Após encolher em 2024, Audi terá novos Q3, A7 e híbridos plug-in neste ano
Depois de um 2024 decepcionante, a montadora alemã segue com seu projeto de revitalização da frota e promete vários lançamentos este ano

A vida da Audi em 2024 não foi fácil. A tradicional montadora alemã viu suas vendas caírem 21,3% somente em seu mercado interno. Além disso, colocando as vendas globais da marca nesta conta, vemos uma retração de 11,8%, com declínio de vendas em mercados importantes como a China e a América do Norte.
No total, a montadora emplacou 1.671.218 unidades em 2024. Já em 2023, a Audi acumulou 1.895.240 emplacamentos em todo o mundo. Mas o pior resultado foi na própria Alemanha, onde não conseguiu atingir a marca de 200.000 carros vendidos.
Se já não fosse ruim o suficiente, a aposta de eletrificação não tem dado tão certo quanto a empresa imaginava. Mesmo com o lançamento do novo Q6 e-Tron em 2024, a Audi viu as vendas do modelo retraírem em 8%. O melhor resultado entre os elétricos foi do “acessível” Q4 e-Tron.

Os números claramente não são bons e a montadora culpou as “condições econômicas desafiadoras, um mercado intensamente competitivo e disponibilidade limitada de peças”. Segundo a empresa, eles estão passando por um processo de atualização de linha e isso gerou um impacto gradual nas vendas.
Vendas da Audi 2024 | |||
2024 | 2023 | % Retração | |
Mundo | 1.671.218 | 1.895.240 | –11,8% |
Alemanha | 198.342 | 252.060 | –21,3% |
América do Norte | 240.771 | 276.735 | –13,0% |
China | 649.434 | 728.575 | –10,9% |
Europa (excluindo Alemanha) | 466.209 | 495.559 | –5,9% |
Mercados estrangeiros e emergentes | 116.462 | 142.311 | –18,2% |
“2024 foi parte de uma fase de transição à medida que avançamos em direção ao nosso novo portfólio de produtos. Com um roteiro claro de produtos e tecnologia, a Audi está sistematicamente rejuvenescendo seu portfólio de produtos com mais de 20 novos modelos em 2024 e 2025”, afirmou o CEO da Audi, Gernot Döllner.
Em 2024 vimos a introdução dos novos A5 e Q5, assim como dos elétricos A6 e Q6 e-Tron. Já neste ano teremos o lançamento dos novos Q3 e A7, além de vários novos modelos híbridos plug-in, segundo a própria Audi.

Os Audis Q3 e A7 já foram flagrados em testes pela Europa. O primeiro foi visto em setembro praticamente sem disfarces, ostentando design mais agressivo, com faróis mais finos e uma grade ainda maior com desenho inédito.
O perfil parece mais achatado e comprido. Para completar, as rodas também são novas, assim como as lanternas traseiras. As mudanças serão mais superficiais no caso do SUV.

O sedã A7 passará por uma mudança mais radical, já que ele tramita para se tornar o sucessor do A6. Como parte dessa mudança, a carroceria Sportback será substituída por um sedã elegante e tradicional. Também haverá versões Station Wagon e a aventureira Allroad.