Melhor Compra 2019: carros esportivos e conversíveis novos
As indicações de QUATRO RODAS nas categorias: esportivos até 350 cv; até 500 cv; acima de 500 cv; conversíveis até R$ 350.000; acima de R$ 350.000
Todos os anos, QUATRO RODAS seleciona as melhores compras de cada segmento para você levar para casa o carro ideal. É o Melhor Compra.
A seguir, os melhores esportivos do Brasil. Eles estão separados em categorias: até 350 cv, até 500 cv, acima de 500 cv, conversíveis até R$ 350.000 e conversíveis acima de R$ 350.000.
Consideramos custos de peças, seguro e revisões:
Esportivos até 350 cv
1 – Renault Sandero RS 2.0 – R$ 65.390
Entra ano e sai ano, e o Sandero RS confirma seu favoritismo. Esta é a terceira vez que ele fica no primeiro lugar na categoria. Pudera, nenhum outro oferece relação custo/benefício próxima à dele.
O RS custa menos e tem custos de propriedade menores que os dos rivais – com exceção da revisão, a cada 8.000 km.
Mas não é só por isso que ele vence a concorrência: o RS agrada pelo visual e o bom desempenho do motor 2.0. Em nossa pista, o esportivo fez de 0 a 100 km/h em 10 segundos.
Às vésperas do fechamento desta edição, a Renault liberou as fotos da linha 2020, mas não as informações relativas aos custos. Consideramos, então, os dados do 2019.
Bolsa de valores
- Desvalorização- 11,71%
- Seguro – R$ 1.542
- Rede – 295/96,1
- Reparabilidade – 20
- Equipamentos – AR, DIR, VID, ESP
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 700
- Pastilhas de freio – R$ 186
- Kit de embalagem – R$ 770
- Farol esquerdo – R$ 750
- Para-choque dianteiro – R$ 1.502
- Retrovisor esquerdo – R$ 657
- Total – R$ 4.565
Revisões
- 8.000 km – R$ 550
- 16.000 km – R$ 550
- 24.000 km – R$ 550
- 32.000 km – R$ 708
- 40.000 km – R$ 568
- 48.000 km – R$ 568
- 56.000 km – R$ 658
- 64.000 km – R$ 2.207
- Total – R$ 6.359
2 – Peugeot 208 GT 1.6 T – R$ 83.790
O 208 GT tem a favor o visual elaborado, o acabamento de boa qualidade e a posição de dirigir alinhada com o painel. Mas seu principal trunfo é o 1.6 turbo de até 173 cv.
Em nosso teste, fez o 0 a 100 km/h em 8,2 s. Perde pontos na relação custo/benefício e fique atento, pois a marca propõe uma revisão “recomendada” no lugar da “básica”.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 6,85%
- Seguro – R$ 1.746
- Rede – 95/-
- Reparabilidade – 30
- Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 890
- Pastilhas de freio – R$ 418
- Kit de embreagem – R$ 782
- Farol esquerdo – R$ 4.229
- Para-choque dianteiro – R$ 1.990
- Retrovisor esquerdo – R$ 1.138
- Total – R$ 9.447
Revisões
- 10.000 km – R$ 532
- 20.000 km – R$ 863
- 30.000 km – R$ 532
- 40.000 km – R$ 1.293
- 50.000 km – R$ 532
- 60.000 km – R$ 863
- Total – R$ 4.615
3 – VW Golf GTI 2.0 TSI – R$ 151.530
Se o critério para eleger os indicados fosse comportamento dinâmico, o Golf GTI poderia ficar em melhor colocação.
No conjunto da obra (razão e emoção), porém, fica em terceiro porque, no mesmo pacote do ótimo tempo de 7,6 s no 0 a 100 km/h, vem acompanhado de elevadas despesas, do preço de compra aos custos de propriedade.
Bolsa de valores
- Desvalorização – 4%
- Seguro – R$ 3.562
- Rede – 500/-
- Reparabilidade –
- Equipamentos – AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros – R$ 513
- Pastilhas de freio – R$ 640
- Kit de embreagem –
- Farol esquerdo – R$ 8.050
- Para-choque dianteiro – R$ 2.220
- Retrovisor esquerdo – R$ 1.091
- Total – R$ 12.514
Revisões
- 10.000 km – R$ 53
- 20.000 km – R$ 53
- 30.000 km – R$ 369
- 40.000 km – R$ 746
- 50.000 km – R$ 673
- 60.000 km – R$ 3.109
- Total – R$ 5.003
Esportivos até 500 cv
1 – Ford Mustang GT V8 5.0 – R$ 315.900
Com 466 cv, em nosso teste o Mustang acelerou de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Mas não é só nisso que ele é bom.
