Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

BMW C 650 GT e C 600 Sport

Apresentados na edição passada como conceitos, modelos chegam às ruas em 2012

Por Marcelo Brettas Atualizado em 9 nov 2016, 11h54 - Publicado em 8 nov 2011, 13h27
BMW C 600 Sport

O Eicma, Salão de Milão, o mais importante evento da indústria motociclística mundial, apresenta nessa semana as novidades que estarão nas ruas e estradas em 2012. Entre elas o maxi scooter da BMW, apresentado na edição passada como conceito e que agora chega como produto real, equipado com um motor biciclindrico de 647 cc que desenvolve 60 cv de potência a 7500 rpm e torque de 6,7 mkgf a 6000 rpm.

Com o objetivo de baixar o centro de gravidade a bancada dos cilindros é inclinada a 70º à frente. O motor tem quatro válvulas por cilindro e injeção eletrônica com corpo de borboletas de 38 mm, a taxa de compressão é de 11,6:1. O cárter seco conta com duas bombas de óleo e a refrigeração é líquida. A transmissão é por câmbio CVT e a corrente de transmissão banhada a óleo permitirá maior duração do sistema. O facão é coaxial ao eixo da transmissão e sua função é garantir a tensão constante da corrente e diminuir o tempo de reação da transmissão. O chassi é de dupla viga em alumínio preso por parafusos, o que segundo a fábrica aumentou a rigidez do conjunto. A suspensão traseira é monobraço (também em alumínio) e o único amortecedor – regulável na pré-carga da mola – é montado assimetricamente na horizontal; já na dianteira as bengalas são de 40 mm invertidas. As rodas têm aro 15 polegadas e os pneus vêm nas medidas 120/70 na frente e 160/60 atrás. Nos freios, assitidos pelo sistema ABS (Bosch), dois discos de 270 mm com cáliper de dois pistões na dianteira e disco simples com cáliper também de dois pistões. O freio de estacionamento é acionado automaticamente ao abrir o descanso lateral do maxi scooter.

Esteticamente as duas versões são diferentes, a GT tem carenagem maior e mais larga visando o conforto, as linhas do Sport são mais esguias para privilegiar a esportividade, alguns detahes como os faróis, piscas e estribos do garupa também são diferentes. O peso é de 248 kg para o C 600 Sport e 258 kg para a versão GT.

Continua após a publicidade

Publicidade