Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Audi planeja sistema quattro elétrico

Nova tecnologia inclui eixo com acionamento elétrico e rodas de liga leve especiais aerodinâmicas

Por redação Atualizado em 9 nov 2016, 13h03 - Publicado em 9 fev 2014, 14h31
fabricantes

Alguns dos planos futuros da Audi foram revelados em novas patentes técnicas registradas. As novas tecnologias da fabricante alemã incluem motor elétrico integrado ao sistema quattro e rodas de liga leve especiais aerodinâmicas, que podem entrar em produção nos próximos anos.

A primeira patente refere-se às rodas de liga leve especiais. Elas contam com abas articuladas entre os raios, que se movem radialmente assim que a roda acelera, criando uma cobertura totalmente plana na roda.

De acordo com a Audi, rodas totalmente fechadas não apenas suavizam o fluxo de ar em alta velocidade, como também ajudam a melhorar a performance aerodinâmica geral do carro, graças a mudanças na pressão do ar sob o carro.

À medida que o veículo fica mais lento, as abas das rodas se abrem novamente. Um ponto importante sobre essa tecnologia é que as abas também são sensíveis à temperatura, para que possam abrir se as superfícies de frenagem se tornem muito quentes.

A segunda patente parece mostrar a nova geração de um sistema de tração integral da Audi que usa um eixo traseiro com acionamento elétrico. Este é um progresso lógico para o sistema quattro tradicional, combinando a tração nas quatro rodas e o motor elétrico no eixo.

Mesmo que esta nova proposta para o sistema quattro seja projetada principalmente para trazer uma transmissão híbrida em um sistema 4×4, também pode resultar num sistema de tração integral mais inteligente e com uma reação ainda mais rápida.

Continua após a publicidade

Publicidade