Audi e Porsche estarão na Fórmula 1 em 2026, diz CEO da Volkswagen
As duas marcas de luxo estão confirmadas pra temporada de 2026. A Porsche deve se juntar a Red Bull e a Audi poderia até comprar a McLaren
Audi e Porsche vão entrar Fórmula 1 a partir de 2026. O CEO da Volkswagen, Herbert Diess, afirmou que as montadoras de luxo que fazem parte do conglomerado alemão devem desenvolver projetos em parceria com escuderias que já fazem parte da maior categoria do automobilismo mundial.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Em uma live realizada no canal do Grupo Volkswagen, o executivo não forneceu detalhes sobre a negociação, mas deixou claro que o projeto em torno da Porsche está mais avançado.
Há conversas para que a marca desenvolva uma colaboração junto à Red Bull, com quem a montadora de Zuffenhausen já trabalha no Mundial de Rali (WRC). A Alpha Tauri, equipe secundária do time austríaco, também pode ser contemplada.
Já a Audi pode adotar outra estratégia. Há rumores de que a fabricante estaria pronta para fazer uma proposta de 500 milhões de euros (cerca de R$ 26,4 bilhões, em conversão direta) para adquirir as operações da McLaren.
Seja como for, a entrada da dupla alemã na F1 só pode ocorrer daqui a quatro anos, quando acontece uma “janela de tecnologia”. O termo utilizado pelo chefão da VW tem a ver com as novas regras para desenvolvimento de motores. A resolução ainda está em desenvolvimento, mas deve ter como princípio uma troca de sistemas de baterias elétricas. Sairá de cena o MGU-H, para dar lugar ao MGU-K, tido como mais eficiente.
Ainda segundo Diess, a entrada das marcas do Grupo Volkswagen na F1 tem apelo no marketing e no bolso. A competição teve aumento de audiência, especialmente nos Estados Unidos, e já é vista como rentável. Por outro lado, pode haver uma diminuição na participação em outras categorias.
As duas já participaram da F1
Tanto Audi, quanto Porsche já tiveram participações na Fórmula 1. A marca das argolas foi mais tímida. Junto a outras três marcas alemãs, formaram a Auto Union, que disputou corridas na década de 1930 e faturou o título da temporada 1936. O grupo foi comprado nos anos 1960 pela Volkswagen e deixou as pistas.
Já a Porsche teve um envolvimento mais duradouro com a F1. A participação da marca começou em 1957 e foi paralisada em 1962. Houve um retorno na década de 1980, em uma parceria com a McLaren que rendeu dois títulos de construtores. A despedida da categoria veio em 1991, quando a montadora forneceu motores para o time Footwork.