BMW recria lendário M3 GTR do Need For Speed Most Wanted
Um dos mais icônicos carros dos videogames ganha vida utilizando como modelo um ex-campeão das pistas com motor V8 de 460 cv

Quem tem até uns 35 anos, não precisaria nem ler o título para reconhecer o carro do qual estamos falando. A pintura azul e prata em um BMW M3 GTR já revela um dos mais icônicos veículos da história dos videogames.
Se você é mais velho ou muito novo e não acompanhou essa época, eu te explico. A BMW em parceria com a Eletronic Arts (EA) recriou o M3 GTR símbolo do Need For Speed Most Wanted, jogo de 2005, que era febre no Playstation 2 e nos PCs da época. O projeto é uma homenagem à franquia, que está completando 30 anos em 2024.

A série Need For Speed pode estar um tanto apagada atualmente, pois foi ofuscada por jogos mais realistas como o Gran Turismo e o Forza. Há vinte anos, porém, o que fazia sucesso eram os jogos de carro arcade, que se preocupam mais em divertir do que em ser realistas. Some isso à febre do tuning e perseguições policiais e pronto, está aí a receita para fazer um game de corrida de sucesso nos anos 2000.

O M3 em questão estampava a capa do Most Wanted. Não só isso, ele era o seu carro inicial e o motivo para todo o enredo do jogo. Logo no começo, nosso personagem é trapaceado e acaba perdendo o carro para vilão principal. Com o possante BMW em mãos, ele usa-o para se tornar o corredor mais procurado da cidade de Rockport. Nossa missão é recuperá-lo, mas para isso precisamos vencer todos os outros pilotos da chamada “Lista Negra”.
Se a história te fez sentir como uma jovem criança apaixonada por carros, então espere para ver o trabalho que BMW fez no carro real. O M3 ganhou um envelopamento idêntico ao do jogo e todo o cenário das fotografias remete às oficinas onde podíamos modificar nossos carros.

Para deixar o projeto ainda mais fiel, a BMW usou um M3 GTR de corrida, assim como no jogo, ao invés de uma das 10 unidades legalizadas para as ruas. Inclusive, o modelo escolhido foi campeão da ALMS (Amercian Le Mans Series) no ano de 2021.

Mais um fato interessante sobre o M3 GTR é que ele foi feito mirando a ALMS. Porém, havia um detalhe: a categoria era focada em modelos de produção. Isso obrigou a BMW a lançar versões de rua em apenas 12 meses.

É por esse motivo que temos apenas 10 unidades legalizadas para rua, chamadas de Straßen Version. Elas carregam o mesmo motor V8 4.0, mas ao invés de 460 cv (como o da foto), tem 350 cv. Além disso, a versão de rua também teve outras modificações como lubrificação por cárter seco e transmissão manual de seis velocidades com uma embreagem de dois discos, que substituiu a sequencial de seis marchas das pistas.

Quem quiser visitar o M3 GTR do Need For Speed Most Wanted terá que se deslocar até a Alemanha. Ele ficará exposto no centro de BMW em Munique até o dia 6 de janeiro, quando o complexo será fechado para reformas. Mas se você quiser vê-lo virtualmente, ele foi adicionado ao mais recente jogo da franquia, o Unbound, como parte da atualização Vol 9: Prepare-se para o Lockdown.