Depois de muita especulação e vários questionamentos sobre o recorde de velocidade do SSC Tuatara, a fabricante finalmente admitiu que o superesportivo ficou longe dos 532 km/h (com média de 509 km/h em duas acelerações) que foram anunciados da primeira vez. Na verdade, o supercarro nem sequer chegou aos 483 km/h.
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Após algumas tentativas malsucedidas de provar a suposta velocidade máxima recorde, a Shelby Supercar afirmou que o modelo não atingiu as marcas divulgadas inicialmente. O anúncio foi feito por meio de uma publicação em uma rede social.
Nela, a empresa confirmou que o superesportivo não atingiu a velocidade de 532 km/h, que supostamente era sua meta. Além disso, ele não bateu nem mesmo a meta de 483 km/h. Por último, a Shelby Supercar deixou claro que quer quebrar o recorde de maneira oficial para acabar com as dúvidas.
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Ainda de acordo com a empresa, o modelo, que tem motor V8 biturbo 5.9 e capaz de gerar 1.750 cv quando abastecido com E85 – gasolina com 85% de etanol – será usado em novas tentativas para atingir a marca.
Vale lembrar que, ainda em 2020, o SSC Tuatara foi considerado o carro de produção mais rápido do mundo após supostamente ter alcançado os 508,7 km/h com a média de duas passagens em aceleração total.
Os dados disponibilizados pela empresa foram questionados e até a Dewetron, empresa austríaca que a SSC afirmou que havia validado o teste, veio a público para retificar a informação e esclarecer que não havia aprovado ou validado qualquer corrida. Para eles, os dados fornecidos pela Shelby Supercar eram “inconsistentes”.
Depois desse episódio, a empresa levou o modelo ao estado da Flórida para realizar uma nova mediação. Nesta tentativa, ele sofreu problemas no motor e chegou a superaquecer, o que o limitou “apenas” a marca de 404 km/h.
A terceira tentativa, de acordo com a empresa, teria sido bem sucedida. Tanto o desempenho do carro como as medições funcionaram e o Tuatara atingiu a média de 453 km/h em duas acelerações. Essa marca deu ao modelo o título de carro de produção mais rápido do mundo, posto ocupado anteriormente pelo Koenigsegg Agera RS.
O modelo ainda estava longe dos 532 km/h que a empresa afirma ter registrado no primeiro teste, o que a SSC concluiu que havia sido um equívoco. Fato é que o modelo se tornou o carro de produção mais rápido do mundo e ainda busca ultrapassar a casa dos 483 km/h, apesar das polêmicas.
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