Mês dos Pais: Revista em casa a partir de 9,90

Melhor Compra 2025: os melhores SUVs novos até R$ 120.000

Selecionamos os carros que melhor se equilibram em conteúdo, preço e custos que você precisa considerar antes de ir às compras

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 ago 2025, 17h30
RENEGADE
 (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Bem vindo ao Melhor Compra 2025. Para nós, este é o final de um trabalho árduo de apuração que considerou todos os carros à venda no Brasil e os classificou dentro de 31 categorias após votações de nossa equipe, em que ponderamos resultados de testes, comparativos e os custos de compra, seguro, revisões e peças.

É nesse momento que surgem as surpresas, como o SUV híbrido com revisões mais caras que as de uma picape diesel, o farol de quase R$ 8.000 em carro nacional ou o compacto básico com revisões mais caras que sua versão completa, com mecânica mais sofisticada. Os serviços de revisão, aliás, encareceram no último ano. A VW abandonou as três primeiras revisões gratuitas e marcas como Honda e Fiat não têm mais preço fixo para serviços, e podem estar deixando um flanco em aberto para as rivais.

Uma outra realidade do contexto atual é que, embora o Melhor Compra considere os preços de tabela (que é o preço sugerido às concessionárias), eles nem sempre são praticados. Por isso destacamos quando há alguma oferta nacional e também casos de marcas da Stellantis, que têm preços mais baixos para vendas diretas à pessoa física, que acabam sendo os preços praticados também para os carros nos estoques das lojas.

Na reta final desta edição, o governo federal ainda lançou o programa Carro Sustentável, que isenta ou reduz o IPI de carros nacionais que respeitam exigências de conteúdo nacional, emissões e reciclabilidade. Isso afeta apenas os carros mais baratos feitos no Brasil, que ainda têm bônus oferecidos pelas próprias fabricantes.

Compartilhe essa matéria via:

Em meados de outubro ainda entrará em vigor o IPI Verde, que alterará a alíquota do IPI de todos os veículos vendidos no Brasil, que agora serão classificados de acordo com o combustível e a potência, mas também poderão ter  imposto abatido em função da reciclabilidade e das suas emissões, mas o impacto disso será mais pontual, podendo servir de incentivo aos híbridos nacionais.

Se você pretende trocar de carro em 2025 ou sempre é consultado pela sua família, este guia é para você.

Continua após a publicidade

Como ler este guia

PREÇO – O valor utilizado como referência é sempre o que consta na tabela oficial divulgada pelo fabricante ou importador válido em junho de 2025.

DESVALORIZAÇÃO – Calculada pela Mobiauto, a taxa indica quanto um modelo zero-km perdeu valor em até 12 meses de uso.

SEGURO – O perfil QUATRO RODAS é de homem casado, 35 anos, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, ambos em São Paulo. Os valores são para bônus zero e com franquia integral.

PEÇAS – Cesta com os itens mais utilizados na manutenção e comumente atingidos em pequenas colisões. Preços fornecidos pela Suiv (Sistema Unificado de Informações Veiculares).

REDE – Número de autorizadas da marca informado pela fábrica.

Continua após a publicidade

EQUIPAMENTOS – Itens de série, indicados pelas siglas ACC (controle de cruzeiro adaptativo), AB (airbag seguido pelo número), ADAS (frenagem de emergência, assistente ou alerta de faixa, alerta de ponto cego, no mínimo dois), AUT (câmbio automático), EST (auxílio de estacionamento, como sensor ou câmera de ré), ESP (controle de estabilidade), MUL (multimídia) e S&S (start-stop).

REVISÕES – Valor das inspeções no plano de manutenção pelo fabricante ou importador considerando todas as revisões necessárias até os 60.000 km. Algumas marcas não estabelecem revisões fixas ou vendem contratos de serviço.

