Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Melhor Compra 2019: carros esportivos e conversíveis novos

As indicações de QUATRO RODAS nas categorias: esportivos até 350 cv; até 500 cv; acima de 500 cv; conversíveis até R$ 350.000; acima de R$ 350.000

Por Redação
Atualizado em 20 ago 2019, 10h54 - Publicado em 7 ago 2019, 07h00
(Arte/Quatro Rodas)

Todos os anos, QUATRO RODAS seleciona as melhores compras de cada segmento para você levar para casa o carro ideal. É o Melhor Compra.

A seguir, os melhores esportivos do Brasil. Eles estão separados em categorias: até 350 cv, até 500 cv, acima de 500 cv, conversíveis até R$ 350.000 e conversíveis acima de R$ 350.000.

Consideramos custos de peças, seguro e revisões:

Esportivos até 350 cv

1 – Renault Sandero RS 2.0 – R$ 65.390

(Acervo/Quatro Rodas)

Entra ano e sai ano, e o Sandero RS confirma seu favoritismo. Esta é a terceira vez que ele fica no primeiro lugar na categoria. Pudera, nenhum outro oferece relação custo/benefício próxima à dele.

O RS custa menos e tem custos de propriedade menores que os dos rivais – com exceção da revisão, a cada 8.000 km.

Mas não é só por isso que ele vence a concorrência: o RS agrada pelo visual e o bom desempenho do motor 2.0. Em nossa pista, o esportivo fez de 0 a 100 km/h em 10 segundos.

Continua após a publicidade

Às vésperas do fechamento desta edição, a Renault liberou as fotos da linha 2020, mas não as informações relativas aos custos. Consideramos, então, os dados do 2019.

Bolsa de valores

  • Desvalorização- 11,71%
  • Seguro – R$ 1.542
  • Rede295/96,1
  • Reparabilidade – 20
  • Equipamentos –  AR, DIR, VID, ESP

Peças

  • Amortecedores dianteiros – R$ 700
  • Pastilhas de freio – R$ 186
  • Kit de embalagem – R$ 770
  • Farol esquerdo – R$ 750
  • Para-choque dianteiro – R$ 1.502
  • Retrovisor esquerdo – R$ 657
  • Total – R$ 4.565

Revisões

  • 8.000 kmR$ 550
  • 16.000 km R$ 550
  • 24.000 km R$ 550
  • 32.000 km R$ 708
  • 40.000 km R$ 568
  • 48.000 km R$ 568
  • 56.000 km R$ 658
  • 64.000 km R$ 2.207
  • Total R$ 6.359

2 – Peugeot 208 GT 1.6 T – R$ 83.790

(Acervo/Quatro Rodas)

O 208 GT tem a favor o visual elaborado, o acabamento de boa qualidade e a posição de dirigir alinhada com o painel. Mas seu principal trunfo é o 1.6 turbo de até 173 cv.

Em nosso teste, fez o 0 a 100 km/h em 8,2 s. Perde pontos na relação custo/benefício e fique atento, pois a marca propõe uma revisão “recomendada” no lugar da “básica”.

Bolsa de valores

  • Desvalorização 6,85%
  • Seguro – R$ 1.746
  • Rede – 95/-
  • Reparabilidade – 30
  • Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, ESP, MUL

Peças

  • Amortecedores dianteiros – R$ 890
  • Pastilhas de freio – R$ 418
  • Kit de embreagem – R$ 782
  • Farol esquerdo – R$ 4.229
  • Para-choque dianteiro – R$ 1.990
  • Retrovisor esquerdo – R$ 1.138
  • Total – R$ 9.447

Revisões

  • 10.000 kmR$ 532
  • 20.000 km – R$ 863
  • 30.000 kmR$ 532
  • 40.000 km – R$ 1.293
  • 50.000 km – R$ 532
  • 60.000 km – R$ 863
  • Total – R$ 4.615

3 – VW Golf GTI 2.0 TSI – R$ 151.530

Continua após a publicidade
(Acervo/Quatro Rodas)

Se o critério para eleger os indicados fosse comportamento dinâmico, o Golf GTI poderia ficar em melhor colocação.

No conjunto da obra (razão e emoção), porém, fica em terceiro porque, no mesmo pacote do ótimo tempo de 7,6 s no 0 a 100 km/h, vem acompanhado de elevadas despesas, do preço de compra aos custos de propriedade.

Bolsa de valores

  • Desvalorização 4%
  • Seguro – R$ 3.562
  • Rede – 500/-
  • Reparabilidade
  • Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL

Peças

  • Amortecedores dianteiros – R$ 513
  • Pastilhas de freio – R$ 640
  • Kit de embreagem – 
  • Farol esquerdo – R$ 8.050
  • Para-choque dianteiro – R$ 2.220
  • Retrovisor esquerdo – R$ 1.091
  • Total – R$ 12.514

Revisões

  • 10.000 kmR$ 53
  • 20.000 km   R$ 53
  • 30.000 km R$ 369
  • 40.000 km R$ 746
  • 50.000 km R$ 673
  • 60.000 km R$ 3.109
  • Total R$ 5.003

Esportivos até 500 cv

1 – Ford Mustang GT V8 5.0 – R$ 315.900

(Acervo/Quatro Rodas)

Com 466 cv, em nosso teste o Mustang acelerou de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Mas não é só nisso que ele é bom.

