Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Audi SQ8 e-tron estreia em dezembro com 503 cv e maior torque da linha

Versão esportiva do Q8 elétrico custará R$ 834.999 e terá o maior torque entre todos os carros da Audi vendidos no Brasil

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 16 jan 2024, 19h26 - Publicado em 16 jan 2024, 19h22

Ano passado o Audi e-tron reestreou no Brasil de cara e nome novo. Como todo elétrico da montadora ganhava o sobrenome “e-tron”, não fazia sentido manter um modelo apenas com esse nome, a solução foi achar uma família para ele se encaixar. E assim o SUV virou Q8 e-tron.

 Agora, a mais nova versão que estreia no Brasil este ano adiciona mais uma letra ao nome, virando SQ8 e-tron. Como podem imaginar, o S vem de Sport um belo aumento de potência. Mas no visual, as coisas não mudam muito, seguindo quase à risca o que vemos no Q8 e-tron comum.

Audi SQ8 E-TRON
(Divulgação/Audi)

Os faróis pontiagudos e agressivos são voltados para o meio da grade. O logo tem coloração fosca e é adornado por uma fina linha de LED na parte superior. A carroceria sportback ajuda a dar uma cara mais esportiva ao SUV e um detalhe interessante é que ela termina em um pequeno aerofólio na ponta do porta-malas. Outros destaques da traseira são o grande difusor e as luzes interligadas, enquanto na lateral vale ressaltar as rodas de 22’’ e as pinças de freio, que podem ser vermelhas ou pretas.

Há ainda diversas opções de personalização. O comprador pode optar pelos pacotes cromado ou Black, que adicionam frisos e alteram a coloração da grade e dos logos. Sem custo nenhum, o cliente pode optar por retrovisores com capa preta, de alumínio ou então na cor do veículo. Mas se quiser algo mais moderno e tecnológico, é possível substituir os espelhos por câmeras pelo valor de R$ 15.000.

 

Mas o principal mesmo está no trem de força. Diferente da versão padrão, o SQ8 ganha um motor a mais, totalizando três: dois traseiros e um dianteiro. Combinados, eles entregam 503 cv e 92,08 kgfm, sendo o maior torque que você vai encontrar em toda a linha Audi do Brasil. A tração integral é a já conhecida quattro, que se adapta de forma automática às irregularidades dos diferentes tipos de piso.

A bateria também é nova. De acordo com a Audi, sua capacidade é 20% maior que do Q8 e-tron, subindo de 92 kWh para 114 kWh. O problema é que a autonomia não é tão grande, sendo de 296 km pelo ciclo do Inmetro. Em nossos testes, a versão básica teve alcance máximo de 439 km. Já a capacidade de carregamento continua sendo de 170 kWh, o que mantém o tempo de carregamento de 10% a 80% na casa dos 31 minutos.

Continua após a publicidade
Audi SQ8 E-TRON
(Divulgação/Audi)

A menor autonomia é explicada pelo melhor desempenho. O SQ8 vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos, contra 5,9 do Q8. Já a velocidade máxima é de 210 km/h, 10 km/h mais rápido que o modelo de entrada.


Por dentro, o SQ8 recebe isolamento acústico aprimorado e três opções de cores para o acabamento em couro: cinza, preto ou vermelho Bordeaux, todos com costura cinza. De fábrica, o painel recebe uma faixa de fibra de carbono, que pode ser substituída pelo acabamento em cinza ou alumínio.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 

De série, ele vem equipado com controle de cruzeiro adaptativo (ACC); aviso de saída de faixa, câmera 360° com sistema Parking Assist Plus, Faróis digital Matrix LED com setas dinâmicas e projeções, head-up display, e Audi Side Assist, composto por monitor de ponto cego e monitor de tráfego reverso. Para aumentar a segurança, há também o exit warning,  que identifica a aproximação de algum objeto nas laterais do veículo e atrasa a abertura das portas para evitar acidentes.

Continua após a publicidade

Há também ar-condicionado de quatro zonas, bancos dianteiros esportivos, sistema de som Bang & Olufsen 3D com 16 alto-falantes e 705 Watts de potência, teto solar panorâmico, portas de carregamento nos dois lados do veículo, volante base reta multifuncional em couro com regulagem elétrica, fechamento das portas servo-assistido, soleiras iluminadas e pedais em aço inoxidável.

Audi SQ8 E-TRON
(Divulgação/Audi)

Disponível nas cores Cinza Imã, Azul Ultra, Cinza Cronos, Branco Geleira, Preto Mito, Azul Plasma, Vermelho Soneira e Cinza Daytona, o SQ8 e-Tron só chegará às concessionárias em dezembro, custando a partir de R$ 834.99.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.