que controla marcas como Fiat, Chrysler, Peugeot e Citroën, está planejando uma parceria estratégica com a BYD, fabricante chinesa de carros elétricos, no nordeste brasileiro. A intenção é criar um polo de fornecedores de autopeças no Nordeste do Brasil, fortalecendo a cadeia de suprimentos para a indústria automotiva na região.

Em entrevista recente ao jornal Valor Econômico, o presidente da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa, disse que a empresa pretende se aproximar da BYD para atrair mais fabricantes de autopeças para o Nordeste.

A BYD anunciou recentemente seus planos de implantação de uma fábrica em Camaçari, na Bahia, assumindo a fábrica que pertencia à Ford. Já a Stellantis opera fábrica em Goiana (PE) desde 2015, e já viu o número de fornecedores em Pernambuco crescer de sete para 38, com expectativa de atingir 50 em breve e chegar a 100 nos próximos cinco anos.

Antiga fábrica da Ford em Camaçari BA
Antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA) será assumida pela BYD (Reprodução/Internet)

A busca por novos parceiros levou a Stellantis a dar passos em direção à Bahia, onde negocia com um ex-fornecedor da Ford que já começou a fornecer componentes para a linha de Goiana em pequenas quantidades.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A possível parceria com a BYD é vista como uma oportunidade estratégica para ambas as montadoras. A BYD é conhecida por sua expertise em veículos elétricos e tem demonstrado sucesso em seu mercado. Ao compartilhar fornecedores com a fabricante chinesa, a Stellantis pode se beneficiar da experiência da BYD em tecnologia elétrica e acelerar o processo de eletrificação dos Jeep, Fiat e Ram fabricados em Pernambuco

BYD e Stellantis, de Fiat e Jeep, podem se tornar parceiras no nordeste
Linha de montagem do Jeep Renegade em Goiana (PE) (Divulgação/Jeep)
Continua após a publicidade

A aproximação entre a Stellantis e a BYD promete fortalecer o setor automotivo no Nordeste, estimular a economia regional e contribuir para o avanço da mobilidade sustentável no Brasil.

A expectativa é que, em breve, as duas empresas iniciem as conversas para estabelecer essa parceria estratégica que pode abrir novas possibilidades para a indústria automobilística brasileira.

É importante destacar que, até o momento, a parceria entre a Stellantis e a BYD não foi formalizada.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.