Melhor Compra 2025: os melhores SUVs novos até R$ 120.000
Selecionamos os carros que melhor se equilibram em conteúdo, preço e custos que você precisa considerar antes de ir às compras

Bem vindo ao Melhor Compra 2025. Para nós, este é o final de um trabalho árduo de apuração que considerou todos os carros à venda no Brasil e os classificou dentro de 31 categorias após votações de nossa equipe, em que ponderamos resultados de testes, comparativos e os custos de compra, seguro, revisões e peças.
É nesse momento que surgem as surpresas, como o SUV híbrido com revisões mais caras que as de uma picape diesel, o farol de quase R$ 8.000 em carro nacional ou o compacto básico com revisões mais caras que sua versão completa, com mecânica mais sofisticada. Os serviços de revisão, aliás, encareceram no último ano. A VW abandonou as três primeiras revisões gratuitas e marcas como Honda e Fiat não têm mais preço fixo para serviços, e podem estar deixando um flanco em aberto para as rivais.
Uma outra realidade do contexto atual é que, embora o Melhor Compra considere os preços de tabela (que é o preço sugerido às concessionárias), eles nem sempre são praticados. Por isso destacamos quando há alguma oferta nacional e também casos de marcas da Stellantis, que têm preços mais baixos para vendas diretas à pessoa física, que acabam sendo os preços praticados também para os carros nos estoques das lojas.
Na reta final desta edição, o governo federal ainda lançou o programa Carro Sustentável, que isenta ou reduz o IPI de carros nacionais que respeitam exigências de conteúdo nacional, emissões e reciclabilidade. Isso afeta apenas os carros mais baratos feitos no Brasil, que ainda têm bônus oferecidos pelas próprias fabricantes.
Em meados de outubro ainda entrará em vigor o IPI Verde, que alterará a alíquota do IPI de todos os veículos vendidos no Brasil, que agora serão classificados de acordo com o combustível e a potência, mas também poderão ter imposto abatido em função da reciclabilidade e das suas emissões, mas o impacto disso será mais pontual, podendo servir de incentivo aos híbridos nacionais.
Se você pretende trocar de carro em 2025 ou sempre é consultado pela sua família, este guia é para você.
Como ler este guia
PREÇO – O valor utilizado como referência é sempre o que consta na tabela oficial divulgada pelo fabricante ou importador válido em junho de 2025.
DESVALORIZAÇÃO – Calculada pela Mobiauto, a taxa indica quanto um modelo zero-km perdeu valor em até 12 meses de uso.
SEGURO – O perfil QUATRO RODAS é de homem casado, 35 anos, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, ambos em São Paulo. Os valores são para bônus zero e com franquia integral.
PEÇAS – Cesta com os itens mais utilizados na manutenção e comumente atingidos em pequenas colisões. Preços fornecidos pela Suiv (Sistema Unificado de Informações Veiculares).
REDE – Número de autorizadas da marca informado pela fábrica.
EQUIPAMENTOS – Itens de série, indicados pelas siglas ACC (controle de cruzeiro adaptativo), AB (airbag seguido pelo número), ADAS (frenagem de emergência, assistente ou alerta de faixa, alerta de ponto cego, no mínimo dois), AUT (câmbio automático), EST (auxílio de estacionamento, como sensor ou câmera de ré), ESP (controle de estabilidade), MUL (multimídia) e S&S (start-stop).
REVISÕES – Valor das inspeções no plano de manutenção pelo fabricante ou importador considerando todas as revisões necessárias até os 60.000 km. Algumas marcas não estabelecem revisões fixas ou vendem contratos de serviço.
SUVs até R$ 120.000
1º – Jeep Renegade Sport • R$ 118.990 •

Esta versão do Jeep Renegade já foi premiada antes no Melhor Compra. É que a versão de entrada T270 teve seu nome mudado para Sport na linha 2026. O SUV continua muito bem equipado para sua faixa de preço, mas faz restrições para conter o preço.
Por exemplo, vem com motor 1.3 turbo de 176 cv, câmbio automático de seis marchas, faróis e lanternas full-led e seis airbags, mas para ter frenagem de emergência, central multimídia e rodas aro 17” é necessário pagar mais R$ 8.700. O preço final é R$ 127.690, mas a Jeep sempre dá algum desconto ou bônus. Vale a pena pelo desempenho que nenhum outro carro nesta faixa de preço entrega.
BOLSA DE VALORES | CUSTO DE PEÇAS | CUSTO DE REVISÕES |
Desvalorização -0,8% Seguro R$ 1.577 Rede 203 Equipamentos ESP, AB6, EST, AUT, S&S |
Amortecedores dianteiros R$ 1.592 Pastilhas de freio R$ 596 Kit de embreagem – Farol esquerdo R$ 4.102 Para-choque dianteiro R$ 3.693 Retrovisor esquerdo R$ 1.552 Total R$ 11.535 |
10.000 km R$ 837 20.000 km R$ 946 30.000 km R$ 805 40.000 km R$ 978 50.000 km R$ 1.545 60.000 km R$ 946 Total R$ 6.057 |
2º – Citroën Basalt Shine • R$ 122.100

Boa oportunidade para economizar, Basalt se passa por SUV cupê, mas, para o comprador, tem a versatilidade é de sedã – o porta-malas tem 490 l. Não há fartura de equipamentos, mas existe quadro de instrumentos digital, central de 10” e o bom desempenho do motor 1.0 turbo de 130 cv – com revisões mais baratas que as do 1.0 de 75 cv.
BOLSA DE VALORES | CUSTO DE PEÇAS | CUSTO DE REVISÕES |
Desvalorização -2,6% Seguro R$ 1.414 Rede 182 Equipamentos ESP, MUL, AB4, EST, MUL, AUT, S&S |
Amortecedores dianteiros R$ 1.753 Pastilhas de freio R$ 994 Kit de embreagem – Farol esquerdo R$ 2.183 Para-choque dianteiro R$ 1.350 Retrovisor esquerdo R$ 795 Total R$ 7.075 |
10.000 km R$ 719 20.000 km R$ 719 30.000 km R$ 905 40.000 km R$ 719 50.000 km R$ 719 60.000 km R$ 1.633 Total R$ 5.414 |
3º – Nissan Kicks Play 1.6 Active Plus • R$ 117.990 •

Este é o mais básico dos Nissan Kicks de primeira geração. Entre os equipamentos, ele se limita a seis airbags, central multimídia, vidros elétricos, ar-condicionado e direção elétrica. Não traz sensor de estacionamento e as rodas são de aço com calotas. Por outro lado, é um carro espaçoso, barato de se manter e ainda bem quisto no mercado.
BOLSA DE VALORES | CUSTO DE PEÇAS | CUSTO DE REVISÕES |
Desvalorização -6,8% Seguro R$ 1.336 Rede 180 Equipamentos ESP, MUL, AB6, MUL, AUT, S&S |
Amortecedores dianteiros R$ 1.230 Pastilhas de freio R$ 650 Kit de embreagem – Farol esquerdo R$ 5.133 Para-choque dianteiro R$ 1.823 Retrovisor esquerdo R$ 1.936 Total R$ 10.772 |
10.000 km R$ 669 20.000 km R$ 990 30.000 km R$ 669 40.000 km R$ 978 50.000 km R$ 657 60.000 km R$ 978 Total R$ 4.941 |