Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Aston Martin V12 Vantage já estreia se despedindo do motor de 700 cv

Versão mais potente do superesportivo já está esgotada e é o último lançamento da Aston Martin com o motor V12 5.3

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 mar 2022, 11h27 - Publicado em 16 mar 2022, 11h27
Aston-Martin-V12-Vantage
 (Divulgação/Aston Martin)
Continua após publicidade

A Aston Martin tem mais tradição com os motores V8, mas faz mais de 20 anos que seus esportivos mais caros têm motores V12. Infelizmente, porém, isso terá um fim: este Aston Martin V12 Vantage está sendo lançado com tom de despedida, como o último carro da marca com motor V12.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Enquanto os demais Vantage estão equipados com motor da Mercedes-AMG, um V8 4.0 biturbo, este usa um V12 5.2 biturbo desenvolvido pela própria Aston Martin e que já equipou os antigos DB11 e DBS.

Aston-Martin-V12-Vantage
(Divulgação/Aston Martin)

Por sinal, o DBS tem versões com até 725 cv. O V12 Vantage, porém, chega aos 700 cv e 76,8 kgfm. É uma boa vantagem na comparação com os 510 cv e 69,8 kgfm do V8 biturbo. O câmbio é um automático de oito marchas da ZF, que foi calibrado especificamente para o V12, assim como a direção. O esportivo ainda recebeu um diferencial traseiro com deslizamento limitado.

Aston-Martin-V12-Vantage
(Divulgação/Aston Martin)
Continua após a publicidade

A carroceria também tem diferenças. No V12 Vantage, os para-lamas dianteiros, para-choques, capô e soleiras são feitos de fibra de carbono, enquanto o para-choque traseiro é feito de um material compósito leve. Há, também, reforços estruturais que aumentaram a rigidez da carroceria em 8%.

Compartilhe essa matéria via:
Aston-Martin-V12-Vantage
(Divulgação/Aston Martin)

Para resfriar o motor maior, a área da entrada de ar frontal foi aumentada em 25%. O novo body kit aerodinâmico gera downforce equivalente a 204 kg (na velocidade máxima). No entanto, é possível dispensar a asa traseira ao fazer o pedido.

Continua após a publicidade
Aston-Martin-V12-Vantage
(Divulgação/Aston Martin)

As bitolas foram aumentadas em 4 cm, a suspensão adaptativa tem novo acerto com e a rigidez das molas foi aumentada em 50% maior na dianteira e 40% na traseira. Ainda entra na conta uma barra estabilizadora dianteira 5% mais rígida e uma traseira 40% mais flexível.

Aston-Martin-V12-Vantage
(Divulgação/Aston Martin)
Continua após a publicidade

Freios carbono-cerâmicos, 23 kg mais leves, também foram escalados para a missão de domar esse esportivo. A preocupação com peso é tanta que o V12 Vantage tem bateria de 12V mais compacta e sistema de escape aliviado em 7,2 kg. Mesmo assim, registra 1.795 kg na balança ou 110 kg a mais que o V8.

Aston-Martin-V12-Vantage
(Divulgação/Aston Martin)

Não é à toa que a vantagem (perdão pelo trocadilho) do motor maior seja tão pequena: leva o Aston Martin aos 100 km/h em 3,5 s contra os 3,6 s do V8. A velocidade máxima é de 322 km/h contra 314 km/h. Isso não o impediu de esgotar rapidamente: todos os 333 Aston Martin V12 Vantage que serão produzidos foram vendidos logo após o anúncio em dezembro passado. 

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.