9 picapes emblemáticas feitas no Brasil
De vários tamanhos e estilos, elas são uma das nossas paixões nacionais
![Grandes Comparativos: Saveiro x Chevy x City x Pampa. Pampa, City, Saveiro e Chevy: veículos que atenderam às novas exigências do mercado](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/05/qr_05_05_58.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O Brasil é um país apaixonado por picapes. Esta relação íntima começou nos anos 60, quando Chevrolet e Ford dividiam as atenções vendendo modelos originalmente projetados para os Estados Unidos.
Uma nova era começou nos anos 80, quando a Fiat inaugurou o segmento de picapes leves – até hoje somos um dos poucos mercados consumidores deste tipo de utilitário.
Atualmente, as picapes são dirigidas tanto por produtores rurais quanto por motoristas que passam a maior parte do tempo na cidade e usam a caçamba apenas para o lazer.
Abaixo reunimos nove modelos que foram (ou ainda são) produzidos no Brasil.
![Grandes Carros: Fiat 147 Pick-Up](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/06/147-pick-up-modelo-1980-da-fiat-do-mecc3a2nico-paulista-marco-antc3b4nio-parma-test-e1529420672823.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Nossa primeira picape leve nasceu em 1979, poucos meses após ser apresentada no Salão do Automóvel do ano anterior.
![Grandes Carros: Fiat 147 Pick-Up](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/06/147-pick-up-modelo-1980-da-fiat-do-mecc3a2nico-paulista-marco-antc3b4nio-parma-test_1-e1529420705985.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Baseada no 147, a 147 Pick-Up estreou com duas opções de motor (1050 e 1300) carregando 380 quilos além do motorista.
![Grandes Carros: Fiat 147 Pick-Up](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/06/interior-do-147-pick-up-modelo-1980-da-fiat-do-mecc3a2nico-paulista-marco-antc3b4nio.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Uma peculiaridade do modelo era a tampa traseira que se abria para a esquerda em vez de para baixo. A Pick-Up chegou a conviver com sua nova geração, rebatizada de 147 City, por dois anos. Saiu de linha em 1984.
FORD PAMPA
![Grandes Brasileiros: Ford Pampa](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/06/pampa-s-4x2-picape-modelo-1993-a-c3a1lcool-da-ford-testado-pela-revista-quatro-ro-e1529421823379.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A marca norte-americana reagiu rápido ao sucesso da 147 Pick-Up. Em 1982, a Pampa derivava do Corcel II lançado em 1977.
![Grandes Brasileiros: Ford Pampa](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/06/pampa-s-4x2-picape-modelo-1993-a-c3a1lcool-da-ford-testado-pela-revista-quatro-ro_1-e1529421904187.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A picape levava 600 quilos contando o peso do motorista e ganhou reforços na suspensão para suportar a carga.
![Grandes Brasileiros: Ford Pampa](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/06/interior-da-pampa-s-4x2-picape-modelo-1993-a-c3a1lcool-da-ford-testado-pela-revis.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Em 1984, seu grande destaque era a oferta de tração 4×4, até hoje um caso atípico em picapes leves. A Pampa sobreviveu até 1994.
VOLKSWAGEN SAVEIRO
![Volkswagen Saveiro Volkswagen Saveiro](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/10/qr-596-gb-saveiro-01-e1529422082289.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Batizada com o nome de uma embarcação muito popular no Nordeste, a Saveiro chegou em 1982 como terceira derivação do Gol, depois de Voyage e Parati.
![Volkswagen Saveiro Volkswagen Saveiro](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/10/qr-596-gb-saveiro-02-e1529422110568.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Tinha motor refrigerado a ar e capacidade de carga de 570 quilos incluindo o motorista.No ano seguinte estreava o conhecido AP-1600 refrigerado a água.
![Volkswagen Saveiro Volkswagen Saveiro](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/10/qr-596-gb-saveiro-03.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Desde então, a Saveiro passou por duas reestilizações e outras duas gerações até chegar ao modelo que conhecemos hoje, apresentado em 2009.
CHEVROLET CHEVY 500
![Chevy 500 DL 1.6_S, modelo 1992 da Chevrolet, testada pela revista Quatro Rodas._1](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/06/chevy-500-dl-1-6_s-modelo-1992-da-chevrolet-testada-pela-revista-quatro-rodas-_1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A GM precisava de uma concorrente para conter o avanço de VW Saveiro, Ford Pampa e Fiat City. Assim, ela aproveitou a plataforma da Marajó para lançar a Chevy 500 em 1983.
![Chevy 500 DL 1.6_S, modelo 1992 da Chevrolet, testada pela revista Quatro Rodas.](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/06/chevy-500-dl-1-6_s-modelo-1992-da-chevrolet-testada-pela-revista-quatro-rodas.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A picape tinha um motor 1.6 a álcool com 75 cv e tração traseira, que a deixava valente nos lamaçais, mas atrapalhava o espaço da caçamba.
![Interior da Chevy 500 DL 1.6_S, modelo 1992 da Chevrolet, testada pela revista Q](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/06/interior-da-chevy-500-dl-1-6_s-modelo-1992-da-chevrolet-testada-pela-revista-q.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A Chevy 500 resistiu até 1995, quando foi substituída pela Corsa Pick-Up.
