Promessa é dívida e com o lançamento do BMW i4, o grupo BMW cumpre a meta estabelecida no ano passado de lançar cinco modelos totalmente elétricos. Ele se junta aos ‘irmãos’ i3, iX e iX3 e também ao Mini Cooper S E e sua venda já começou em nosso mercado.
QUATRO RODAS acompanhou o lançamento oficial do modelo, que aconteceu no EUA e por lá já tivemos as primeiras experiências ao volante do sedã. O que mais se destacou foi que a Motorsport conseguiu deixar sua pilotagem semelhante ao dos demais esportivos da divisão de desempenho da BMW. A propósito, o i4 M50, versão mais esportiva do modelo, foi o primeiro elétrico que ganhou uma preparação especial da M.
Por falar em versões, o i4 chega ao Brasil nas mesmas duas variantes que saíram para os EUA. Além da M50, com dois motores, 544 cv e 81 kgfm, também há a eDrive40 de 340 cv e 43,84 kgfm e apenas um motor.
As duas compartilham a mesma bateria de 80,7 kWh, mas uma foca no desempenho e a outra na autonomia. Com seu conjunto a M50 faz de 0 a 100 km/h em 3,9 s, cerca de 2,2 s mais rápida que a eDrive40.
No quesito alcance a situação se inverte, com eDrive40 atingindo até 590 km de autonomia, enquanto a M50 pode andar até 510 km com apenas uma carga, de acordo com a BMW. Mas, nos dois casos, a marca promete uma recarga rápida, indo de 0 a 80% em apenas 19 minutos, quando utilizando um carregador com potência de 350 kW.
De brinde, a BMW oferece duas opções de carregadores: BMW Wallbox Essential com capacidade máxima de carga de 22kW e um Flexible Fast Charger. O segundo tem conector de 3 pinos com potência de 1.8 kW, mas pode chegar aos 11 kW com opções de conectores disponíveis no mercado.
Em relação ao design, o modelo não muda muito em relação ao Série 4, sua contraparte a combustão. Com rodas de 19’’, as principais diferenças dizem respeito à motorização elétrica do i4, que dispensa uma grade aberta ou saídas de escape.
Por dentro, a história é outra e o i4 se diferencia pela sua grande tela integrada e curva, que estreia o novo Sistema Operacional 8 da BMW. O painel de instrumentos tem 12,3’’ de display, enquanto a central multimídia tem 14,9’’ e oferece conectividade com Android Auto e Apple CarPlay,
Entre os equipamentos, o i4 vem de fábrica com faróis full LED, ar-condicionado de três zonas, sistema de som é da renomada Harman Kardon com 17 alto-falantes e 464W de potência, conexão com Amazon Alexa e casas inteligentes e o BMW Comfort Access 2.0, que permite abrir e trancar as portas por proximidade, além da abertura do porta-malas ao aproximar os pés ao para-choque traseiro. O modelo também está pronto para a conectividade 5G e receberá atualizações pelo ar.
O Driving Assistant Professional oferece diversos sistemas de segurança e assistência de direção, como assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, leitura de placas de velocidade, assistente de estacionamento e alerta de colisão frontal.
Já a venda no Brasil, a versão de entrada eDrive40 está custando R$ 496.950, enquanto a M50 começará a ser vendida “em breve” com preço de R$ 596.950. Apesar do preço, ele estreia mais barato do que outros rivais de luxo elétricos como o Mercedes EQB (R$ 502.900) e os sedãs Mercedes EQS (R$ 1,4 milhão) Porsche Taycan Turbo S (R$ 1,079 milhão) e Audi e-Tron Sportback S (R$ 827.990).