Aston Martin DB11 ganha motor V8 Biturbo da AMG
É o mesmo coração do AMG GT S e sua estreia marca o início de parceria com a Mercedes
O Aston Martin DB11 foi apresentado há um ano com a intenção de marcar o início de uma nova era na fabricante. Agora, ele marca o início da parceria de motores com a Mercedes-AMG: o GT inglês ganhou opção de motor V8 4.0 Biturbo, o mesmo do AMG GT S.
Ok, não é exatamente o mesmo: quem fez a calibração final foram os engenheiros da Aston Martin. Por isso, a potência saltou dos 510 cv para 522 cv e 68,8 mkgf de torque. O câmbio é sempre automático de 8 velocidades.
Uma curiosidade: a arquitetura eletrônica do Aston Martin DB11 é da Mercedes, bem como sua alavanca de câmbio.
Com o novo motor, o esportivo acelera de zero a 100 km/h em quatro segundos e alcança velocidade máxima de 301 km/h. De acordo com a Aston Martin, ele pesa 1.760 kg – 10 kg a menos que a versão V12.
Para efeito de comparação, o motor V12 5.2 biturbo rende 608 cv e 71,4 mkgf de torque. Com o mesmo câmbio de oito marchas ele chega aos 100 km/h em 3,9 segundos. Contudo, a velocidade máxima é de 322 km/h.
Mudanças no visual são sutis. Em vez de ter acabamento cromado, a grade é preta. O arco que envolve colunas e teto têm a mesma cor da carroceria e as saídas de escape têm pintura escura. O carro das fotos tem interior azul, mas há outras opções para que os endinheirados compradores possam escolher.
Diz a Aston Martin que a nova opção mecânica do DB11 é focada em mercados onde os impostos são estabelecidos de acordo com o tamanho do motor, como a China. Também seria um argumento válido para o Brasil se a marca ainda tivesse um representante oficial por aqui.
As vendas do Aston Martin DB11 V8 começam no último trimestre deste ano, com preços que começam em 144.900 libras (R$ 615 mil) no Reino Unido.