Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Bentley voltará a fabricar carro campeão de Le Mans dos anos 1930

O Bentley Speed Six revolucionou os esportivos no início do século 20 e ganhará série limitada feita exatamente como eram

Por João Vitor Ferreira
26 jun 2022, 09h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Imagine poder dirigir um zero quilômetro dos anos 30. Melhor ainda, um esportivo campeão de Le Mans de mais de 90 anos. Pois é, agora você vai poder. A Bentley vai ressuscitar o Speed Six, mais precisamente a versão de 1929 e 1930. Esse esportivo foi feito sob os moldes do Bentley 6,5 Liter, de 1926, e se destacou no mundo do automobilismo por ganhar duas vezes as 24 horas de Le Mans.

    Publicidade

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    Publicidade

    Além de vencer duas vezes uma das corridas mais importantes do mundo, foi dominante. Em 1929, o Speed Six pilotado por Henry “Tim” Birkin liderou a prova do início ao fim, alcançando incríveis – para época – 133 km/h de velocidade média e percorrendo uma distância total na corrida de 2.843 quilômetros. Um recorde que demorou quase trinta anos para ser batido.

    bENTLEY sPEED SIX remake frontal
    (Divulgação/Bentley)

    Outra coisa que agradava no Speed Six era seu conforto. Antes, desempenho e comodidade não eram coisas que andavam lado a lado nos carros. Mas o fato do esportivo ter seu chassi baseado em um carro de passeio permitiu que ele tivesse rodar mais suave que os concorrentes.

    Publicidade
    bENTLEY sPEED SIX remake traseira
    (Divulgação/Bentley)

    Inclusive, ele era oferecido em mais de uma opção de chassi. As versões do Speed Six utilizadas nas corridas, por exemplo, tinham o chassi mais curto da família, com 3,35 m. Mas durante seus dois anos de produção (entre 1928 e 1930), ele também foi vendido em versões com 3,5 m, 3,56 m e 3,87 m.

    Continua após a publicidade
    bENTLEY sPEED SIX remake em movimento
    (Divulgação/Bentley)

    Claro que sua fama não ficou só por conta da estrutura. O motor seis cilindros de 6,5 litros era uma versão remodelada do modelo em que se baseava, com dois carburadores e taxa de compressão de 5,3:1, baixíssima para os padrões atuais. O resultado era a entrega de cerca de 40 cv a mais do que o 6,5 Liter, totalizando 182 cv.

    Publicidade

    O mais incrível é que a Bentley garante que a versão do século 21 será extremamente fiel ao clássico. Terá o mesmo tipo de motor e a mesma arquitetura de carroceria, o que fará você voltar no tempo dirigindo esse “novo-velho” esportivo, que podia – ou poderá – beirar os 200 km/h de velocidade máxima.

    bENTLEY sPEED SIX remake tres quartos
    (Divulgação/Bentley)

    Para manter a fidelidade, a Mulliner, divisão de projetos especiais da Bentley, usará como molde dois Speed Six clássicos, um de 1929 e outro de 1930. O mais antigo faz parte da coleção Heritage da Bentley e é um modelo com carroceria de quatro lugares, conhecido como “Vanden Plas”. Esse, será usado, principalmente, para adquirir dados do motor l-6, de forma que seu desempenho e manuseio sejam iguais, ou até melhores, que os originais.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Já o de 1930 é um legítimo campeão, que venceu Le Mans naquele ano e ficou conhecido como “Velho Número Três”. Além dos modelos, a empresa também usará um projeto 3D assistido por computador (CAD), que utiliza a planta original do Speed Six como referência.

    Publicidade
    bENTLEY sPEED SIX remake interior
    (Divulgação/Bentley)

    No passado, apenas 182 exemplares foram construídos pela Bentley, em sua fábrica no norte de Londres, e a nova coleção adicionará mais 12 exemplares à família. O Speed Six “Zero” de 2022 ficará exposto na Bentley, junto de outro clássico refeito, o Bower, também de 1929.

    Compartilhe essa matéria via:

    Cada um dos “remakes” saíra por um total de U$ 1.838.873, aproximadamente R$ 9,6 milhões na cotação atual. Mas não ache que você irá conseguir comprá-lo por esse valor. Todos os exemplares já estão pré-reservados, ou seja, é provável que em uma revenda seu preço seja ainda maior.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.