Ele tem suspensão independente nos dois eixos (com amortecedores adaptativos) e seletor de modo de condução (sete ao todo). É dono de ótima relação entre preço e potência.
2 – BMW M2 Competition – R$ 389.950
O M2 não é agressivo só no visual. Ele tem motor 3.0 turbo de seis cilindros de 370 cv, câmbio de sete marchas e faz o 0 a 100 km/h em 4,4 s. A tração é traseira e o motorista viaja em posição rebaixada, com as pernas rentes ao piso do carro. Não fosse R$ 70.000 mais caro que o Mustang, poderia ter sido o campeão.
3 – Audi RS 4 Avant – R$ 546.990
Peruas esportivas sempre povoaram os sonhos dos entusiastas, por isso o terceiro lugar da Audi RS 4, um míssil disfarçado de carro familiar, equipado com motor V6 2.9 turbo de 460 cv capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos.
Tem acabamento de luxo, painel digital e sistema de som B&O.
Esportivos acima de 500 cv
1 – Audi RS 6 Avant Performance – R$ 559.990
A fama das peruas de alta performance se deve, em boa parte, às Audi Avant RS. Eis aqui um exemplar que comprova a tese.
Com um 0 a 100 km/h em 3,6 segundos registrado em nossa pista, a RS 6 deixou muito esportivo compacto para trás. Mérito do V6 4.0 de 605 cv, câmbio de oito marchas e tração integral.
2 – BMW M5 Performance Pack – R$ 739.950
A letra M está para os fãs de BMW, assim como a sigla RS está para a Audi e AMG está para a Mercedes. O M5 é grande no porte e no desempenho.
Pudera: seu motor é um V8 4.4 turbo de 600 cv. Animalesco, o sedã dispara de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos, de acordo com a marca.
3 – Jaguar F-Type SVR Coupé – R$ 840.724
Lançado em 2014, o F-Type já não é propriamente uma novidade nas ruas. Mas, na versão SVR (Special Vehicle Racing), ele alia o charme perene de seu estilo inglês ao desempenho superior.
Equipado com motor V8 5.0 de 575 cv, segundo a fábrica, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos.
Conversíveis até R$ 350.000
1 – Mini Cooper S Cabrio – R$ 181.990
Além do prazer de dirigir típico de conversível, com maior contato com o ambiente externo e o som do motor, o Mini Cooper oferece a sensação de guiar próxima à de um kart.
Ele é equipado com motor 2.0 de 192 cv e fez de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, em nosso teste. Seu preço é o menor entre os rivais.
2 – BMW Z4 sDrive 30i M Sport – R$ 309.950
O Z4 ficou maior, mais espaçoso e confortável e ganhou visual alinhado ao da atual linguagem da marca. Traz painel digital, central multimídia interativa e conectividade que inclui serviços de concierge.
Tem motor 3.0 de 340 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos, de acordo com a BMW.
3 – Mercedes-Benz C 300 Cabriolet – R$ 313.900
O principal atrativo do C 300 é a oferta de quatro lugares – em vez de dois –, para o motorista compartilhar o prazer da viagem com mais pessoas.
Além disso, o carro agradou dinamicamente quando testado em nossa pista. Equipado com motor 2.0 de 245 cv, ele fez de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos.
Conversíveis acima de R$ 350.000
1 – Ferrari 488 Spider – R$ 3.660.000
Considerando que o céu é o limite para quem investe acima de R$ 350.000 em um carro para se divertir, resolvemos não economizar e indicar aquele com possibilidade de proporcionar a maior satisfação.
A Ferrari 488 tem um V8 de 670 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 3 segundos, conforme números da marca.
2 – Mercedes-AMG GT C Roadster – R$ 1.212.900
O GT C também é um superesportivo com preço nas alturas como o da 488 (que é três vezes mais cara).
Sua proposta, porém, é de conversível mais luxuoso e confortável e menos visceral do ponto de vista do comportamento. Ele tem motor V8 de 557 cv e vai de 0 a 100 km/h em 3,7 s de acordo com a Mercedes.
3 – Chevrolet Camaro Cabriolet – R$ 365.990
Diante dos rivais acima, o Camaro parece uma opção despretensiosa. Mas ter esse cupê na garagem é uma conquista e tanto.
Ainda que menos potente e refinado, o Camaro sabe divertir seu motorista. Com seu motor V8 6.2 que gera 461 cv, ele foi de 0 a 100 km/h em 5,5 s na nossa pista de testes.