Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Brasileiro quer carros elétricos, mas preço e infraestrutura são barreiras

Pesquisa revela que brasileiros até têm interesse em carros elétricos, mas não estão dispostos a pagar tão mais caro e não ter onde carregar

Por Bruno dos Santos
Atualizado em 11 abr 2022, 10h00 - Publicado em 10 abr 2022, 09h52
carros elétricos
 (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Com o preço dos combustíveis em ritmo de aumento constante, alternativas são sempre bem-vindas. Vale tudo: de cupom de desconto em postos de gasolina até a troca por modelos mais econômicos, como carros híbridos e elétricos.

Pesquisa divulgada pela Ipsos mostra que o brasileiro está interessado e disposto a ter carros eletrificados, porém o preço, a falta de infraestrutura e o desconhecimento ainda são grandes barreiras.

A pesquisa mostra que o interesse por carros elétricos no Brasil é muito grande por diversos motivos. Para 62% dos entrevistados, o principal argumento é a redução de poluentes, seguido pela economia de recursos como gasolina e o uso energia renovável, vinda de recursos naturais (especialmente no Brasil) para 47% das pessoas ouvidas.

JAC E-JS1
JAC E-JS1 é o carro elétrico mais barato do Brasil, por R$ 179.990 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Mas a maior barreira para que o brasileiro troque seu carro a combustão por um elétrico, de acordo com a pesquisa, é o preço. Os carros elétricos mais baratos do Brasil custam pelo menos R$ 100.000 mais caro que os equivalentes a combustão. Não são acessíveis para a maior parte da população e isso foi apontado como a maior barreira para 49% dos entrevistados 

Outro fator importante que preocupa na aquisição é a falta de infraestrutura para carros elétricos, de estações de recarga. Há postos de gasolina em todo lugar, mas há poucos pontos de recarga afastados das grandes cidades e carregadores rápidos estão apenas nas principais rodovias. Isso assustou 38% dos entrevistados.

E para diferenciar híbridos e elétricos?

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid flex 2022
O Toyota Corolla Cross XRX Hybrid é um HEV (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A falta de informação também é um problema para a popularização dos elétricos, visto que 34% disseram que não conheciam os carros elétricos movidos a bateria (BEV), enquanto 40% apenas ouviu falar e somente 20% viram ou tiveram contato com esse tipo de tecnologia.

Continua após a publicidade

Quando perguntados sobre os carros híbridos (HEV), que usam motores elétricos e a combustão, 34% não conheciam, 37% disseram que já ouviram falar e apenas 22% já viram um.

Jeep Compass 4XE 2022 Brasil
Novo Jeep Compass 4XE é um PHEV (Divulgação/Jeep)

Por fim, os carros eletrificados mais desconhecidos são os híbridos plug-in (PHEV), que usam motor a combustão junto do motor elétrico alimentado por bateria tão grande que pode ser recarregada na tomada, como o novo Jeep Compass 4XE. E 44,7% dos entrevistados alegaram total desconhecimento desse tipo, 35% disseram conhecer apenas de nome e só 13% teve contato com o veículo.

A pesquisa também aponta que 32,7% dos entrevistados acham que a consolidação dos elétricos está longe de acontecer e apontam para daqui 15 anos NO Brasil. Enquanto para 21% esse é um cenário para entre 5 e 10 anos. Mas 15% dos respondentes acham que em 5 anos os elétricos serão a maior parte dos veículos. Outros 20% acham que entre 10 e 15 anos os carros estarão em meio termo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.