Melhor Compra Moto 2015 – On/Off-Road acima de 1000 cm³
1° YAMAHA XTZ 1200Z SUPER TÉNÉRÉ – R$ 56.990 O nome Ténéré é sinônimo de fora de estrada e o modelo atual pode ser considerado a joia de uma coroa conquistada através de muita terra e lama, e ao longo de muitos anos. A Super Ténéré que fez fama foi a bicilíndrica de 750 cm³ […]
1° YAMAHA XTZ 1200Z SUPER TÉNÉRÉ – R$ 56.990
O nome Ténéré é sinônimo de fora de estrada e o modelo atual pode ser considerado a joia de uma coroa conquistada através de muita terra e lama, e ao longo de muitos anos. A Super Ténéré que fez fama foi a bicilíndrica de 750 cm³ e 70 cv, de 1989, que disputou provas off-road como o rali Paris-Dakar. Era corpulenta, alta e pesada, mas um trator capaz de superar os obstáculos mais difíceis. Este modelo saiu de linha em 1996 e, depois de um longo hiato, o nome Ténéré voltou na forma desta nova 1200, em 2010. Chegou com um graúdo motor de dois cilindros e bemdispostos 112 cv e 11,9 kgfm, além de um visual bacana que trouxe de volta a clássica combinação azul e amarelo. A moto logo fez sucesso e, desde então, passou apenas por pequenos aprimoramentos. Com preços bem mais baixos que os da BMW (mesmo na versão mais completa DX, ela custa R$ 63 900), menor desvalorização, rede autorizada maior e valores de franquia e cesta de peças inferiores aos das concorrentes, não foi difícil para a Yamaha vencer esta categoria.
2° BMW R 1200 GS – R$ 69.900
Robusta, confiável e com um inquebrável motor de dois cilindros contrapostos com excelentes 125 cv e 13 kgfm, a BMW R 1200 GS é a moto preferida por quem vai dar umas voltinhas até o fim do mundo há muitos anos. Seria a melhor compra do segmento, não fossem os valores muito altos que a cercam: do preço inicial quase R$ 13 000 superior ao da Super Ténéré aos custos agregados – o seguro é apenas um pouco mais barato, mas a franquia é bem mais alta e a cesta de peças custa quase o dobro.
3° TRIUMPH TIGER EXPLORER – R$ 57.990
A Tiger Explorer é uma excelente moto, com um potente motor de 137 cv. Mas ficou em terceiro lugar principalmente devido aos atributos que pesam no bolso. Seu preço é competitivo, mas nada especial. O alto custo da cesta de peças equiparase ao do modelo da BMW, mas perde longe para o da Yamaha. O valor cotado para o seguro foi astronômico – quase o dobro do cobrado para as rivais. E, por fim, a rede de autorizadas é bem menor que as das rivais e a desvalorização é superior.