Clique e assine por apenas 8,90/mês

Acelere em nome da lei

Conheça os principais carros policias e oficiais de diversos países

Por Rodrigo Furlan - Atualizado em 9 nov 2016, 14h39 - Publicado em 26 ago 2015, 19h52
geral

Combater os criminosos é uma missão nobre e arriscada. Por isso, nada mais adequado do que os policiais contarem com o material necessário para o exercício de suas funções. Isso inclui a disponibilidade de carros oficiais de boa qualidade, capazes de fazer desde rondas simples até perseguições de cinema.

Abaixo, listamos os modelos encontrados com maior frequência nas frotas de alguns países. Como você poderá notar, os governos da cada um deles dão preferência a veículos de montadoras locais, mas também é possível encontrar algumas excentricidades.

 

Estados Unidos

dodge-charger-pursuit.jpeg

As três grandes montadoras do país dão as cartas nos carros policiais. Com carroceria sedã, são utilizados o Dodge Charger e o Ford Police Interceptor – este, baseado no Taurus. Também é frequente a utilização de utilitários esportivos, com destaque para Chevrolet Suburban, Chevrolet Tahoe e Ford Interceptor Utility, que tem como base o Explorer.

Continua após a publicidade

 

Reino Unido

vauxhall-astra-police.jpeg

Os veículos são escolhidos de acordo com o tipo de função. Para patrulha simples, modelos como Ford Fiesta e Vauxhall Astra são os mais comuns. Conforme a demanda se torna mais crítica, e demanda maior capacidade, surgem opções como Ford Mondeo, Volvo XC70, Skoda Octavia, Mitsubishi Shogun (Pajero), Vauxhall Insignia, BMW 530d e Audi S3.

 

Alemanha

Continua após a publicidade

audi-r8-police.jpeg

Poucos países têm tantas opções de carro de polícia quanto a Alemanha. Tome nota: Audi A4 (e Avant), A6 (e Avant) e R8, BMW Série 3, Série 5 e X3, Ford Mondeo, Mercedes-Benz Classe C, Classe E, Classe G e Classe S, Opel Astra e Corsa, Volkswagen Beetle, Golf, Jetta, Passat (e Variant), Scirocco e Touran… entre outros! A predominância é de carros nacionais.

 

Itália

lotus-evora-s-police.jpeg

Há duas grandes corporações no país: a Polizia di Stato, que tem em sua frota modelos como Fiat Punto, Alfa Romeo 159, Subaru Forester, BMW Série 3, BMW Série 5, Volvo XC70 e Lamborghini Gallardo, e os Carabinieri, que dirigem Alfa Romeo 156, Alfa Romeo 159, Subaru Forester, Lancia Kappa, Land Rover Freelander, Land Rover Defender, Land Rover Discovery II e III, Lotus Evora S, Fiat Bravo, Fiat Stilo, Fiat Ducato, Fiat Grande Punto, Mitsubishi Pajero, Isuzu D-Max e Nissan Terrano II.

Continua após a publicidade

 

França

renault-megane-police.jpeg

Apesar de haver outros modelos, a base da polícia francesa é formada por carros das três montadoras mais conhecidas do país. Entre os carros mais vistos em ação, valem menção Citroën Berlingo, Peugeot 308, Renault Mégane, Renault Scénic e Renault Traffic. Modelos da Opel e da Ford também compõem a frota.

 

Japão

Continua após a publicidade

toyota-crown-police.jpeg

O mais representativo modelo japonês utilizado pela polícia local é o Toyota Crown, o equivalente interno do Lexus GS. Além dele, há modelos menos comuns na comparação com outros países, como Honda NSX, Subaru Impreza, Subaru Legacy, Mitsubishi Lancer, Nissan Skyline, Mazda RX-7 e Nissan Fairlady Z.

 

Austrália

ford-falcon-police.jpeg

Há um pouco de tudo. Claramente, alguns dos modelos favoritos do mercado local, como Ford Falcon, Holden Commodore e Toyota Corolla, fazem parte da lista de carros oficiais. Mas também há espaço para Toyota Camry, Chrysler 300C, Ford Ranger, Ford Territory, Holden Rodeo, Mercedes Vito, Subaru Impreza WRX, Toyota Aurion, Toyota Corolla, Toyota Land Cruiser e Volkswagen Golf.

Continua após a publicidade

 

Brasil

nissan-leaf-pm-rj.jpeg

A Polícia Federal do Brasil possui em sua frota modelos como Chevrolet Traiblazer, Renault Fluence, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier. No que diz respeito às polícias estaduais, tanto Civil quanto Militar, há todo tipo de carro, com ênfase em peruas como Fiat Weekend e Volkswagen SpaceFox, hatches compactos como Fiat Siena e Volkswagen Voyage e, em alguns casos, utilitários esportivos como Ford EcoSport e Renault Duster. Também há espaço para alguns modelos peculiares, como o Nissan Leaf no Rio de Janeiro.

Publicidade