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Melhor Compra 2025: os melhores carros novos até R$ 120.000

Selecionamos os carros que melhor se equilibram em conteúdo, preço e custos que você precisa considerar antes de ir às compras

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 ago 2025, 17h35
City Sedan-LX
 (Divulgação/Quatro Rodas)
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Bem vindo ao Melhor Compra 2025. Para nós, este é o final de um trabalho árduo de apuração que considerou todos os carros à venda no Brasil e os classificou dentro de 31 categorias após votações de nossa equipe, em que ponderamos resultados de testes, comparativos e os custos de compra, seguro, revisões e peças.

É nesse momento que surgem as surpresas, como o SUV híbrido com revisões mais caras que as de uma picape diesel, o farol de quase R$ 8.000 em carro nacional ou o compacto básico com revisões mais caras que sua versão completa, com mecânica mais sofisticada. Os serviços de revisão, aliás, encareceram no último ano. A VW abandonou as três primeiras revisões gratuitas e marcas como Honda e Fiat não têm mais preço fixo para serviços, e podem estar deixando um flanco em aberto para as rivais.

Uma outra realidade do contexto atual é que, embora o Melhor Compra considere os preços de tabela (que é o preço sugerido às concessionárias), eles nem sempre são praticados. Por isso destacamos quando há alguma oferta nacional e também casos de marcas da Stellantis, que têm preços mais baixos para vendas diretas à pessoa física, que acabam sendo os preços praticados também para os carros nos estoques das lojas.

Na reta final desta edição, o governo federal ainda lançou o programa Carro Sustentável, que isenta ou reduz o IPI de carros nacionais que respeitam exigências de conteúdo nacional, emissões e reciclabilidade. Isso afeta apenas os carros mais baratos feitos no Brasil, que ainda têm bônus oferecidos pelas próprias fabricantes.

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Em meados de outubro ainda entrará em vigor o IPI Verde, que alterará a alíquota do IPI de todos os veículos vendidos no Brasil, que agora serão classificados de acordo com o combustível e a potência, mas também poderão ter  imposto abatido em função da reciclabilidade e das suas emissões, mas o impacto disso será mais pontual, podendo servir de incentivo aos híbridos nacionais.

Se você pretende trocar de carro em 2025 ou sempre é consultado pela sua família, este guia é para você.

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Como ler este guia

PREÇO – O valor utilizado como referência é sempre o que consta na tabela oficial divulgada pelo fabricante ou importador válido em junho de 2025.

DESVALORIZAÇÃO – Calculada pela Mobiauto, a taxa indica quanto um modelo zero-km perdeu valor em até 12 meses de uso.

SEGURO – O perfil QUATRO RODAS é de homem casado, 35 anos, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, ambos em São Paulo. Os valores são para bônus zero e com franquia integral.

PEÇAS – Cesta com os itens mais utilizados na manutenção e comumente atingidos em pequenas colisões. Preços fornecidos pela Suiv (Sistema Unificado de Informações Veiculares).

REDE – Número de autorizadas da marca informado pela fábrica.

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EQUIPAMENTOS – Itens de série, indicados pelas siglas ACC (controle de cruzeiro adaptativo), AB (airbag seguido pelo número), ADAS (frenagem de emergência, assistente ou alerta de faixa, alerta de ponto cego, no mínimo dois), AUT (câmbio automático), EST (auxílio de estacionamento, como sensor ou câmera de ré), ESP (controle de estabilidade), MUL (multimídia) e S&S (start-stop).

REVISÕES – Valor das inspeções no plano de manutenção pelo fabricante ou importador considerando todas as revisões necessárias até os 60.000 km. Algumas marcas não estabelecem revisões fixas ou vendem contratos de serviço.

Carros até R$ 120.000

Honda City Sedan lx   R$ 117.500 

City Sedan-LX
(Divulgação/Quatro Rodas)

Sendo a versão de entrada do Honda City, não há assistentes autônomos, freio de estacionamento eletrônico ou saída de ar traseira (que fazem a versão EX custar R$ 16.000 mais caro). Mas tem central de 8”, câmera de ré, faróis automáticos, chave presencial e rodas de liga leve, ar manual e bancos de tecido.

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A vantagem do Honda City LX está mesmo no preço de compra e nos gastos gerais, enquanto tem o motor 1.5 flex com injeção direta (126 cv e 15,8 kgfm) e câmbio automático CVT, que o faz ser muito econômico. O espaço interno é muito bom e ainda sobram 519 l de capacidade no porta-malas. É um bom carro para a família.

Bolsa de valores Peças Revisões
Desvalorização -2,9%
Seguro R$ 1.453
Rede 215
Equipamentos ESP, AB6, MUL, ESC, AUT, S&S
Amortecedores dianteiros R$ 1.207
Pastilhas de freio R$ 698
Kit de embreagem –
Farol esquerdo R$ 2.888
Para-choque dianteiro R$ 985
Retrovisor esquerdo R$ 1.367
Total R$ 7.145
10.000 km R$ 420
20.000 km R$ 649
30.000 km R$ 756
40.000 km R$ 1.903
50.000 km R$ 756
60.000 km R$ 1.403
Total R$ 5.887

– Peugeot 208 Allure • R$ 113.990 •

208_ALLURE
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

É para quem faz questão de desempenho nesta categoria. Esta é a versão mais barata com o motor 1.0 turbo (130 cv e 20,4 kgfm) e câmbio CVT. É um pecado só ter quatro airbags, mas traz ar digital, câmera e sensores de ré, luzes diurnas de led, quadro de instrumentos digital e rodas de liga aro 16”. Suas peças, porém, são caras.

Bolsa de valores Peças Revisões
Desvalorização -3%
Seguro R$ 1.433
Rede 118
Equipamentos ESP, MUL, AB4, MUL, ESC, AUT
Amortecedores dianteiros R$ 1.681
Pastilhas de freio R$ 1.144
Kit de embreagem –
Farol esquerdo R$ 6.845
Para-choque dianteiro R$ 2.810
Retrovisor esquerdo R$ 780
Total R$ 13.260
10.000 km R$ 715
20.000 km R$ 715
30.000 km R$ 936
40.000 km R$ 715
50.000 km R$ 715
60.000 km R$ 1.664
Total R$ 5.460

– Honda City Hatchback LX   R$ 117.500 

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Honda City Hatch LX
(Divulgação/Quatro Rodas)

Tem quase todos os predicados da versão sedã, que custa o mesmo. A questão é que seu porta-malas leva só 268 litros (3l a mais que o 208), uma falta que o impede de ser visto como um sucessor do Fit e também limita suas vendas. Hoje os hatches têm detalhes que evocam um lado esportivo que não é tão compatível com seu desempenho.

Bolsa de valores Peças Revisões
Desvalorização -3,5%
Seguro R$ 1.437
Rede 215
Equipamentos ESP, AB6 MUL, ESC, AUT, S&S
Amortecedores dianteiros R$ 1.207
Pastilhas de freio R$ 699
Kit de embreagem –
Farol esquerdo R$ 3.033
Para-choque dianteiro R$ 985
Retrovisor esquerdo R$ 1.368
Total R$ 7.292
10.000 km R$ 420
20.000 km R$ 649
30.000 km R$ 756
40.000 km R$ 1.903
50.000 km R$ 756
60.000 km R$ 1.403
Total R$ 5.887

 

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