SUV até R$ 100.000
HR-V EX 1.8, a Melhor Compra 2015, escolhida pela QUATRO RODAS, na categoria SUV até R$ 100.000.
1º HR-V EX 1.8 – R$ 80.400
O HR-V é campeão de público e crítica. De um lado, ele está com fila de espera (que a Honda tenta diminuir de todas as maneiras); de outro, foi campeão absoluto em nossos comparativos. Tudo isso torna o HR-V o campeão entre os SUVs até R$ 100 000. Mas é um caso atípico: é a Melhor Compra desde que você tenha paciência para esperar ou a sorte de encontrar algum a pronta entrega.
Com bom acabamento, o HR-V junta o melhor do Fit e do Civic e coloca tudo sob um mesmo pacote. Espaçoso e com interior modulável como o do Fit, do qual herda a plataforma, o HR-V usa o mesmo motor 1.8 do Civic de entrada e traz uma cabine com montagem e materiais com o mesmo nível de qualidade do sedã médio. São qualidades de respeito para qualquer automóvel.
Em termos de conteúdo, faz falta uma central multimídia, disponível só na EXL, a versão mais cara, vendida a R$88700. É coisa que o Duster de entrada já oferece, por R$ 20 000 a menos. De resto, o modelo tem ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos e até câmera de ré. Ainda que convencional, o sistema de som é bem razoável e traz leitor de MP3 e viva-voz de celular Bluetooth.
A cesta de revisões até 60 000 km é um pouco mais cara do que a do Eco, mas a rede Honda é mais bem avaliada em Os Eleitos, de QUATRO RODAS: nota 97,9, ante 92,8 da Ford.
Desvalorização | – |
Seguro | R$ 2.648 |
Rede | 191/97,9 |
Reparabilidade | – |
Equipamentos | AR, DIR, VID, RE, ESP, AUT |
Amortecedores dianteiros | R$ 634 |
Pastilhas de freio | R$ 282 |
Kit de embreagem | – |
Farol esquerdo | R$ 854 |
Para-choque dianteiro | R$ 858 |
Retrovisor esquerdo | R$ 581 |
10 000 km | R$ 270 |
20 000 km | R$ 480 |
30 000 km | R$ 450 |
40 000 km | R$ 1.550 |
50 000 km | R$ 450 |
60 000 km | R$ 1.200 |
2º Renegade Sport Diesel – R$ 99.900
Entre os atuais SUVs compactos, o Renegade é o mais competente em trilhas, tanto que é o único a contar com opção a diesel. Com esse motor, aliás, a versão Sport é a mais em conta (além de ser o SUV 4×4 diesel mais barato do país). Ainda assim, é quase R$ 20 000 mais caro do que o HR-V. Com bom espaço interno, ainda que decepcione no porta-malas (só 320 litros), o Renegade é o que apresenta a lista mais extensa de itens de série. Seu câmbio automático, de nove marchas, é o mesmo oferecido em alguns Land Rover.
O Jeep tem controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, sistema de som Uconnect, vidros, travas e retrovisores elétricos, ar-condicionado e direção com assistência elétrica.
Desvalorização | – |
Seguro | R$ 4.802 |
Rede | 129/- |
Reparabilidade | – |
Equipamentos | AR, DIR, VID, RE, AUT, ESP |
Amortecedores dianteiros | R$ 731 |
Pastilhas de freio | R$ 325 |
Kit de embreagem | – |
Farol esquerdo | R$ 627 |
Para-choque dianteiro | R$ 2.548 |
Retrovisor esquerdo | R$ 431 |
20 000 km | R$ 559 |
40 000 km | R$ 1.012 |
60 000 km | R$ 1.177 |
3º EcoSport SE 2.0 aut. – R$ 76.700
Sob critérios objetivos, o EcoSport poderia ter cravado o primeiro posto nesta categoria: é o modelo com o menor preço de compra, o que cobra menos na apólice de seguro, o único com índice de reparabilidade definido (Car Group de 42 pontos), o que tem a maior rede de concessionárias e o segundo em índice de desvalorização, custo de revisões programadas até os 60000 km e pacote de equipamentos de série. O problema é que Honda HR-V e Jeep Renegade subiram a régua desse segmento, e hoje o consumidor está mais atento para requintes e qualidade de construção (e disposto a pagar por eles). Some aí a iminência de uma mudança de visual no SUV da Ford que não deve passar do ano que vem.
Desvalorização | 11,1% |
Seguro | R$ 2.524 |
Rede | 558/92,8 |
Reparabilidade | 42 |
Equipamentos | AR, DIR, VID, AUT, ESP |
Amortecedores dianteiros | R$ 450 |
Pastilhas de freio | R$ 207 |
Kit de embreagem | – |
Farol esquerdo | R$ 443 |
Para-choque dianteiro | R$ 904 |
Retrovisor esquerdo | R$ 335 |
10 000 km | R$ 544 |
20 000 km | R$ 736 |
30 000 km | R$ 548 |
40 000 km | R$ 1.004 |
50 000 km | R$ 548 |
60 000 km | R$ 812 |