Ele tem suspensão independente nos dois eixos (com amortecedores adaptativos) e seletor de modo de condução (sete ao todo). É dono de ótima relação entre preço e potência.

Continua após a publicidade

2 – BMW M2 Competition – R$ 389.950

(Acervo/Quatro Rodas)

O M2 não é agressivo só no visual. Ele tem motor 3.0 turbo de seis cilindros de 370 cv, câmbio de sete marchas e faz o 0 a 100 km/h em 4,4 s. A tração é traseira e o motorista viaja em posição rebaixada, com as pernas rentes ao piso do carro. Não fosse R$ 70.000 mais caro que o Mustang, poderia ter sido o campeão.

3 – Audi RS 4 Avant – R$ 546.990

(Acervo/Quatro Rodas)

Peruas esportivas sempre povoaram os sonhos dos entusiastas, por isso o terceiro lugar da Audi RS 4, um míssil disfarçado de carro familiar, equipado com motor V6 2.9 turbo de 460 cv capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos.

Tem acabamento de luxo, painel digital e sistema de som B&O.

Continua após a publicidade

Esportivos acima de 500 cv

1 – Audi RS 6 Avant Performance – R$ 559.990

(Acervo/Quatro Rodas)

A fama das peruas de alta performance se deve, em boa parte, às Audi Avant RS. Eis aqui um exemplar que comprova a tese.

Com um 0 a 100 km/h em 3,6 segundos registrado em nossa pista, a RS 6 deixou muito esportivo compacto para trás. Mérito do V6 4.0 de 605 cv, câmbio de oito marchas e tração integral.

2 – BMW M5 Performance Pack – R$ 739.950

(Acervo/Quatro Rodas)

A letra M está para os fãs de BMW, assim como a sigla RS está para a Audi e AMG está para a Mercedes. O M5 é grande no porte e no desempenho.

Continua após a publicidade

Pudera: seu motor é um V8 4.4 turbo de 600 cv. Animalesco, o sedã dispara de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos, de acordo com a marca.

3 – Jaguar F-Type SVR Coupé – R$ 840.724

(Acervo/Quatro Rodas)

Lançado em 2014, o F-Type já não é propriamente uma novidade nas ruas. Mas, na versão SVR (Special Vehicle Racing), ele alia o charme perene de seu estilo inglês ao desempenho superior.

Equipado com motor V8 5.0 de 575 cv, segundo a fábrica, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos.

Conversíveis até R$ 350.000

1 – Mini Cooper S Cabrio – R$ 181.990

(Acervo/Quatro Rodas)

Além do prazer de dirigir típico de conversível, com maior contato com o ambiente externo e o som do motor, o Mini Cooper oferece a sensação de guiar próxima à de um kart.

Ele é equipado com motor 2.0 de 192 cv e fez de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, em nosso teste. Seu preço é o menor entre os rivais.

2 – BMW Z4 sDrive 30i M Sport – R$ 309.950

(Acervo/Quatro Rodas)

O Z4 ficou maior, mais espaçoso e confortável e ganhou visual alinhado ao da atual linguagem da marca. Traz painel digital, central multimídia interativa e conectividade que inclui serviços de concierge.

Tem motor 3.0 de 340 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos, de acordo com a BMW.

3 – Mercedes-Benz C 300 Cabriolet – R$ 313.900

(Acervo/Quatro Rodas)

O principal atrativo do C 300 é a oferta de quatro lugares – em vez de dois –, para o motorista compartilhar o prazer da viagem com mais pessoas.

Além disso, o carro agradou dinamicamente quando testado em nossa pista. Equipado com motor 2.0 de 245 cv, ele fez de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos.

Conversíveis acima de R$ 350.000

1 – Ferrari 488 Spider – R$ 3.660.000

(Acervo/Quatro Rodas)

Considerando que o céu é o limite para quem investe acima de R$ 350.000 em um carro para se divertir, resolvemos não economizar e indicar aquele com possibilidade de proporcionar a maior satisfação.

A Ferrari 488 tem um V8 de 670 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 3 segundos, conforme números da marca.

2 – Mercedes-AMG GT C Roadster – R$ 1.212.900

(Acervo/Quatro Rodas)

O GT C também é um superesportivo com preço nas alturas como o da 488 (que é três vezes mais cara).

Sua proposta, porém, é de conversível mais luxuoso e confortável e menos visceral do ponto de vista do comportamento. Ele tem motor V8 de 557 cv e vai de 0 a 100 km/h em 3,7 s de acordo com a Mercedes.

3 – Chevrolet Camaro Cabriolet – R$ 365.990

(Acervo/Quatro Rodas)

Diante dos rivais acima, o Camaro parece uma opção despretensiosa. Mas ter esse cupê na garagem é uma conquista e tanto.

Ainda que menos potente e refinado, o Camaro sabe divertir seu motorista. Com seu motor V8 6.2 que gera 461 cv, ele foi de 0 a 100 km/h em 5,5 s na nossa pista de testes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.