Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Gran Turismo vira filme para contar história do gamer que virou piloto

Longa abusa de clichês para contar a história Jann Mardenborough, que foi vencedor da GT Academy, projeto que transforma gamers em pilotos

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 21 ago 2023, 11h08 - Publicado em 20 ago 2023, 14h06

Estamos vivendo uma onda de adaptações dos games para o cinema ou a TV. Depois de The Last of Us virar série e o Super Mario ganhar um filme em animação, agora os fãs de carros e automobilismo poderão ver o jogo Gran Turismo nas telonas. Mas se você conhece o game sabe qual seria o maior desafio: como adaptar um jogo que não tem história?

Para isso, a inspiração veio no mundo real. Jann Mardenborough é um piloto britânico que iniciou a sua carreira como piloto nos consoles. Em 2011, ele se tornou o terceiro vencedor da GT Academy, projeto desenvolvido entre a Nissan, Playstation e a Polyphony Digital que coloca jogadores de Gran Turismo para disputar uma chance de se tornarem pilotos profissionais.

Continua após a publicidade

Isso é um breve resumo da história do piloto da vida real e uma pequena sinopse do filme, que estreia no próximo dia 24. Nas telonas, Jann é vivido por Archie Madekwe, e todo o background da sua história é real. Seu pai, Steve Mardenborough (Djimon Hounsou), por exemplo, de fato foi um jogador de futebol profissional. E é nesses aspectos reais da história e da trajetória de Jann como piloto onde o longa se torna mais interessante.

Gran Turismo: de jogador a corredor
Archie Madekwe (a esquerda) é quem interpreta Jann (Gordon Timpen/Columbia Pictures/Divulgação)

Porém, ‘Gran Turismo: de jogador a corredor‘ não é uma biografia. Logo, espere por muitos clichês para preencher a história e algumas alterações e adaptações para dar rumo ao enredo. Isso vai desde o rival playboy mimado, passando pelo mentor linha dura, mas de bom coração, até uma pitada de a Fantástica Fábrica de Chocolates, com Orlando Bloom, que interpreta Danny Moore, executivo de marketing da Nissan e idealizador da GT Academy, bancando o Willy Wonka.

Continua após a publicidade
Gran Turismo: de jogador a corredor
Orlando Bloom é Danny Moore, executivo de marketing da Nissan e idealizador da GT Academy (Gordon Timpen/Columbia Pictures/Divulgação)

Bom, mas estamos aqui para falar de carros. E nisso, o filme entrega boas cenas de corridas com Jann pilotando seu Nissan GT-R contra a Lamborghini Huracan GT3 dourado. Mas há duas coisas que atrapalham.

Continua após a publicidade

Nas duas primeiras cenas de corrida —  a primeira não é bem uma corrida, mas não vou dar spoilers —  eles adicionam muitos elementos na tela para parecer que o garoto está dentro do jogo. Isso tira um pouco a emoção, principalmente quando colocam as setas das curvas ou a câmera logo atrás do carro. Além disso, alguns efeitos são um pouco mal feitos e acabam quebrando um pouco o clima.

Gran Turismo: de jogador a corredor
David Harbour, de Stranger Things, faz o papel Jack Salter, personagem fictício que atua como chefe de equipe e mentor de Jann (Gordon Timpen/Columbia Pictures/Divulgação)

Do meio pra frente a coisa engrena, com cenas melhores durante as corridas e até um momento de clímax bem emocionante, que inclusive fez parte da história do piloto. Aliás, sugiro que você pesquise a história de Jann após o filme, isso pode melhorar a experiência e você perceberá melhor onde entrou a mão dos roteiristas para criar uma história ali. Porém, a repetição de clichês atrapalha até no ponto forte do longa.

Continua após a publicidade
Gran Turismo: de jogador a corredor
O verdadeiro Jann Mardenborough atuou como dublê do seu prórpio personagem, além de ser consultor e co-produtor do filme (Gordon Timpen/Columbia Pictures/Divulgação)

Se você gosta de carros, automobilismo e, claro, Gran Turismo, o filme é uma experiência bacana. A história não é lá grande coisa, talvez se fosse uma biografia seria mais interessante para conhecermos a história do piloto Jann. Como trata-se de ficção, o enredo entrega o básico e foca nas cenas de mais ação. 

Gran Turismo: de jogador a corredor
O Nissan GT-R é o carro que mais aparece no filme, mas não é o único (Gordon Timpen/Columbia Pictures/Divulgação)

Caso você não conheça nada sobre Gran Turismo, o filme não é o caminho certo para começar. E se você já é fã da série, provavelmente, se divertirá mais se passar duas horas jogando o simulador. Mas não é uma obra de se desprezar, vale a pena dar uma chance sem grandes expectativas.

Compartilhe essa matéria via:
Gran Turismo: de jogador a corredor
(Gordon Timpen/Columbia Pictures/Divulgação)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.