Branco e prata são as cores de carros preferidas em 2014

Cada uma representa 32% dos carros na América do Sul

mercado mercado

mercado (/)

Pesquisa anual realizada pela PPG Industries, líder mundial em tintas e revestimentos, mostra que o branco e o prata foram as tonalidades de carro mais populares na América do Sul em 2014.

O levantamento mostra que as duas cores respondem, cada uma, por 32% das preferências dos consumidores. Em seguida, aparecem o preto (13%), cinza (11%), vermelho (8%) e azul (2%).

O branco é a cor preferida nas categorias: SUVs (28%), minivans (52%), picapes (54%) e caminhões leves (36%). Enquanto o prata faz sucesso entre os compactos, como os carros hatches (32%), sedans (35%) e station wagons (30%) e entre os carros de médio porte (32%).

Cores podem ser importante critério para decisão de compra

A cor do carro pode influenciar tanto na depreciação do veículo, quanto no seu risco de roubo.

Em reportagem anteriormente publicada em EXAME.com, um capitão da Polícia Militar de São Paulo afirmou que carros com cores mais chamativas são evitados pelos ladrões.

Além de serem mais facilmente localizados depois de roubados, eles têm menor procura no mercado paralelo, tanto pela maior dificuldade de revenda (por serem carros que não agradam a todos os gostos), quanto pelo fato de as peças coloridas serem menos buscadas para reposição.

Por outro lado, carros com cores padrão, como branco, preto e prata, são os preferidos porque se camuflam em uma situação fuga e são mais buscados no mercado negro.

Por serem mais populares, as cores padrão também podem conferir ao carro uma facilidade maior na revenda, o que pode reduzir seu nível de depreciação.

Pelo mundo

A pesquisa da PPG também mostrou que no resultado mundial o branco é a cor preferida por 28% dos consumidores, seguido pelo preto (18%), e pelo prata e cinza, empatados em terceiro lugar (13%).

Na Europa, as cores branca (25%), preta (15%) e cinza (14%) também ficaram entre os primeiros colocados. E os tons naturais, como dourados, beges, amarelos, laranjas e marrons, são os tons preferidos de 12% dos consumidores.

O levantamento revelou ainda que, na América do Norte 10% dos carros possuem tons naturais, como dourados, beges, amarelos, laranjas e marrons, cor que têm aumentando sua popularidade nos modelos de porte médio e SUVs.

No continente, as cores vermelha, azul e os tons de verde continuam predominando entre modelos esportivos. As três tonalidades ultrapassaram o prata e o cinza entre os modelos esportivos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s