Aston Martin V12 Vantage já estreia se despedindo do motor de 700 cv
Versão mais potente do superesportivo já está esgotada e é o último lançamento da Aston Martin com o motor V12 5.3
A Aston Martin tem mais tradição com os motores V8, mas faz mais de 20 anos que seus esportivos mais caros têm motores V12. Infelizmente, porém, isso terá um fim: este Aston Martin V12 Vantage está sendo lançado com tom de despedida, como o último carro da marca com motor V12.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Enquanto os demais Vantage estão equipados com motor da Mercedes-AMG, um V8 4.0 biturbo, este usa um V12 5.2 biturbo desenvolvido pela própria Aston Martin e que já equipou os antigos DB11 e DBS.
Por sinal, o DBS tem versões com até 725 cv. O V12 Vantage, porém, chega aos 700 cv e 76,8 kgfm. É uma boa vantagem na comparação com os 510 cv e 69,8 kgfm do V8 biturbo. O câmbio é um automático de oito marchas da ZF, que foi calibrado especificamente para o V12, assim como a direção. O esportivo ainda recebeu um diferencial traseiro com deslizamento limitado.
A carroceria também tem diferenças. No V12 Vantage, os para-lamas dianteiros, para-choques, capô e soleiras são feitos de fibra de carbono, enquanto o para-choque traseiro é feito de um material compósito leve. Há, também, reforços estruturais que aumentaram a rigidez da carroceria em 8%.
Para resfriar o motor maior, a área da entrada de ar frontal foi aumentada em 25%. O novo body kit aerodinâmico gera downforce equivalente a 204 kg (na velocidade máxima). No entanto, é possível dispensar a asa traseira ao fazer o pedido.
As bitolas foram aumentadas em 4 cm, a suspensão adaptativa tem novo acerto com e a rigidez das molas foi aumentada em 50% maior na dianteira e 40% na traseira. Ainda entra na conta uma barra estabilizadora dianteira 5% mais rígida e uma traseira 40% mais flexível.
Freios carbono-cerâmicos, 23 kg mais leves, também foram escalados para a missão de domar esse esportivo. A preocupação com peso é tanta que o V12 Vantage tem bateria de 12V mais compacta e sistema de escape aliviado em 7,2 kg. Mesmo assim, registra 1.795 kg na balança ou 110 kg a mais que o V8.
Não é à toa que a vantagem (perdão pelo trocadilho) do motor maior seja tão pequena: leva o Aston Martin aos 100 km/h em 3,5 s contra os 3,6 s do V8. A velocidade máxima é de 322 km/h contra 314 km/h. Isso não o impediu de esgotar rapidamente: todos os 333 Aston Martin V12 Vantage que serão produzidos foram vendidos logo após o anúncio em dezembro passado.