Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

As marcas de luxo que abandonaram o Brasil

Aston Martin, Bugatti, Lotus, Pagani e Koenigsegg engrossam o grupo das marcas de luxo fora do país

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 Maio 2017, 11h22
Aston Martin DBS modelo 2010, testado pela revista Quatro Rodas nas ruas de São
Aston Martin acaba de perder o representante oficial no país (Marco de Bari/Quatro Rodas)

O mercado de superesportivos sofreu uma importante baixa em março. Após quase sete anos, o grupo SHC resolveu encerrar a importação de carros da Aston Martin para o mercado brasileiro.

Dos tempos em que chegou a vender 36 unidades (como em 2011, seu primeiro ano de importação) só ficaram boas lembranças: apenas dois exemplares do modelo Vantage foram emplacados em 2016, segundo dados da consultoria Jato Dynamics. Relembre abaixo outros casos de grandes marcas que deixaram nosso país.

Bugatti

As marcas de luxo que abandonaram o Brasil
Veyron no Brasil: oferecido por R$ 7,7 milhões (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Depois de ser uma das estrelas do Salão do Automóvel de 1994, a Bugatti só voltou ao país em 2010 pelas mãos da British Cars do Brasil, que também representava a Bentley por aqui. Apostando no potencial do mercado nacional, a empresa trouxe até um Veyron avaliado em R$ 7,7 milhões para ser exposto no Salão de 2010, de onde partiu para um showroom à espera de um comprador – algo que nunca aconteceu.

Continua após a publicidade

Sem clientes, a Bugatti abandonou o mercado no começo deste ano. A Bentley, porém, continua aceitando encomendas, por meio do grupo Caraigá.

 

Alfa Romeo

Alfa 2300: produção local
Alfa 2300: produção local (Quatro Rodas/Quatro Rodas)

Poucas marcas são lembradas com tanto saudosismo quanto a Alfa Romeo. Ela esteve aqui em duas ocasiões: como fabricante, entre 1974 e 1986, e importada pela Fiat, de 1991 a 2006. Apesar das críticas de falta de confiabilidade dos veículos e alto custo de manutenção, a Alfa ainda tem uma legião fiel de fãs. A FCA já comentou que o cuore sportivo voltará a rodar nas nossas ruas, mas nunca diz quando isso de fato acontecerá.

Continua após a publicidade

 

Spyker, Lotus, Pagani e Koenigsegg

Spyker C8: raridade holandesa
Spyker C8: raridade holandesa (Quatro Rodas/Quatro Rodas)

Nascida em 2008, a Platinuss esteve em duas edições do Salão do Automóvel, trazendo raridades como o Pagani Zonda R, uma versão de competição que teve apenas dez unidades produzidas. Em quase três anos de vida, a empresa representou Lotus, Spyker, Pagani e Koenigsegg – chegou a encomendar um CCXR adaptado para rodar com etanol.

Houve até a promessa de um superesportivo nacional, o Rossin-Bertin Vorax, no qual QUATRO RODAS chegou a andar na fase de protótipo. O sonho durou até 2011, aparentemente pelas baixas vendas, e nenhuma das marcas voltou ao mercado brasileiro desde que a importadora fechou as portas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.