FIAT FIORINO
![Fiat Fiorino Pick-Up 11082014_uno_07.jpg](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/11082014_uno_07-e1529526960470.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O pioneirismo da 147 Pick-Up fez da Fiat referência no segmento de picapes leves. De 1988 a 1992, a picape derivada do Uno foi vendida como Uno Pick-Up.
Posteriormente rebatizada de Fiorino Pick-Up, teve as versões Working (voltada para o trabalho pesado), LX e Trekking, estas duas últimas feitas com foco no lazer.
Bem-sucedida, só deixou de ser fabricada para dar lugar à Strada.
CHEVROLET S10
![Chevrolet S10 De Luxe 2.2 A S10 brasileira tinha faróis e grade diferentes dos da americana](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/08/s-10-de-luxe-2-2-modelo-1997-da-chevrolet-testado-pela-revista-quatro-rodas.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Além de ser um marco para a GM Brasil, a S10 inaugurou um segmento inédito no país.
A primeira picape média nacional estreou em 1995, um ano após seu reestilizada nos Estados Unidos, onde era classificada como picape pequena.
![Chevrolet S10 De Luxe 2.2 A cabine simples transportava até 750 kg de carga](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/08/s10-e1506634323979.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A S10 brasileira, no entanto, tinha linhas mais arredondadas que sua “irmã” norte-americana.
Duas reestilizações foram feitas nos anos 2000, deixando a S10 com visual cansado enquanto a concorrência lançava picapes mais modernas e bem-equipadas.
![Chevrolet S10 De Luxe 2.2 Painel era considerado completo para um utilitário](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/08/interior-da-s-10-de-luxe-2-2-modelo-1997-da-chevrolet-testado-pela-revista-qua.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mas nem isso abalou o prestígio da veterana representante da Chevrolet, que não só sustentou a liderança como continua em primeiro lugar, especialmente com a chegada de uma S10 inteiramente nova em 2012.
FORD COURIER
![Ford Courier 1.6 L](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/06/courier-sai-e1529425084711.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Após quase três anos sem uma representante na categoria, a Ford lançou a Courier.
Baseada no Fiesta apresentado em 1996, a picape tinha uma caçamba generosa em tamanho e capacidade de carga – com até 700 quilos, ela era a recordista do segmento.
![Ford Courier 1.6 L](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/06/courier-l-picape-da-ford-testada-pela-revista-quatro-rodas-e1529425160534.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Inicialmente oferecida nas motorizações Endura 1.3 (60 cv) e 1.4 16V Zetec (89 cv), a Courier ganhou a nova frente do Fiesta em 2000.
Com ela vieram uma suspensão recalibrada e o motor Zetec Rocam 1.6 (95 cv).
![Ford Courier 1.6 L](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/06/painel-da-picape-courier-l-da-ford-e1529425137398.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Desde então a picape não sofreu nenhuma alteração significativa até sair de linha em 2013, deixando a Ford sem um produto para rivalizar com Strada e Saveiro.
FIAT STRADA
![Fiat Strada 1.4 Fire](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2015/07/strada-1-4-flex-modelo-2005-da-fiat-testado-pela-revista-quatro-rodas-_47764564-e1529525782862.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Nenhuma picape leve atual consegue fazer sombra à Strada. Derivada do Palio, ela foi lançada em 1996 nas versões Working, Trekking e LX e com motores 1.5 (76 cv), 1.6 8V (92 cv) e 1.6 16V (106 cv).
Em 2000 a picape conseguiu um feito histórico ao desbancar a VW Saveiro e assumir a liderança da categoria, onde permanece até hoje.
![Fiat Strada 1.4 Fire](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2015/07/strada-1-4-flex-modelo-2005-da-fiat-testado-pela-revista-quatro-rodas-_47764562-e1529525813101.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Embora conserve o mesmo projeto há 15 anos, a Fiat soube reinventar sua picape e trouxe inovações.
![Fiat Strada 1.4 Fire](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2015/07/painel-da-strada-fire-1-4-picape-da-fiat-testada-pela-revista-quatro-rodas-mo_39525228-e1529525861814.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Desde então, carroceria de cabine estendida, o bloqueio do diferencial dianteiro e a inédita opção de cabine dupla, posteriormente incrementada com a oferta da terceira porta.
CHEVROLET MONTANA
![Chevrolet Montana Arena 1.4](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2015/07/montana-arena-1-4-modelo-2010-da-chevrolet-testada-pela-revista-quatro-rodas-_42721843.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Embora nunca tenha conseguido ameaçar a liderança da Strada, a Montana conquistou seu espaço na história das picapes leves.
Apresentada em 2003, ela agradou de cara pelas linhas esportivas inspiradas no Corsa vendido de 2003 a 2010.
![Chevrolet Montana Arena 1.4](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2015/07/montana-arena-1-4-modelo-2010-da-chevrolet-testada-pela-revista-quatro-rodas-_42721829.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A caçamba tinha uma traseira mais alta e linhas ousadas, incluindo um inédito degrau lateral para facilitar o acesso.
De tão criativa, a solução foi copiada pela Volkswagen na Saveiro lançada em 2009.
A segunda geração da Montana surgiu em 2010 inspirada no Agile, mas o design polêmico do hatch não foi tão bem aceito na picape.
![Chevrolet Montana Arena 1.4](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2015/07/interior-da-montana-arena-1-4-modelo-2010-da-chevrolet-testada-pela-revista-qu_42721826.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)