Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Audi mostra novo sistema biturbo

Tecnologia usa um compressor normal e outro elétrico

Por Márcio Murta Atualizado em 9 nov 2016, 12h04 - Publicado em 21 set 2012, 11h13
tecnologia

Após ter revelado o A3 Sportback e a versão esportiva do hatch, o S3, a Audi revelou uma nova tecnologia biturbo voltada, inicialmente, para seu motor 3.0 V6 diesel (TDI). O sistema utiliza uma turbina normal (que usa os gases do escape para ativar o compressor, que pressurizará o ar na admissão), além de um novo compressor elétrico, cuja função é melhorar a entrada de ar no motor em baixas rotações — justamente no momento em que o turbo convencional é menos eficiente.

Enquanto a turbina normal fica posicionada antes do intercooler, para que o ar pressurizado possa ser resfriado, o compressor elétrico é instalado após o resfriador. De acordo com a Audi, o componente movido a energia elétrica pode atingir altíssimas rotações em um espaço de tempo reduzindo, sanando a falta de força no momento em que o motor se encontra em baixas revoluções.

auditext210912.jpg

Quando o turbo normal atinge o seu pico de eficiência, uma válvula na saída do intercooler muda sua posição, passando a direcionar a entrada de ar diretamente para dentro do motor, inibindo o funcionamento do componente elétrico. Apesar de falar sobre a eficiência do sistema, a empresa alemã, no entanto, não divulgou as informações do novo propulsor — atualmente, ele gera 313 cv e 66,3 mkgf de torque.

Continua após a publicidade

Publicidade