BMW X3 elétrico chega ao Brasil só 9% mais caro que versão 2.0 nacional
BMW iX3 é importado da China e praticamente igual ao X3 nacional não apenas na aparência, mas na performance e no preço
A BMW acaba de iniciar a pré-venda do iX3, versão 100% elétrica do SUV X3 O utilitário será importado da China em versão única com visual esportivado, complementando as versões nacionais, a gasolina e fabricadas em Araquari (SC).
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
O BMW iX3 M Sport será versão única do modelo elétrico, que se junta ao iX e i3 na linha de elétricos da marca no Brasil. Como sugere o batismo, essa versão trará elementos de apelo esportivo que incluem a falsa grade em tons de preto, pequenas alterações no para-choque dianteiro e rodas de aro 19’’ com mais atenção à aerodinâmica de seu desenho.
Também chama atenção o preço da pré-venda do iX3, que já ocorre em toda a rede BMW do Brasil. O SUV elétrico custa R$ 475.950; o que é, obviamente, muito mas representa um acréscimo de apenas 9% em relação ao BMW X3 M Sport — 2.0 de 292 cv e produção nacional —, tabelado em R$ 436.950.
É uma diferença muito mais sutil do que experimentada, por exemplo, pelo Jeep Compass 4xe (híbrido) e o Renault Kwid E-Tech (elétrico); detalhe que pode estar ligado ao fato do conjunto motor-baterias ter seu preço diluído à medida que o produto encarece.
Performance
O BMW iX3 conta com motor elétrico de ímãs permanentes, localizado no eixo traseiro. Com 286 cv e 40,8 kgfm, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 6,8s, com máxima de 180 km/h (limitada eletronicamente). Com 80 kWh, o conjunto de baterias do carro garante até 460 km de autonomia (em ciclo WLTP).
Em pontos de recarga de 150 kW, cerca de 100 km de autonomia são acrescentados a cada 10 minutos na tomada. Em carregadores dessa potência, é possível levar o carro de 10% a 80% em 32 minutos. Quem quiser carregá-lo em casa ou em algum endereço particular pode aproveitar os dois pontos de recarga cedidos em cortesia da BMW. Segundo a fabricante alemã, uma dessas tomadas de 11 kWh pode levar o iX3 de 0% a 100% em cerca de 7h.
Interior
Por dentro, o BMW iX3 é quase idêntico à versão nacional. Há duas telas de 12,3’’ que servem com quadro de instrumentos e multimídia, banco de couro em nove configurações e ar-condicionado digital com três zonas.
Os ocupantes têm a disposição internet embarcada, sistema de som da Harman Kardon com 16 alto-falantes e comando de funções do carro via smartphone. Os itens de segurança do modelo incluem automação veicular de nível 2 (com sistema voltado a desatenção em trajetos longos) e quatro câmeras que funcionam como um circuito de segurança do veículo.