Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

9 picapes emblemáticas feitas no Brasil

De vários tamanhos e estilos, elas são uma das nossas paixões nacionais

Por Vitor Matsubara | Fotos: acervo QR e divulgação
Atualizado em 20 jun 2018, 17h36 - Publicado em 29 jul 2015, 19h21
Pampa, City, Saveiro e Chevy: veículos que atenderam às novas exigências do mercado
Ford Pampa, Fiat 147 City, VW Saveiro e Chevrolet Chevy 500 (Jorge Meditsch/Quatro Rodas)

O Brasil é um país apaixonado por picapes. Esta relação íntima começou nos anos 60, quando Chevrolet e Ford dividiam as atenções vendendo modelos originalmente projetados para os Estados Unidos.

Uma nova era começou nos anos 80, quando a Fiat inaugurou o segmento de picapes leves – até hoje somos um dos poucos mercados consumidores deste tipo de utilitário.

Atualmente, as picapes são dirigidas tanto por produtores rurais quanto por motoristas que passam a maior parte do tempo na cidade e usam a caçamba apenas para o lazer.

Abaixo reunimos nove modelos que foram (ou ainda são) produzidos no Brasil.

FIAT 147 CITY

Fiat 147 Pick-Up (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Nossa primeira picape leve nasceu em 1979, poucos meses após ser apresentada no Salão do Automóvel do ano anterior.

Fiat 147 Pick-Up (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Baseada no 147, a 147 Pick-Up estreou com duas opções de motor (1050 e 1300) carregando 380 quilos além do motorista.

Continua após a publicidade
Fiat 147 Pick-Up (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Uma peculiaridade do modelo era a tampa traseira que se abria para a esquerda em vez de para baixo. A Pick-Up chegou a conviver com sua nova geração, rebatizada de 147 City, por dois anos. Saiu de linha em 1984.

FORD PAMPA

Ford Pampa S 4×2 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A marca norte-americana reagiu rápido ao sucesso da 147 Pick-Up. Em 1982, a Pampa derivava do Corcel II lançado em 1977.

Ford Pampa S 4×2 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A picape levava 600 quilos contando o peso do motorista e ganhou reforços na suspensão para suportar a carga.

Ford Pampa S 4×2 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Em 1984, seu grande destaque era a oferta de tração 4×4, até hoje um caso atípico em picapes leves. A Pampa sobreviveu até 1994.

VOLKSWAGEN SAVEIRO

Volkswagen Saveiro
Volkswagen Saveiro (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Batizada com o nome de uma embarcação muito popular no Nordeste, a Saveiro chegou em 1982 como terceira derivação do Gol, depois de Voyage e Parati.

Continua após a publicidade
Volkswagen Saveiro
Traseira com molas helicoidais: estabilidade elogiada (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Tinha motor refrigerado a ar e capacidade de carga de 570 quilos incluindo o motorista.No ano seguinte estreava o conhecido AP-1600 refrigerado a água.

Volkswagen Saveiro
Acabamento simplificado na versão básica (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Desde então, a Saveiro passou por duas reestilizações e outras duas gerações até chegar ao modelo que conhecemos hoje, apresentado em 2009.

CHEVROLET CHEVY 500

Chevrolet Chevy 500 DL 1.6/S (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A GM precisava de uma concorrente para conter o avanço de VW Saveiro, Ford Pampa e Fiat City. Assim, ela aproveitou a plataforma da Marajó para lançar a Chevy 500 em 1983.

Chevrolet Chevy 500 DL 1.6/S (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A picape tinha um motor 1.6 a álcool com 75 cv e tração traseira, que a deixava valente nos lamaçais, mas atrapalhava o espaço da caçamba.

Chevrolet Chevy 500 DL 1.6/S (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A Chevy 500 resistiu até 1995, quando foi substituída pela Corsa Pick-Up.

Continua após a publicidade

FIAT FIORINO

11082014_uno_07.jpg
Fiat Fiorino Pick-Up (Acervo/Quatro Rodas)

O pioneirismo da 147 Pick-Up fez da Fiat referência no segmento de picapes leves. De 1988 a 1992, a picape derivada do Uno foi vendida como Uno Pick-Up.

