Bloodhound SSC, que promete chegar a 1.609 km/h, é revelado
Movido por uma turbina de avião, carro desenvolve 135 mil cv
Ele mais parece um foguete, mas, na verdade, é o novo candidato a quebrar o recorde de velocidade entre os carros. Nesta sexta-feira (25), o Bloodhound SSC foi apresentado oficialmente, com um visual espantoso e a promessa de bater a marca de 1.000 milhas por hora (1.609 km/h) em 2017.
O tamanho do SSC é o primeiro detalhe que comove. São 13,5 metros de comprimento, muito maior do que qualquer carro de passeio convencional. Neste primeiro momento, um dos lados do modelo está exposto em sua versão final, com os painéis instalados, rodas e pneus, enquanto o outro pode ser visto “pelado”.
Naturalmente, uma estrutura tão gigantesca não poderia contar com uma motorização convencional. O modelo é equipado com uma turbina de avião da Rolls-Royce, a qual é alimentada com combustível por um motor 5.0 V8 sobrealimentado da Jaguar. Em termos práticos, o SSC desenvolve absurdos 135 mil cavalos de potência.
É difícil pensar nesses dados projetados para a vida real, mas tente conceber que o Bloodhound SSC será capaz de acelerar até os sonhados 1.609 km/h em 55 segundos. Além disso, poderá percorrer uma milha (1,6 quilômetros) em 3,5 segundos. Todo o percurso (partida, chegada a 1.609 km/h, parada) levará apenas dois minutos.
Ainda levará algum tempo para que a Bloodhound arrisque a obtenção de tal marca. Na projeção do time, a tentativa só deve acontecer em 2017. Antes disso, no primeiro semestre de 2016, o carro-foguete fará um teste em Newquay (Reino Unido), no qual deverá alcançar apenas 200 milhas por hora (322 km/h). Depois, em agosto, tentará quebrar o atual recorde, de 1.228 km/h, num deserto sul-africano.
VEJA MAIS– Escocês quebra recorde de velocidade com propulsão humana– Bugatti Veyron Super Sport recupera recorde de velocidade