AC Cobra GT Roadster modernizado tem V8 do Mustang e beira R$ 2 milhões
Dispensando a eletrificação, clássico roadster inglês mantém V8, mas recebe diversos equipamentos para ficar compatível com o século XXI
Com os motores elétricos ditando o ritmo do mercado automotivo atual, é cada vez mais comum vermos carros que fizeram sucesso no passado sendo eletrificados em uma tentativa de acompanhar os novos tempos. Indo na contramão dessa tendência, a montadora britânica AC Cars quer provar que é possível transformar um clássico em atual sem abrir mão da gasolina.
Para comemorar seus 60 anos, a AC vai dar ares modernos ao seu maior clássico, o AC Cobra. Ele mantém os traços marcantes que vêm da década de 1960, mas não abe mão do (não tão) velho motor V8. Isso porque o Cobra do século XXI trará o mesmo Coyote 5.0 da geração passada do Ford Mustang, mas ainda mais forte, com 663 cv 79,5 kgfm.
O câmbio padrão do novo AC Cobra GT Roadster é um automático de seis marchas, mas o câmbio automático de dez velocidades do Mustang atual também pode equipar o esportivo. Nos dois casos, a velocidade máxima declarada é de 278 km/h e o tempo de 0 a 100 km/h é de 3,4 segundos.
No design, tudo foi mantido de maneira fiel ao AC Cobra de 60 anos atrás. O mesmo vale para suas proporções: são 4,33 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,40 m de altura e 2,57 m de entre-eixos. O peso é de apenas 1.400 kg – já contando com o motorista – graças ao novo chassi, feito integralmente de alumínio e projetado pela Icona Design em parceria com a Cecomp.
O toque de modernidade está nos equipamentos. De cara, vemos que todas as luzes são de LED, com direito a aro iluminado nos faróis. Também foram instaladas rodas de liga leve de 21 polegadas e freios a disco com pinças de seis pistões na dianteira e quatro na traseira.
Infelizmente, o máximo que podemos ver do interior é uma imagem aérea. Mas é possível observar bancos de concha, volante esportivo e um painel com diversos mostradores circulares, que remetem aos clássicos analógicos, mas na verdade são telas digitais. Um jeito interessante de mesclar passado e futuro. Segundo a marca, muitos dos elementos internos são finalizados a mão e “nunca foram vistos no mundo automotivo”.
O AC Cobra terá oferta limitada, embora não tenha sido divulgado quantas unidades serão construídas. Os preços partem das 285.000 libras no Reino Unido, equivalente a R$ 1.780.140 na cotação atual. Por enquanto, as imagens são apenas renderizações, mas uma versão real está prevista ainda para o segundo trimestre, enquanto as primeiras entregas deverão ocorrer só em 2024.