Audi A4 e A5 híbridos estreiam no Brasil com menos potência e motor de 12V
Novo sistema híbrido leve terá a mesma potência em todas as versões dos dois modelos
Os sedan Audi A4 e o cupê A5 Sportback chegaram na linha 2022 com novo sistema híbrido leve e com sua potência nivelada. Desde a versão mais básica até a nova topo de linha, S Line, a potência será exatamente a mesma, assim como o torque. O catálogo também ficou mais enxuto.
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O Audi A4, por exemplo, era oferecido nas versões Prestige, Prestige Plus e Performance Black. Na nova linha, a versão mais básica se manteve, a intermediária foi extinta e a topo de linha deu lugar à nova versão S Line. Quanto ao A5, que antes era oferecido nas versões Prestige Plus e Performance Black, agora só terá a variante S Line.
O que há de tão diferente é o motor 2.0 TFSI que agora tem umsistema híbrido leve dos mais simples, com um alternador de correia (BAS) conectado a um sistema elétrico primário de 12 volts, com bateria de íons de lítio. Agora, ao se deslocar em velocidade estável entre os 55 e 160 km/h, o motor a combustão pode ser totalmente desligado e o carro seguir apenas em modo elétrico, como informa a Audi. Além disso, o sistema start-stop começa a atuar a partir dos 22 km/h.
As mudanças também refletiram em um ajuste na potência. Agora todas as versões dos Audi A4 e A5 têm 204 cv. No ano-modelo 2021, as variantes mais básicas tinham 190 cv e a topo de linha Performance Black chegava aos 249 cv.
O torque do novo motor é de 32,6 kgfm entre 1.450 e 4.475 rpm, mesma força das versões básicas e cerca de 5 kgfm mais fraco que a topo de linha do ano passado. A transmissão é sempre o S Tronic automática de sete marchas.
De acordo com a Audi, o A4 e o A5 têm o mesmo desempenho, com velocidade máxima limitada de 210 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.
No design a principal — mas ainda assim modesta — mudança está na nova grade Single Frame, como batizou a Audi. Basicamente, nos dois modelos, seu formato e estilo se mantiveram inalterados, ficando só um pouco mais larga.
Os faróis de LED são padrão e, assim como as lanternas, eles repetem a mesma assinatura de quatro riscos e um “L”, que no A4 é invertido, na parte superior. As rodas de liga leve ganharam novo design e são aro 18’’ na variante de entrada e 19’’ na S Line do A4 e A5.
O cliente pode também optar pelo pacote “Black Package”, que acrescenta detalhes do exterior, revestimento do teto e retrovisor externo tudo em preto. O pacote está disponível para os dois modelos, mas no A4 ele inclui também novas rodas.
No caso do A5, ainda houve leves mudanças na traseira. As lanternas ganharam nova assinatura e setas dinâmicas, enquanto as ponteiras do escape são em forma de trapézio.
Na tecnologia, o A4 Prestige é o que carece um pouco mais de equipamentos. Sua lista é composta pela a tecnologia keyless go, entradas USB para os passageiros do banco traseiro, volante em couro multifuncional com borboletas para troca de marchas, pacote de luzes ambientes, câmera de ré e sistema de monitoramento da pressão de pneus. Seu único opcional é o teto solar elétrico.
Enquanto as versões S Line acrescentam ar-condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros esportivos e eletricamente ajustáveis, controle de cruzeiro adaptativo, teto solar elétrico, kit exterior S Line, aviso de saída de faixa, faróis Full LED e rádio MMI plus com sistema de navegação. No A5 adicionam-se também os faróis Matrix (opcionais no A4 S Line) e o teto solar panorâmico.
Os modelos chegam às concessionárias no começo de abril. O preço do A4 começa em R$ 294.990 na versão Prestige e chega aos R$ 317.990 na topo de linha. Mais caro, o A5 S Line terá preços a partir de R$ 351.990.