SUVs até R$ 120.000

1º – Jeep Renegade Sport   R$ 118.990 

RENEGADE
(Divulgação/Quatro Rodas)

Esta versão do Jeep Renegade já foi premiada antes no Melhor Compra. É que a versão de entrada T270 teve seu nome mudado para Sport na linha 2026. O SUV continua muito bem equipado para sua faixa de preço, mas faz restrições para conter o preço.

Por exemplo, vem com motor 1.3 turbo de 176 cv, câmbio automático de seis marchas, faróis e lanternas full-led e seis airbags, mas para ter frenagem de emergência, central multimídia e rodas aro 17” é necessário pagar mais R$ 8.700. O preço final é R$ 127.690, mas a Jeep sempre dá algum desconto ou bônus. Vale a pena pelo desempenho que nenhum outro carro nesta faixa de preço entrega.

Continua após a publicidade
BOLSA DE VALORES CUSTO DE PEÇAS CUSTO DE REVISÕES
Desvalorização -0,8%
Seguro R$ 1.577
Rede 203
Equipamentos ESP, AB6, EST, AUT, S&S
Amortecedores dianteiros R$ 1.592
Pastilhas de freio R$ 596
Kit de embreagem –
Farol esquerdo R$ 4.102
Para-choque dianteiro R$ 3.693 Retrovisor esquerdo R$ 1.552
Total R$ 11.535
10.000 km R$ 837
20.000 km R$ 946
30.000 km R$ 805
40.000 km R$ 978
50.000 km R$ 1.545
60.000 km R$ 946
Total R$ 6.057

– Citroën Basalt Shine    R$ 122.100

Citroen Basalt
(Divulgação/Quatro Rodas)

Boa oportunidade para economizar, Basalt se passa por  SUV cupê, mas, para o comprador, tem a versatilidade é de sedã – o porta-malas tem 490 l. Não há fartura de equipamentos, mas existe quadro de instrumentos digital, central de 10” e o bom desempenho do motor 1.0 turbo de 130 cv – com revisões mais baratas que as do 1.0 de 75 cv.

BOLSA DE VALORES CUSTO DE PEÇAS CUSTO DE REVISÕES
Desvalorização -2,6%
Seguro R$ 1.414
Rede 182
Equipamentos ESP, MUL, AB4, EST, MUL, AUT, S&S
Amortecedores dianteiros R$ 1.753
Pastilhas de freio R$ 994
Kit de embreagem –
Farol esquerdo R$ 2.183
Para-choque dianteiro R$ 1.350
Retrovisor esquerdo R$ 795
Total R$ 7.075
10.000 km R$ 719
20.000 km R$ 719
30.000 km R$ 905
40.000 km R$ 719
50.000 km R$ 719
60.000 km R$ 1.633
Total R$ 5.414

3º – Nissan Kicks Play 1.6 Active Plus   R$ 117.990 

Nissan Kicks Play
(Divulgação/Quatro Rodas)

Este é o mais básico dos Nissan Kicks de primeira geração. Entre os equipamentos, ele se limita a seis airbags, central multimídia, vidros elétricos, ar-condicionado e direção elétrica. Não traz sensor de estacionamento e as rodas são de aço com calotas. Por outro lado, é um carro espaçoso, barato de se manter e ainda bem quisto no mercado.

BOLSA DE VALORES CUSTO DE PEÇAS CUSTO DE REVISÕES
Desvalorização -6,8%
Seguro R$ 1.336
Rede 180
Equipamentos ESP, MUL, AB6, MUL, AUT, S&S
Amortecedores dianteiros R$ 1.230
Pastilhas de freio R$ 650
Kit de embreagem –
Farol esquerdo R$ 5.133
Para-choque dianteiro R$ 1.823
Retrovisor esquerdo R$ 1.936
Total R$ 10.772
10.000 km R$ 669
20.000 km R$ 990
30.000 km R$ 669
40.000 km R$ 978
50.000 km R$ 657
60.000 km R$ 978
Total R$ 4.941

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 41% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 16,90/mês
Apenas 9,90/mês*
OFERTA MÊS DOS PAIS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 26,90/mês
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.