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Agora é oficial: Nissan GT-R sai de linha após 18 anos em produção

O superesportivo passou por atualizações visuais e mecânicas ao longo do tempo, com direito a uma versão (ainda) mais insana, a Nismo

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
1 mar 2025, 08h50
Nissan GT-R
Nissan GT-R (Divulgação/Nissan)
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É o fim de uma era. O Nissan GT-R saiu de linha após 18 anos em produção e, mais recentemente, inúmeras séries especiais de despedida. O fim foi confirmado pela própria marca em seu site oficial do Japão, que impede a realização de novos pedidos para o superesportivo. Uma próxima geração é esperada para 2028, mas exclusivamente elétrica – e apenas se a situação financeira da Nissan permitir.

O Nissan GT-R R35, como é chamada a última geração do modelo, completa a maioridade neste ano – ele é produzido desde 2007, quando foi a estrela do Salão do Automóvel de Tóquio. Porém, quem entra na página do modelo no site marca em sua terra natal, depara-se com o aviso: “Fim das novas encomendas do GT-R”.

Nissan GT-R
Nissan GT-R (Divulgação/Nissan)

“Recebemos muitos pedidos do Nissan GT-R e agora paramos de aceitar para a quantidade que planejamos produzir. Gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão aos nossos muitos clientes pelo apoio ao longo dos anos, desde nosso lançamento em 2007″, segue dizendo o comunicado.

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Ou seja, alguns poucos sortudos, que já fizeram suas encomendas previamente, ainda terão um GT-R de última geração zero quilômetro na garagem, mas será a última leva e não se sabe até quando as unidades serão entregues. Em diversos mercados o “Godzilla” já havia sido descontinuado, como na Europa, Austrália, Nova Zelândia e outros, por não atender a regras locais (sejam elas de segurança, emissões ou ruídos).

Nissan GT-R
Nissan GT-R (Divulgação/Nissan)

Durante seus 18 anos, o GT-R passou por diversas atualizações e reestilizações (a última foi em 2023), mantendo-se atualizado sem perder a essência do desenho original. Os faróis espichados em direção aos musculosos para-lamas e os dois pares de lanternas redondas, por exemplo, receberem mudanças apenas internas.

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O mesmo vale para o motor, que recebem modernizações ao longo dos anos, mas permaneceu o mesmo V6 3.8 biturbo. Quando foi lançado, o GT-R R35 tinha 480 cv, potência que subiu para 573 cv em 2023. Na ocasião, ele também ganhou a versão Nismo de alto desempenho (como se precisasse), com 608 cv.

Nissan GT-R
Nissan GT-R (Divulgação/Nissan)
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No Brasil, de acordo com dados da Frota Nacional de veículos circulantes, há 81 unidades do modelo – uma dela é de ano 2024, da versão T-Spec, uma das duas últimas configurações produzidas pela Nissan. Por alguns anos, a Nissan chegou a oferecer o modelo oficialmente no Brasil.

Ele poderá voltar, mas não como antes

Nissan Hyper Force Concept
Nissan Hyper Force Concept (Divulgação/Nissan)

A Nissan não esconde os planos de ter uma nova geração do GT-R, possivelmente adiantada pelo conceito Hyper Force Concept, de 2023. Porém, caso ela se confirme, o GT-R R36 poderá ser elétrico – ou, no máximo, híbrido. Rumores apontam que o superesportivo terá baterias de estado sólido mas, para isso, não é possível esperar que ele chegue antes de 2028.

Vale apontar, porém, para a atual situação financeira da Nissan, que pode cancelar todos os planos para o novo supercarro. A empresa esteve perto de fazer uma fusão com a Honda, mas as partes desistiram após impasses burocráticos de liderança. Sem ajudas, a marca já anunciou o fechamento de fábricas, o encerramento de turnos e poderá engavetar projetos mais custosos.

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