Posteriormente rebatizada de Fiorino Pick-Up, teve as versões Working (voltada para o trabalho pesado), LX e Trekking, estas duas últimas feitas com foco no lazer.

Bem-sucedida, só deixou de ser fabricada para dar lugar à Strada.

CHEVROLET S10

A S10 brasileira tinha faróis e grade diferentes dos da americana
Chevrolet S10 De Luxe 2.2 (François Calil/Quatro Rodas)

Além de ser um marco para a GM Brasil, a S10 inaugurou um segmento inédito no país.

Continua após a publicidade

A primeira picape média nacional estreou em 1995, um ano após seu reestilizada nos Estados Unidos, onde era classificada como picape pequena.

A cabine simples transportava até 750 kg de carga
Chevrolet S10 De Luxe 2.2 (François Calil/Quatro Rodas)

A S10 brasileira, no entanto, tinha linhas mais arredondadas que sua “irmã” norte-americana.

Duas reestilizações foram feitas nos anos 2000, deixando a S10 com visual cansado enquanto a concorrência lançava picapes mais modernas e bem-equipadas.

Painel era considerado completo para um utilitário
Chevrolet S10 De Luxe 2.2 (François Calil/Quatro Rodas)

Mas nem isso abalou o prestígio da veterana representante da Chevrolet, que não só sustentou a liderança como continua em primeiro lugar, especialmente com a chegada de uma S10 inteiramente nova em 2012.

FORD COURIER

Continua após a publicidade
Ford Courier 1.6 L (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Após quase três anos sem uma representante na categoria, a Ford lançou a Courier.

Baseada no Fiesta apresentado em 1996, a picape tinha uma caçamba generosa em tamanho e capacidade de carga – com até 700 quilos, ela era a recordista do segmento.

Ford Courier 1.6 L (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Inicialmente oferecida nas motorizações Endura 1.3 (60 cv) e 1.4 16V Zetec (89 cv), a Courier ganhou a nova frente do Fiesta em 2000.

Com ela vieram uma suspensão recalibrada e o motor Zetec Rocam 1.6 (95 cv).

Ford Courier 1.6 L (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Desde então a picape não sofreu nenhuma alteração significativa até sair de linha em 2013, deixando a Ford sem um produto para rivalizar com Strada e Saveiro.

FIAT STRADA

Fiat Strada 1.4 Fire (Divulgação/Quatro Rodas)

Nenhuma picape leve atual consegue fazer sombra à Strada. Derivada do Palio, ela foi lançada em 1996 nas versões Working, Trekking e LX e com motores 1.5 (76 cv), 1.6 8V (92 cv) e 1.6 16V (106 cv).

Em 2000 a picape conseguiu um feito histórico ao desbancar a VW Saveiro e assumir a liderança da categoria, onde permanece até hoje.

Fiat Strada 1.4 Fire (Divulgação/Quatro Rodas)

Embora conserve o mesmo projeto há 15 anos, a Fiat soube reinventar sua picape e trouxe inovações.

Fiat Strada 1.4 Fire (Divulgação/Fiat)

Desde então, carroceria de cabine estendida, o bloqueio do diferencial dianteiro e a inédita opção de cabine dupla, posteriormente incrementada com a oferta da terceira porta.

CHEVROLET MONTANA

Chevrolet Montana Arena 1.4 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Embora nunca tenha conseguido ameaçar a liderança da Strada, a Montana conquistou seu espaço na história das picapes leves.

Apresentada em 2003, ela agradou de cara pelas linhas esportivas inspiradas no Corsa vendido de 2003 a 2010.

Chevrolet Montana Arena 1.4 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A caçamba tinha uma traseira mais alta e linhas ousadas, incluindo um inédito degrau lateral para facilitar o acesso.

De tão criativa, a solução foi copiada pela Volkswagen na Saveiro lançada em 2009.

A segunda geração da Montana surgiu em 2010 inspirada no Agile, mas o design polêmico do hatch não foi tão bem aceito na picape.

Chevrolet Montana Arena 1.4 (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.